Home / Mamãe / Comportamento / Mãe que trabalha em casa e as férias escolares

Mãe que trabalha em casa e as férias escolares

A relação entre mãe que trabalha em casa e as férias escolares não é das melhores, afinal utilizamos o período escolar para trabalhar no que exige maior concentração e para dar aquele gás nos afazeres que nem sempre conseguimos finalizar após as crianças retornarem da escola.

Foto: Reprodução www.nottinghampost.com
Foto: Reprodução www.nottinghampost.com

 

Tenho 3 anos de experiência em Home Office, tempo suficiente para descobrir que nós mães conseguimos dar conta de tudo sim, mas o desgaste é muito maior do que trabalhando fora. Precisamos triplicar a produtividade quando encontramos um pouco de sossego, ao mesmo tempo que nossos turnos viram no avesso, já que nem sempre conseguimos realizar tudo dentro do horário que estipulamos para trabalhar e as horas extras – esquece remuneração extra, só horas mesmo – são mais frequentes do que gostaríamos.

Durante o ano letivo nos deparamos com alguns episódios de gripe, viroses, entre outros problemas de saúde das crianças que bagunçam nossa programação de trabalho, mas nosso desejo por trabalhar em casa não é exatamente para poder estar perto dos filhos quando mais precisam? Então alguns dias de agenda atrapalhada acabam sendo extremamente satisfatórios.

Mas e quando se trata de férias escolares, como fazer? Bom nessa hora a brincadeira fica séria, e no meu caso ficou um pouco mais complicado porque meu braço direito também entrou em férias junto com as crianças. Minhas missões para esta segunda quinzena de dezembro e as primeiras semanas de janeiro são: cuidar das crianças, da casa, preparar refeições e lanches, levar para a natação 3 vezes por semana, fazer compras, passear com as crianças para não ficarem as férias todas trancadas em casa e cumprir toda minha agenda de trabalho.

Se eu consigo? Claro que sim, acredito que todos conseguem desde que tenham um pouco de força de vontade, organização, paciência e ambição.

Minha ideia para sobreviver às férias neste ano é montar uma lousa de recompensas para as crianças colaborarem com meu trabalho. Sempre que eu precisar de concentração e eles colaborarem sem me interromper ou brigar – um artifício muito eficaz para conseguirem minha atenção – eles ganham pontos e a cada meta que eu consiga cumprir nos meus projetos, iremos comemorar brincando em uma pracinha, tomando banho de esguicho ou com alguma outra brincadeira divertida.

Trabalhar com recompensas é uma alternativa saudável para as crianças, que aprendem disciplina e meritocracia ao mesmo tempo, além de conhecerem o sentimento da conquista; é muito mais gostoso conquistar um objetivo do que ganhá-lo de mão beijada.

Continuo achando a relação entre mãe que trabalha em casa e as férias escolares uma coisa muito complicada e desgastante, mas é o preço que pagamos para estarmos perto do que mais importa para nós: os nossos pequenos. Um preço alto e geralmente pouco valorizado por quem está a nossa volta, mas que vale cada sacrifício.

 


 

Este é meu último post do ano, aproveito para agradecer à você por todo carinho e apoio ao meu blog e ao Almanaque dos pais, por todas as lindas mensagens que recebemos diariamente e por estarem ao nosso lado nesses quase 3 anos de existência.

Um Feliz Natal e que 2016 seja um ano sensacional!

Beijo no coração!

Sobre Monica Romeiro

Monica Romeiro
Monica Romeiro é mamãe babona e apaixonada do Lucas - nascido em janeiro de 2011 - e da Larissa - nascida em julho de 2012 -, casada, publicitária por formação e empreendedora na Internet por paixão – paixão por criar, ler, escrever, pesquisar, colaborar, navegar, ajudar e compartilhar suas experiências. Escreve (sem papas na língua) sobre maternidade e dá dicas sobre empreendedorismo.

Veja também

Dor no pé da barriga na gravidez

A dor no pé da barriga na gravidez é causada principalmente pelo estiramento dos músculos da barriga, ligamentos mais relaxados, mudança postural e peso da barriga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.