Ideias para passar mais tempo com os seus filhos

Crianças precisam de tempo com os pais. Faz parte da genética e do comportamento humano. É através do contato com os pais que os filhos se desenvolvem psicologicamente e aprendem várias habilidades humanas como ter paciência ou se autorregular. Por isso, se você ainda precisa de motivos para passar mais tempo com seus filhos, saiba que é uma ótima maneira de melhorar o comportamento da criançada e diminuir o caos que às vezes se instala em casa.

Foto: George Vale
Foto: George Vale

Tempo de qualidade

O tempo de qualidade é um conceito simples, que não demanda muito esforço e tem ótimos resultados. Você não precisa passar uma hora fazendo atividades com seu filho, pois 10 minutos diários já são suficientes. E nem precisa ser perfeito também. Se você tem mais de um filho, reveze o tempo com cada um ou dedique mais dias à criança que estiver passando por uma fase difícil.

Os 10 minutos diários podem parecer pouco, mas é tempo suficiente para você começar. Sente e ouça tudo que seu filho tem para falar sobre o joguinho ou desenho favorito do momento. Serão 10 minutos completamente focados no seu filho e que ele vai curtir ao máximo.

É ótimo para você diminuir a distância entre o mundo da criança e o seu, depois daqueles dias exaustivos de trabalho. Passar um tempo de qualidade com o seu filho regularmente, vai fazer com que você conheça cada vez mais o que faz o seu pequeno se sentir amado e valorizado como um indivíduo.

Ainda não sabe como fazer ou encaixar esses 10 minutos na sua rotina? Aqui estão algumas ideias para você adaptar ao seu dia a dia:

Converse ativamente com a criança

Pode ser enquanto vocês estiverem fazendo alguma tarefa juntos, no caminho para a escola ou indo ao mercado. Para crianças pequenas ou na pré-escola, simplesmente recontar o dia ou um evento favorito já é divertido. Para crianças em idade escolar, pergunte sobre cenários imaginários, por exemplo, e descubra mais sobre o que seu filho gosta, não gosta e as reações dele para diferentes situações. Filhos mais velhos podem querer conversar sobre coisas que você não gosta ou desconhece. Peça a eles para te ensinarem algo que eles gostaram ou aprenderam recentemente.

Envolva seu filho nas tarefas de casa

Crianças que participam das tarefas de casa, aprendem a importância de fazer parte da família, de colaborar com o próprio esforço e fazer a diferença. Diga que você quer companhia enquanto cozinha. Você pode ganhar ajuda para algumas tarefas e um tempo precioso de conversa com o seu filho mais velho. Crianças pequenas normalmente querem ajudar e se contentam com tarefas simples e repetitivas como dobrar roupas ou guardar vasilhas. Seu filho em idade escolar pode aprender como arrumar o quarto dele, enquanto vocês falam sobre os planos para o fim de semana.

Atividades externas

Se sua casa não tiver um quintal, levar o seu filho para dar uma volta na praça é uma ótima opção. Para a criança pequena, simplesmente sair de casa já é entretenimento suficiente. Conversem sobre as coisas que ela vê ao redor, como por exemplo as plantas, os animais ou as nuvens. Coletem materiais para um artesanato ou brincadeira, se a criança for maiorzinha, ou leve o filho mais velho para passear e brincar com o cachorro.

Artesanato e trabalhos manuais

Nem todas as crianças gostam de artesanato ou trabalhinhos manuais, mas se forem pequenas vão se divertir aprendendo a fazer um avião de papel ou um barquinho. Para crianças maiores e que gostam das artes, é uma boa chance para os pais sentarem lado a lado e fazerem alguma atividade juntos. Como a atividade principal é um hobby, a conversa flui mais fácil e sem pressões.

Leitura

O filhote pequeno vai adorar sentar no seu colo enquanto vocês leem juntos um livro de figuras. Crianças maiorzinhas vão se divertir quando vocês se reunirem para relembrar as histórias favoritas ou ler um gibi juntos. E seu filho mais velho vai achar o máximo se você ler o mesmo livro que ele e depois compararem o que acharam dos capítulos mais interessantes.

 

Agora que você já viu essas ideias e sugestões, inspire-se e faça a sua lista. Escolha o que mais encaixa com o seu dia e dia e com os seus filhos. Pendure a listinha em um lugar visível, como a porta da geladeira, e lembre-se dela sempre que bater o cansaço ou a falta de inspiração. E tudo bem se você repetir as atividades ou não souber exatamente o que fazer. O mais importante é achar aquilo que faz você e seu filho realmente se conectarem, mesmo que sejam 10 minutos inteiros de abraços e muito carinho.

Guest Post produzido por Cleanipedia.

Sobre Autor Convidado

Artigo escrito por um autor convidado. Mais informações sobre o autor você encontra no final texto acima.

Veja também

Como o autoconhecimento dos pais pode interferir na vida dos filhos?

Considerado o mês das crianças, outubro é o período em que os pequenos são mais …

2 comentários

  1. Serviços de corte e dobra de chapas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *