Home / Mamãe / Comportamento / Já confundi licença maternidade com férias

Já confundi licença maternidade com férias

Com o avanço da minha primeira gestação, comecei a vislumbrar como seria minha licença maternidade de 6 meses. Daria tempo de fazer ginástica, visitar as amigas, passear no shopping, fazer umas visitinhas ao salão de beleza para cuidar do visual. Também me imaginava lendo livros em uma espreguiçadeira na varanda enquanto meu bebê dormia tranquilamente em seu berço, enquanto o móbile tocava aquelas deliciosas cantigas de ninar.

Então o Lucas nasceu! As primeiras semanas foram de adaptação: amamentar em livre demanda, consultas com o pediatra, dormir picadinho e poucas horas, tomar banho só quando o marido chegasse do trabalho, esquecer a vaidade e manter o cabelo pra cima para não atrapalhar na hora de amamentar e as unhas curtas para não arranhar na hora do banho ou troca de fraldas. Por falar em fraldas, essa era outra tarefa constante, não só nas primeiras semanas, mas no primeiro ano!

Foto: Reprodução divorcedmoms com
Foto: Reprodução divorcedmoms com

Os meses foram passando e a tal adaptação nunca tinha uma fim. Era um tal de dorme um pouco, acorda para amamentar, troca fralda, dá banho, limpa roupa, lava o sofá porque o Lucas golfou e sujou tudo, compra mais fralda, corta a unha do pequeno porque está arranhando meu peito enquanto mama e só tomar banho depois que o marido chegar.

E quando finalmente conseguia organizar tudo para dar um passeio no shopping, me dava conta que até os seis meses não é aconselhável que o bebê fique em ambiente com muitas pessoas, especialmente fechado. Então esquece o shopping, até porque quando terminar de arrumar tudo e, claro, me arrumar também, já está na hora do trocar fralda, amamentar….

E os seis meses passaram voando, ao mesmo tempo que todas aquelas novidades em minha vida pareciam fazer parte da minha rotina há anos, uma loucura!

E eu não li nenhum livro, não passeei, não descansei, não visitei as amigas, fiquei com o visual completamente largado e aquelas longas férias de seis meses não tiveram nada de férias, foi um período dedicado para quem precisava de todo cuidado e atenção, um momento de criar vínculos, confiança e amor incondicional.

Já confundi licença maternidade com férias e eu estava completamente enganada. Licença maternidade é um período essencial para a nova mamãe e nunca deveria ser confundida com descanso. É época de dedicação extrema e intensa, e que vale cada noite mal dormida, cada banho de golfo e cada sorriso banguelo que faz tudo valer a pena.

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Posso me depilar durante a gravidez?

Sim, a mulher pode se depilar durante a gravidez, porém nem todos os métodos são seguros e vou falar de cada um deles para você não ficar com nenhuma dúvida.

2 comentários

  1. Iuliana Rodrigues

    Estou mais ou menos na fase de decidir a época de férias e licença maternidade. E com certeza vai me ajudar.
    Vou explicar isso quando algum engraçadinho vir com brincadeiras do tipo: “A vai ficar 6 meses coçando e ainda acha pouco.” Adorei!!!

    • Monica Romeiro
      Monica Romeiro

      As brincadeiras acontecem mesmo, neh? E geralmente de quem não tem filhos e que nem imaginam a dedicação total que temos com nossos pequenos.
      Eu emendei a licença com as férias (férias após licença) para ficar 1 mês a mais com meu pequeno e foi super gostoso e importante para nós dois. Tiramos os últimos 15 dias para adaptação na escolinha (eu deixa por 1 horinha, e depois fui aumentando, mas quando batia aqueeeela saudade eu pegava mais cedo).
      Beijos e muitas felicidades, saúde e realizações para você e seu bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.