Home / Papai / Comportamento / Pais conectados e filhos expostos

Pais conectados e filhos expostos

Todos sabemos que é uma delícia registrar cada momento do desenvolvimento e descoberta das crianças, mas até que ponto é saudável compartilhar essas informações na Internet? Pais conectados em redes sociais podem acabar expondo seus filhos, mas ninguém sabe ao certo o quanto isso poderá prejudicar no futuro.

Sua intenção pode ser a melhor do mundo, como mostrar para aqueles parentes e amigos que moram longe o quanto seus filhos estão crescendo, exibir para pessoas queridas momentos inesquecíveis da sua família como a formatura na pré-escola ou mesmo porque gosta de registrar e compartilhar momentos especiais para você.

Mas você já parou para pensar nas consequências desse compartilhamento na vida de seu filho, especialmente no futuro? Talvez seu filho não goste de saber que há fotos dele pequeno espalhadas por milhares de computadores alheios, talvez sua filha tenha vergonha daquela fase em que só saía de casa com fantasia de princesa e sombra rosa nos olhos.

Por isso existem algumas regrinhas que podem lhe ajudar a selecionar melhor as imagens que deseja compartilhar. Podem não ser as melhores, mais engraçadinhas ou as que ganhariam mais curtidas e compartilhamentos, mas com certeza serão as que causarão menos problemas no futuro.

Mercado de trabalho da próxima geração

Já imaginou seu filho sendo entrevistado para seu primeiro emprego e, então, o entrevistador puxa sua “ficha-on-line” repleta de fotos, entre elas aquela dele tomando banho na banheira da vovó, ou então todo sujo de brigadeiro?

  • Antes de publicar uma foto de seus filhos, imagine se gostaria que seu entrevistador ou chefe a visse.

 

Tradução: Eu faço pum como um homem adulto
Tradução: Eu faço pum como um homem adulto

 

Bullying do futuro

Outro motivo para redobrar os cuidados é o bullying. Já imaginou seu filho ser constrangido daqui a 12 anos por colegas de sala que distribuem aquele vídeo dele mostrando golpes de luta ninja que você achou uma graça e publicou no YouTube? Ou então sua filha tendo que aguentar provocações por conta daquela foto dela pequena correndo pelada pelo quintal?

  • Antes de publicar fotos e vídeos, pense se ela poderia ser usada para ridicularizar seu filho ou filha na adolescência.

 

Pedofilia

Outro alerta que não pode ser esquecido são as fotos que mostram mais do que deveriam, afinal os pedófilos são uma realidade e você não vai querer saber de uma foto do seu filho ou filha sendo admirados por um deles, não é mesmo?

  • Antes de publicar fotos e vídeos, tenha certeza que não está expondo nenhuma região íntima da criança.

 

 

Atente ao modo de exibição das imagens

Deixar todas as imagens restritas para amigos ajuda muito, porém não esqueça que esses seus amigos podem compartilhar sua imagem em modo público, então sua segurança de que a foto está restrita a algumas pessoas foi por água abaixo.

  • Antes de publicar fotos, atente para que somente amigos tenham acesso (tire do modo público) e alerte para ela não seja compartilhada por mais ninguém.

 

Só publique fotos com baixa qualidade

Fotos em alta qualidade podem ser facilmente adulteradas e usadas para fins comerciais ou mesmo em montagens que não foram autorizadas por você.

  • Antes de publicar fotos e vídeos reduza o tamanho e qualidade.

 

Registre momentos divertidos, mas pense antes de publicar nas redes sociais

Claro que registrar os momentos engraçados é divertido e celulares com câmeras cada vez melhores são uma mãe na roda para não deixar nada escapar, mas você não precisa publicar todas as fotos nas redes sociais. Guarde-as para mostrar ao vivo para entes queridos, evitando que essas imagens possam parar em mãos erradas.

  • Fotografe sempre todos os momentos, mas pense bem antes de publicá-las.
Tradução: Eu tirei minha fralda, fiz cocô no chão e fiz minha mãe limpar. Portanto dei a ela permissão para usar minhas fotos de bebê para motivos embaraçosos.
Tradução: Eu tirei minha fralda, fiz cocô no chão e fiz Mamãe limpar. Portanto dei a ela permissão para usar minhas fotos de bebê para motivos constrangedores.

Leia também:

Fotos dos filhos que não devem ser compartilhadas na Internet

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Talentos – Comece a libertá-los

Seja sincero: você sente que usa seu talento naquilo que faz? O que você produz …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.