É muito comum o casal não engravidar, buscar um profissional de reprodução humana, investigar através de exames, não descobrir a causa, realizar tratamentos e não conseguir engravidar. Isso é denominado pelos médicos como infertilidade sem causa aparente.
Foto: Reprodução www.momjunction.com
O que é infertilidade sem causa aparente?
A infertilidade sem causa aparente é assunto um pouco quanto crítico, porque a realidade é que ou o médico não descobriu a causa ou a medicina ainda não chegou no detalhe da causa de infertilidade do casal. É claro que a medicina está bem avançada, mas a verdade é que existe muitos detalhes do corpo humano que ainda são desconhecidos pela medicina, por exemplo, a implantação do bebê no útero é algo que a medicina não consegue interferir.
Quanto o médico não descobriu a causa é porque tem alguns assuntos que ainda não tem uma comprovação científica ou ainda é um assunto muito controverso entre os médicos. Um grande exemplo de assunto questionável por muitos médicos é a imunologia de reprodução. A imunologia de reprodução é o que os médicos acreditam que o sistema imunológico da mulher não aceite a implantação do bebê, criando bloqueios impedindo a gravidez ou até abortos na mulher. Entretanto, os tratamentos ainda são iniciais e muitos médicos não acreditam que esse seja um fator de infertilidade.
Infertilidade sem causa aparente X infertilidade por causa imunológica
Com isso, podemos dizer que a infertilidade sem causa aparente para alguns médicos pode ser a infertilidade por causa imunológica para outros médicos. Caso você seja diagnosticada por infertilidade sem causa aparente questione ao médico sobre a causa imunológica, e assim terá mais uma opção de investigação.
A ideia aqui não é criticar a conduta médica, mas fazer com que a tentante busque alternativas a um diagnóstico tão genérico. Talvez se mais de dois profissionais diagnosticarem com infertilidade sem causa aparente, a tentante pode aceitar tal diagnostico.
Ressalta-se que a infertilidade sem causa aparente pode ser também um fator temporário, e depois de um tempo o casal pode conseguir engravidar sem qualquer dificuldade.
Lembre-se que esse texto é escrito por uma ex-tentante (sim, agora estou grávida), que está representando quem sempre em busca do sonhado positivo.
Você também vai gostar de ler:
Infertilidade secundária, a dificuldade de engravidar novamente
O que é infertilidade?
Gravidez um sonho | Depoimento de uma tentante
Tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez?