Home / Mamãe / Comportamento / Posso tomar café ou comer chocolate amamentando

Posso tomar café ou comer chocolate amamentando

Será que tomar café ou comer chocolate amamentando pode prejudicar o bebê?

A dieta da mãe que amamenta deve ser saudável e suprir não só suas próprias necessidades, mas também a do bebê, afinal o leite está tirando do corpo da mãe tudo o que o bebê precisa para crescer forte e saudável.

Porém alguns alimentos devem ser ingeridos com cautela, já que podem fazer para a sua saúde e até mesmo passar através do leite para o bebê.

Tomar café na amamentação

Calma, você não precisa excluir o café da sua dieta. Uma xícara pela manhã e uma a tarde não trará qualquer problema para você ou seu bebê.

A recomendação é que você nunca ultrapassa 4 xícaras pequenas por dia, isso porque a cafeína pode deixar você e seu bebê agitados, irritados ou até mesmo com dificuldade para dormir.

cafe-na-amamentacao

Foto: Reprodução lactationconsultantresources.com

Não é só o café que contém cafeína: chá mate e refrigerantes também

Não é só com café que você deve ter cautela, refrigerantes e alguns chás, como o mate, também possuem cafeina e se tomados em grande quantidades ou em conjunto farão a dose máxima de 300mg de cafeína por dia serem ultrapassadas facilmente.

Se notar que seu bebê fica agitado quando você ingere bebidas cafeinadas, tente passar alguns dias sem elas e observe se o bebê fica mais tranquilo.

E posso comer chocolate amamentando?

Calma, você não precisa recusar aquela caixa de bombons fantásticos que ganhou quando seu bebê nasceu, mas assim como a cafeína, o chocolate em excesso também pode deixar seu bebê irritado.

Então mantenha o controle e coma 1 ou 2 bombons por dia ou então uma barra pequena de chocolate.

A quantidade limite é por volta de 400g por dia, o que significa muito, mas muito chocolate. Tenho certeza que você não vai querer chegar perto dessa quantidade e lidar não só com o mau humor do bebê, mas também com o peso na consciência e o excesso de peso, certo?

O que eu como pode causar cólicas no bebê?

Apesar de não haver nenhuma comprovação científica que a dieta da mãe pode causar cólicas no bebê, não desconsidere seus instintos e próprias observações. Se notar que o bebê apresenta cólicas nos dias que você toma suco de laranja, ou quando come batata doce, você pode substituir esses alimentos por outros e observar se as cólicas diminuíram.

Você também vai gostar de ler:

A amamentação diminui o cálcio dos dentes da mãe?
É possível engravidar amamentando um bebê?
Coisas que ninguém te conta sobre a hora de amamentar o bebê
Como os recém-nascidos enxergam

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Fofuuu | Aplicativo que estimula o desenvolvimento da fala e linguagem

Fofuuu apresenta a primeira versão de seu aplicativo para estimulação da fala e linguagem A …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.