Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Como devo escovar os dentes do meu filho?

Como devo escovar os dentes do meu filho?

Como sabemos, a hora de escovar os dentes de uma criança pode ser uma tarefa um tanto quanto difícil.

Às vezes a criança está agitada, não quer escovar os dentes, ou você não acha uma posição confortável para enxergar todos os dentes e realizar tal tarefa.

Pensando nisso que decidi escrever este post, orientando como executar esta tarefa de acordo com cada etapa da criança.

Conheça abaixo algumas posições para escovar os dentes das crianças

Posição joelho a joelho:

É uma escovação indicada para bebês e onde a família fica reunida, pois os pais sentam-se de frente um para o outro, os joelhos encostados e a criança sentada entre os dois, limitando os movimentos indesejados e que possam machucar a criança. Os movimentos da escova devem ser sensíveis e circulares, envolvendo os dentes, gengiva e até a língua.

Dê muito carinho e faça brincadeiras com a criança, tornando a escovação um momento de agrado e diversão.

Alguns pais perguntam se existe perigo da criança engasgar, mas se você fizer a técnica adequada, sem pasta de dente, e não colocar a escova com força e nem no fundo da garganta, a escovação será um sucesso.

Posição de Starkey:

É uma posição indicada para crianças que já conseguem andar, mas não possuem coordenação para iniciar a escovação.

A criança fica em pé, na frente e de costas para a mãe e encosta a cabeça contra ela. Vamos imaginar que a mãe seja destra (escreve com a mão direita), ela usa a mão esquerda para segurar e estabilizar a mandíbula e com os dedos desta mão afasta os lábios e bochechas, com a mão direita empunha a escova e faz os movimentos circulares sobre os dentes, gengiva e língua. A mandíbula deve ficar num plano horizontal.

Frente a frente:

Nesta posição, a mãe fica de frente para o filho e realiza a escovação de maneira direta, ou seja, olhando diretamente para a criança.

Foto: Reprodução www.thehealthyhomeeconomist.com
Foto: Reprodução www.thehealthyhomeeconomist.com

Quando a criança começa a dar sinais de independência, vai querer tentar escovar os dentes sozinha, mas é claro que não vai escovar direito e por isso, os pais devem ensinar e o melhor jeito de fazer isso é mostrar escovando os seus próprios dentes, dando dicas de movimentos e o que deve ser escovado.

Quando chegar este momento, compre uma escova bem macia, colorida e de personagens para que a criança possa iniciar a escovação, mostre os movimentos, corrija se necessário, explique o porquê de tudo e lembre-se de pedir para cuspir ao final da escovação, o que vai criar o hábito de cuspir o excesso da pasta de dente quando ela começar a usar.

Ao término da escovação da criança, pegue uma outra escova (a mais adequada para a idade) e faça você a escovação dos dentinhos do seu filho.

Sempre incentive dizendo que ele está aprendendo direito, mostre a escova e diga que ela está limpinha só porque ele escovou direitinho os dentes.

 

Não existe uma posição certa, teste as posições e veja qual é mais fácil e confortável para você e seus filhos. Devemos nos adequar a cada situação.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Visão Do Bebê: Entenda os mistérios e cuidados

A visão do bebê é algo que desperta muitas dúvidas nos pais, principalmente para os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.