Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Inseminação Artificial (IA) Passo a Passo

Inseminação Artificial (IA) Passo a Passo

Entre os tratamentos de reprodução humana, a Inseminação Artificial (IA), também conhecida como Inseminação Intrauterina (IIU), é um dos procedimentos mais populares. Se trata de um tratamento de fertilidade de baixa complexidade e mais acessível que a Fertilização in Vitro, recomendado para mulheres jovens, união homossexual de mulheres jovens e casos leves de infertilidade masculina.

O tratamento de Inseminação Artificial é realizado em vários passos que duram um pouco mais de um mês a partir da indicação da técnica pelo especialista em reprodução humana. Os passos são os seguintes:

Diagnóstico para tratamento de Inseminação Artificial

Durante a primeira consulta em uma clínica de reprodução humana, serão analisados exames anteriores (caso existam) e solicitados outros exames para avaliar o aparelho reprodutor, os níveis hormonais, o cariótipo e, dependendo dos pacientes, podem ser solicitados outros exames mais específicos. No retorno da consulta, depois de obter os resultados dos exames solicitados, será possível dar um diagnóstico para o tratamento ou ainda, dependendo dos resultados, solicitar novas provas. Quando se trata de um casal, tanto o homem quanto a mulher devem passar pela avaliação para obter uma conclusão sobre a fertilidade combinada dos dois.

Ao interpretar os resultados de exames, o especialista faz o diagnóstico e conclui que o tratamento de Inseminação Artificial é o mais indicado, significa que o fator de infertilidade é leve, porém não pode ser solucionado com métodos ainda mais simples como o coito programado, medicações ou dietas, por exemplo.

Passo a passo do tratamento de Inseminação Artificial

Inseminacao-artificial-IA

– Primeiro passo: Estimulação ovariana

A estimulação ovariana é o primeiro passo do tratamento de inseminação artificial e dura uma média de 10 a 12 dias. Essa fase é necessária para estimular o ovário a produzir o óvulo. O acompanhamento médico da estimulação ovariana é fundamental para evitar a produção de muitos óvulos que poderiam resultar em uma gravidez múltipla. Por isso, nunca tome remédios para estimular os ovários sem supervisão médica!

Durante o período de estimulação, são realizadas aproximadamente 3 ou 4 ultrassonografias e verificados os níveis de estradiol no sangue para comprovar a evolução dos folículos, que guardam os óvulos.

– Segundo passo, indução da ovulação

Quando é comprovado por ultrassonografia que os folículos atingiram um tamanho adequado, a paciente receberá uma injeção de hCG para induzir o amadurecimento do óvulo para então, dentro de 36 horas realizar a inseminação dos espermatozoides na cavidade uterina.

– Terceiro passo, preparação do sêmen

Duas horas antes da inseminação é realizada a coleta do sêmen e os espermatozoides são preparados no laboratório para aumentar seu potencial de fecundação.

– Quarto passo, Inseminação

Os espermatozoides que foram capacitados no laboratório são introduzidos no interior da cavidade uterina com a ajuda de um cateter.

Após este procedimento não é preciso internação e a paciente pode ir a casa após um período de descanso. Então, é só esperar que a fecundação aconteça naturalmente e que o óvulo fecundado percorra seu caminho ao útero e se implante no processo conhecido pelo nome de nidação.

– Quinto passo, betaespera

O período de espera do resultado de gravidez costuma ser de grande ansiedade, nessa fase é preciso aguentar o tempo necessário para a realização do teste de gravidez, pois caso contrário, o resultado do teste não será capaz de detectar a gestação.

Se você tiver alguma dúvida sobre a Inseminação Artificial, envie suas perguntas! Vou responder com todo prazer!

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

Progesterona, hormônio essencial para a gravidez

Entenda como a progesterona, hormônio essencial para a gravidez, age no corpo da mulher antes, durante a após a gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.