Ovulação Tardia | O que é e como acontece a ovulação tardia

Ovulação tardia, como o próprio nome diz, acontece quando a ovulação ocorre depois do período esperado. Abaixo explico com mais detalhes:

ovulacao-tardia

Foto: Reprodução www.medicalnewstoday.com

Quando posso considerar que tive ovulação tardia?

Considera-se ovulação tardia quando a mulher libera o óvulo a partir do 21º dia do ciclo menstrual, lembrando que o ciclo menstrual começa a ser contado no 1º dia da menstruação e vai até o dia anterior da próxima menstruação.

Para saber o seu ciclo menstrual você pode usar nossa calculadora clicando aqui.

Como acontece a ovulação tardia?

A ovulação, ou seja, a liberação do óvulo, acontece cerca de 14 dias ANTES da menstruação. Mulheres com ciclo menstrual de 28 dias, por exemplo, ovulam no 14º dia do ciclo. Mulheres com ciclo menstrual de 32 dias, menstruam no 18º dia do ciclo.

As razões para uma ovulação acontecer depois do tempo esperado podem ser muitas e nem sempre há uma causa específica para que aconteça, afinal até mesmo a ansiedade de uma tentante ou período de estresse pode influenciar na liberação do LH, o hormônio que estimular o amadurecimento dos folículos ovarianos.

Quais os sintomas da ovulação tardia?

Os sintomas são os mesmos de uma ovulação normal:

  • Muco vaginal com aspecto de clara de ovo;
  • Aumento da temperatura corporal;
  • Aumento da libido (desejo sexual);
  • Dor na região pélvica;
  • Pontadas em um do ovários,

Para conhecer melhor cada um dos sintomas acima clique aqui.

Quem pode ter ovulação tardia?

Qualquer mulher pode apresentar uma ovulação que acontece semanas ou até mesmo meses depois do tempo normal em algum momento de sua vida, mesmo aquelas com ciclo menstrual regular.

A ovulação tardia atrasa a menstruação?

Sim, após uma ovulação que ocorreu depois do período normal, provavelmente vai acontecer o atraso menstrual devido aos hormônios que também demoraram para começarem a ser liberados.

A ovulação tardia acontece com quem tem ciclo menstrual longo?

Na verdade não existe um consenso médico quando se trata de ovulação tardia, e nem sempre ter um ciclo com mais de 32 dias significa que sua ovulação foi tardia. Porém para diagnosticar se o ciclo menstrual é longo – com mais de 32 dias -, irregular ou se houve a ovulação tardia, é necessário que um médico ginecologista examine para um diagnóstico seguro.

Quais os riscos ou problemas da ovulação tardia?

Estar em dia com as consultas com seu ginecologista é essencial para que sua saúde reprodutiva esteja em ordem e, nesses casos, o principal transtorno que uma ovulação que foi tardia pode trazer é confundir as tentantes ou mesmo mulheres que tentam evitar gravidez utilizando a tabelinha.

Você também vai gostar de ler:

Chá de inhame para ovular, funciona mesmo?
Período Fértil: Como calcular
Como calcular o período fértil de quem tem ciclo menstrual irregular
Não Consigo Engravidar: o que faço?

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

O embrião não apareceu no ultrassom da 5ª semana, e agora? – em vídeo

Ansiedade bateu e você corre fazer um ultrassom lá por volta da 5º semana de gravidez, mas o embrião não apareceu, e agora?

2 comentários

  1. Sonhada Maternidade

    Muito interessante a informação. Auxilia as tentantes e compreender seu ciclo e não ficar ansiosa com os atrasos menstruais.

    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *