Quem nunca sonhou em organizar a sua própria festa? Seja a comemoração do seu aniversário ou, quem sabe, de um parente muito próximo ou do seu melhor amigo. Em qualquer situação já sabemos que a diversão é garantida: amigos em volta da mesa com opiniões diversas e risadas livres, a confirmação dos parentes na divisão e execução das tarefas durante um grande almoço de domingo. Tudo muito fácil, não é mesmo? Mas este foi somente o primeiro passo, pois a incumbência da organização, controle dos afazeres e fechamento da festa é sua… parece bobagem, mas quem já passou por isso reconhece a responsabilidade.
E quando se trata da festa infantil do seu filho?
Mil coisas passam pela sua cabeça, afinal, é um momento importante para você e para seu filho: a lista de convidados, o local do evento, os comes e bebes (contratar ou não) a música, a decoração… xiiiiii a decoração! E agora, qual será o tema: será sobre a animação que seu filho mais curte, sobre as cores que privilegiam a decoração do quarto do bebê, o time preferido do papai…? E não podemos deixar de citar sobre o tipo da comemoração: do primeiro ou terceiro chá de bebê, da celebração do primeiro ano, do segundo ano da sua princesinha ou do terceiro ano do seu super-herói; enfim, são tantos detalhes para se preocupar que a festa dos sonhos, no final das contas, pode se tornar em pesadelo.
De certa forma parece assustador, porém, como todo “meio” tem o seu fim e para todo meio e fim necessitam de um começo, o importante é começar com tranquilidade e traçar alguns objetivos para a realização da sua tão esperada festa:
Calma, muita calma:
Você mal começou a pensar sobre a festa e é capaz de ver parafusos soltos sobre a mesa. A palavra de ordem é relaxar! Não adianta pensar em várias coisas ao mesmo tempo e querer fazê-las da mesma maneira. Procure um lugar calmo, pode ser na sua sala, no jardim, no parque, etc., e liste todas as suas ideias (por mais simples que pareçam) ou, caso não tenha muita criatividade, peça ajuda a pessoas que estão na mesma empolgação que você: sua irmã (o), cunhada (o), mãe, pai, amigos. Anote o máximo de sugestões e depois separe as ideias mais próximas ao que você deseja. E o mais importante: a opinião do seu filho é a que conta!
Planejamento, eis a questão:
Planejar é um dos quesitos que requer muita atenção, pois exige disponibilidade de tempo, organização e comprometimento. É fato que organizar uma festa sozinha pode reduzir custos no orçamento, mas, em alguns casos, a falta de tempo e dedicação pode trazer futuras dores de cabeça acompanhadas do famoso chavão “o barato sai caro”. Nesta situação a sugestão é
contratar um consultor de eventos (conhecido também como assessor, organizador ou cerimonialista), que será responsável pelo planejamento do evento desde o início até o fim, dando todo o apoio necessário antes, durante e após a festa.
Orçar para economizar:
Controlar os gastos é a melhor maneira de organizar sua festa sem ter surpresas futuras. Anote todas as possíveis despesas, faça comparativos com outros fornecedores e, o mais importante, peça indicações de pessoas de sua confiança. Uma
sugestão é ter sempre um valor de reserva para alguma despesa extra que surja ao longo de sua organização (e acredite, ela surgirá).
O passo a passo:
Faça um cronograma, seguindo as premissas do evento.
- Lista dos convidados
- Data, localização da festa e horário.
- Tema da festa
- Decoração
- Convites
- Fornecedores e prestadores (buffet, decoradores, áudio & vídeo, recreadores, locações, fotógrafo, entre outros).
- Cardápio
- Lembrancinhas
- Entretenimento
- Som
- Vestimenta do aniversariante
- Papelaria, acessórios, artigos de decoração e utensílios domésticos (materiais indispensáveis no ambiente, dependendo do local escolhido).
- Programação da sua festa
- Check list
Na véspera é só alegria:
Se você concluiu o passo a passo não tenha dúvidas que ficará tranquilo na véspera, no máximo estará ansioso com o grande dia. Apenas por precaução cheque se está tudo em ordem com todos os envolvidos na organização, os horários de entrega, duração das montagens; assim, se houver algum imprevisto, terá tempo para encontrar a melhor solução.
Dica: Se você mora em apartamento faça uma lista de fornecedores e outra de convidados e entregue na portaria, deste modo os porteiros e seguranças terão total controle da entrada e saída destas pessoas e você não enfrentará uma corrida de obstáculos a cada chamado.
O grande dia:
Finalmente o grande dia! Acompanhe as montagens, os fornecedores e as pessoas que estão te ajudando na decoração da festa. Este controle dará total segurança para todos, principalmente a você. Termine o quanto antes para ter um tempo pra relaxar e se arrumar, pois você também será o centro das atenções, afinal, a festa é para o seu filho, mas os créditos da festa serão seus!
Importante: Tente seguir a programação da festa e não se esqueça de, no final, agradecer a cada convidado pela presença.
A festa acabou?
Depois de uma festa de sucesso, com muitos elogios e agradecimentos, agora é hora do fechamento: efetuar os últimos pagamentos, limpar o espaço (se não for um Buffet infantil) e enviar o email de agradecimento aos convidados. Tenha certeza que este “gostinho de quero mais”, trará satisfação a todos, principalmente pelas boas lembranças após a festa.
Sol,
Parabéns pela matéria: esclarecedora, dinâmica e cheia de dicas!!!! Adorei!!
Sol parabéns pelo post eu que organizo minhas próprias festas e se tivesse estas dicas antes com certeza evitaria muitos transtornos.
Parabéns!
Ótimas dicas! Já vi muitas festas que, embora fossem planejadas, tiveram vários contratempos pela falta de um profissional que cuidasse de tudo; por sorte o trabalho dos consultores de eventos está sendo cada vez mais reconhecido. Parabéns pelo post!
Muito bom! Apesar de não ter filhos (ainda), já estou aproveitando para tomar nota de todas as dicas! Parabéns pelo post!
Parabéns Sol pela matéria! Trabalhar na área de Eventos não é fácil, são muitos detalhes….rsrs mas é muito gratificante e prazeirosa! Adorei a matéria, várias dicas úteis!!’ Beijos
Parabéns Sol trabalhar na área de Eventos não é fácil, são muitos detalhes… Rsrs, mas é muito prazeirosa! Adorei a matéria, várias dicas úteis! Beijos
Parabens Sol pelo post. A melhor coisa que fiz na festa de 4 anos do Caio foi te contratar para me assessorar. Amei as sua idéias, suas negociações com os fornecedores e principalmente a ajuda na hora do evento pra que eu pudesse curtir a festa sem me preocupar. Bjs