Home / Colunistas / Gravidez um sonho / Infertilidade sem causa aparente

Infertilidade sem causa aparente

É muito comum o casal não engravidar, buscar um profissional de reprodução humana, investigar através de exames, não descobrir a causa, realizar tratamentos e não conseguir engravidar. Isso é denominado pelos médicos como infertilidade sem causa aparente.

infertilidade-sem-causa-aparente-by-www-momjunction-com

Foto: Reprodução www.momjunction.com

O que é infertilidade sem causa aparente?

A infertilidade sem causa aparente é assunto um pouco quanto crítico, porque a realidade é que ou o médico não descobriu a causa ou a medicina ainda não chegou no detalhe da causa de infertilidade do casal. É claro que a medicina está bem avançada, mas a verdade é que existe muitos detalhes do corpo humano que ainda são desconhecidos pela medicina, por exemplo, a implantação do bebê no útero é algo que a medicina não consegue interferir.

Quanto o médico não descobriu a causa é porque tem alguns assuntos que ainda não tem uma comprovação científica ou ainda é um assunto muito controverso entre os médicos. Um grande exemplo de assunto questionável por muitos médicos é a imunologia de reprodução. A imunologia de reprodução é o que os médicos acreditam que o sistema imunológico da mulher não aceite a implantação do bebê, criando bloqueios impedindo a gravidez ou até abortos na mulher. Entretanto, os tratamentos ainda são iniciais e muitos médicos não acreditam que esse seja um fator de infertilidade.

Infertilidade sem causa aparente X infertilidade por causa imunológica

Com isso, podemos dizer que a infertilidade sem causa aparente para alguns médicos pode ser a infertilidade por causa imunológica para outros médicos. Caso você seja diagnosticada por infertilidade sem causa aparente questione ao médico sobre a causa imunológica, e assim terá mais uma opção de investigação.

A ideia aqui não é criticar a conduta médica, mas fazer com que a tentante busque alternativas a um diagnóstico tão genérico. Talvez se mais de dois profissionais diagnosticarem com infertilidade sem causa aparente, a tentante pode aceitar tal diagnostico.

Ressalta-se que a infertilidade sem causa aparente pode ser também um fator temporário, e depois de um tempo o casal pode conseguir engravidar sem qualquer dificuldade.

Lembre-se que esse texto é escrito por uma ex-tentante (sim, agora estou grávida), que está representando quem sempre em busca do sonhado positivo.

Você também vai gostar de ler:

Infertilidade secundária, a dificuldade de engravidar novamente
O que é infertilidade?
Gravidez um sonho | Depoimento de uma tentante
Tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez?

Sobre Gravidez Um Sonho

Tatiana, advogada, casada, tentante desde 2012, mãe de anjo, habilitada para adoção em 05/2016. Diagnosticada com aborto de repetição de causa imunológica e Insuficiência Istmo Cervical. Sonha em ter filhos tanto biológico como adotado.

Veja também

Gravidez Anembrionada | Gravidez sem bebê ou ovo cego

A gravidez anembrionada também é conhecida como ovo cego ou gravidez sem bebê. Um fenômeno …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.