Home / Filhos / Recém-nascidos / 10 Sinais de que o bebê está mamando o suficiente

10 Sinais de que o bebê está mamando o suficiente

Especialmente nas primeiras semanas de vida algumas dúvidas referente à amamentação são muito frequentes para as mamães: “Será que o meu filho está mamando o bastante? Será que meu leite é fraco?”. Para acalentar o coração dessas mamães vamos listar alguns sinais de que o bebê está mamando o suficiente.

amamentar

10 sinais de que o bebê está mamando o suficiente

  • 6 a 8 fraldas com xixi por dia

A fralda é uma das melhores formas de analisar se o seu filho está mamando o suficiente. Após os primeiros 5 dias de vida a fralda dele ficar molhada de xixi entre 6 a 8 vezes por dia.

  • A urina não tem cheiro forte

A urina do bebê não tem cheiro forte, se sentir algum cheiro forte ou estranho, avise o pediatra.

  • 2 fraldas com fezes por dia

Ainda na avaliação das fraldas, bebês nas primeiras semanas de vida defecam cerca de 2 vezes ao dia, geralmente após a amamentação. Com o tempo a quantidade de fraldas com cocô tendem a diminuir.

  • Aparência das fezes

Nos primeiros dias de vida as fezes do bebê tem uma coloração escura e esverdeada e um aspecto grudento, é o mecônio. Após a eliminação do mecônio as fezes são mais cremosas e com cor mais amarelada/amarronzada.

  • O bebê mama várias vezes ao dia

Recém-nascidos mamam entre 8 a 15 vezes por dia. Essa frequência alta acontece porque o leite materno é digerido rapidamente, então dá aquela sensação de que o bebê está sempre com fome – e ele está.

A partir da primeira semana essa frequencia diminui um pouco, ficando entre 8 a 12 vezes ao dia com intervalos de 3 a 4 horas por mamada.

  • O bebê engole durante a amamentação

Observe os movimentos da boca do bebê durante a amamentação e se ele está engolindo o leite materno. Engolir é movimento fundamental e um ótimo sinal de que ele está se alimentando.

  • As mamas ficam mais macias após a mamada

Após amamentar as mamas ficam mais vazias e mais macias. Com o passar das horas elas voltam a ficar mais rígidas devido ao acúmulo de leite.

  • O bebê se mostra satisfeito após a mamada

Quando acaba de mamar, o bebê se mostra satisfeito e relaxado. Bom humor ou uma cochilada são as consequências de uma boa mamada.

  • O bebê dorme após a mamada

Quando o bebê dorme de 1 a 2 horas após a mamada é sinal de saciedade. Porém se o bebê estiver dormindo por muitas horas e tiver um comportamento muito tranquilo e dócil, pode ser um indício de que ele não está se alimentando adequadamente e deve ser levado ao pediatra para ser avaliado.

  • Ganho de peso

Bebê que se alimenta adequadamente ganhará peso constantemente. Na primeira semana de vida é normal o bebê perder entre 5 a 10% de seu peso, afinal antes ele era alimentado pelo cordão umbilical e seu estômago precisa se expandir para receber mais leite. Até a 3ª semana de vida ele já recuperou o peso perdido e daí por diante os números da balança só aumentam.

Quanto de peso o bebê deve ganhar no primeiro ano de vida

Idade Peso por semana
até 3 ou 4 meses 113 a 227 g
entre 4 a 6 meses 85 a 142 g
entre 6 a 12 meses 42 a 85 g

Importância do acompanhamento pediátrico

O médico pediatra é o seu melhor aliado para garantir saúde e bom desenvolvimento ao seu filho. Com as pesagens semanais ou quinzenais nos primeiros meses de vida, o pediatra consegue avaliar se o seu filho está mamando o suficiente e orientar sobre posições e tempos de mamada. Não ofereça fórmulas sem a orientação do pediatra, muitas vezes a fórmula é desnecessária e com a estimulação da amamentação você começará a produzir mais leite.

Lembre-se, em caso de dúvidas sobre a saúde de seu filho consulte sempre o pediatra!

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Amamentação: o que a Fonoaudiologia tem a ver com isso?

A maternidade, fase em que tudo passa a ter um novo sentido e com ela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.