Tem gente que diz que é melhor ter um filho na sequência do outro, também são muitos os que dizem que o melhor é deixar o primeiro crescer um pouco. Existem inclusive algumas teorias sobre ter filhos de 7 em 7 anos… Então como decidir quando ter o segundo filho?
Quanto tempo esperar para ter o segundo filho?
O tempo de espera entre uma gravidez e outra é muito relativo. A melhor decisão é particular e dependerá de vários fatores, incluindo a personalidade dos pais, sua situação e também do primeiro filho. Do ponto de vista médico, uma coisa importante para levar em consideração é a idade materna para evitar que esperar possa colocar a fertilidade em risco.
Quando o primeiro filho chega depois da mulher passar dos 35 anos, não é recomendável esperar muito tempo, pois a partir dessa idade a reserva de óvulos disponível para toda sua vida reprodutiva começa a perder qualidade e quantidade rapidamente. A partir desta idade, a cada ano a fertilidade reduz bastante. Aos 40, as chances de ter filhos naturalmente é de no máximo 10%, na direção contrária, o risco de ter um bebê com alguma alteração cromossômica, como a Síndrome de Down, aumenta.
No quadro acima apresento o nível de fertilidade feminina de acordo com a Idade, o que é diferente de chances de gravidez. Considere que as chances de engravidar de um casal jovem e fértil estão em torno a 25% por ciclo! Por esta razão, é normal que mesmo com a saúde reprodutiva em ordem, o tempo de espera para suspeitar da infertilidade é de um ano tentando engravidar sem sucesso.
E se a idade limite chega, mas o momento de ter outro filho não?
Ocorre com frequência que o casal quer ter filhos, mas por circunstâncias que parecem pontuais, pouco a pouco adiam a gravidez alguns meses e depois outros mais, até que sem perceber pode ser tarde para ter filhos com óvulos próprios. Aos 43 anos, por exemplo, mesmo com a ajuda de tratamento de reprodução humana, grande parte das mulheres precisam de óvulos doados para poder engravidar novamente.
A alternativa de congelar óvulos para engravidar no futuro é recomendada para mulheres até 35 anos, após esta idade também é possível fazer o congelamento e gerar embriões sadios, mas não é a situação ideal, pois a fertilidade já está em queda a partir desta idade.
Toda mulher precisa fazer acompanhamento periódico da fertilidade
A avaliação da fertilidade é algo novo assim como é recente a mudança social que levou as famílias a ter filhos mais tarde. Por isso, sua rotina de exames ginecológicos periódicos deve incluir estudos da reserva ovariana, que seriam no mínimo a dosagem de FSH e a ultrassonografia transvaginal.
Com o acompanhamento periódico da sua fertilidade com seu ginecologista, você terá um bom controle e informação confiável para decidir sobre a chegada do segundo filho na família!