Home / Colunistas / Dra. Silvana Chedid / Menopausa precoce

Menopausa precoce

O inicio da menopausa não tem uma idade certa, normalmente as mulheres começam a sentir mudanças em sua menstruação a partir dos 45 anos, no entanto o fim o período reprodutivo da mulher pode chegar antes, principalmente por influência de dois fatores:

– Fumar: pode antecipar em média 2 anos o início do climatério.

– Genética: a idade que a mãe e irmãs iniciam o processo de menopausa pode indicar a tendência de sua família.

Existe também a menopausa induzida artificialmente, algo muito comum em mulheres que se submetem a tratamentos contra o câncer, pois é provocada pela quimioterapia ou radioterapia.

Entre os primeiros sintomas da menopausa e o fim absoluto da menstruação existe um período chamado climatério. O climatério dura anos e marca a distância entre a vida reprodutiva feminina e o fim da ovulação.

menopausa precoce

É possível ser mãe durante a menopausa?

De forma espontânea não é possível ser mãe durante a menopausa porque a mulher já não possui mais óvulos. A alternativa para quem atingiu a menopausa de forma prematura e deseja engravidar é realizar um tratamento de reprodução humana com óvulos de doadoras. A fertilização in vitro(FIV)com doação de óvulos é considerada a forma mais eficaz para este tipo de caso.

É possível conseguir que uma mulher na menopausa com um endométrio receptivo seja capaz de levar a diante uma gravidez gerada a partir de embriões por meio da fertilização in vitro com óvulos doados, sempre que acompanhada de uma terapia hormonal adequada.

Saúde durante a menopausa

Com a menopausa chega uma nova etapa na vida da mulher onde é preciso cuidar-se ainda mais, mudar hábitos pouco saudáveis, ter uma alimentação baixa em gordura e rica em vegetais e cálcio, além de fazer exercícios.

Os exercícios são importantes não apenas para evitar a obesidade nesta fase onde a gordura se acumula com mais facilidade, mas também serão benéficos para o sistema cardiovascular, além de ajudar a fortalecer os ossos, pois a osteoporose em maior ou menor medida afeta todas as mulheres durante a menopausa por conta da queda na produção de estrógenos.

Como combater sintomas da menopausa?

SINTOMA O QUE FAZER
Sufocos: Sensações bruscas de calor na cara e pescoço que é acompanhado pelo envelhecimento da pele, e a continuação, suor frio. Não colocar muita roupa, utilizar roupa de algodão, substituir café por sucos naturais e não comer pimenta.
Vagina seca: A parede vaginal se torna mais fina, menos elástica e a lubrificação natural diminui. Nas relações sexuais, é preciso aumentar o tempo das estimulações prévias. Desta forma aumenta a lubrificação natural. Se mesmo assim as relações continuam dolorosas, recomenda-se utilizar lubrificantes vaginais.
Perdas de urina: Por causa da perda de elasticidade, eventualmente, fazer algum esforço (como espirrar ou tossir) provoca uma pequena perda de urina. Fazer exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica contraindo a musculatura, por exemplo, cortando o fluxo da urina por alguns segundos e depois relaxar. Este exercício deve ser feito várias vezes ao dia.

Sobre Dra. Silvana Chedid

Dra. Silvana Chedid
Dra. Silvana Chedid (CRM 57672) é especialista em Reprodução Humana pelo Center for Reproductive Medicine da Universidade de Bruxelas (Bélgica). Por 15 anos dirigiu o CEPERH (Centro de Endoscopia Pélvica e Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) e por 10 anos sua clínica própria, que foi incorporada ao grupo espanhol de medicina reprodutiva IVI em 2012. www.ivi.net.br

Veja também

Como está dividido o peso da gestante no final da gravidez

Saiba como está dividido o peso da gestante no final da gravidez: peso do bebê, útero, seios, sangue, gorduras, placenta, líquido amniótico....

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.