Home / Pré-gestação / Tentantes / Tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez?

Tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez?

O mito de que se a mulher tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez não tem nenhuma comprovação científica.

Foto: Aleksandra Banic
Foto: Aleksandra Banic

A pílula anticoncepcional contém, basicamente, os hormônios estrogênio e progesterona que também são produzidos pela mulher, sua atuação é nos ovários e dificilmente podem causar problemas de fertilidade.

Hoje acredita-se que a pílula pode, inclusive, reduzir as chances da mulher desenvolver a endometriose, doença que é causada pelo acúmulo de sangue da menstruação na parede do útero e, em casos mais graves, em outros órgãos abdominais podendo causar inclusive problemas de fertilidade da mulher.

Como surgiu o mito que tomar pílula por muito tempo dificulta a gravidez?

Acredita-se que esse mito surgiu porque muitas mulheres que tomam pílula só descobrem algum problema de fertilidade quando param de tomar com o intuito de engravidar, porém a gravidez não aparece.

Outro fator importante é que o uso prolongado da pílula também significa que a mulher está adiando os planos de engravidar enquanto os anos se passam, e a fertilidade feminina está diretamente ligada à idade da mulher podendo diminuir até 50% suas chances de engravidar após os 35 anos. Se você deseja estabilidade profissional antes de engravidar é bom estar consciente que poderá enfrentar algumas dificuldades para realizar o sonho da maternidade.

Quanto tempo depois de parar de tomar pílula eu posso engravidar?

Não são raros os casos de mulheres que engravidam já no primeiro ciclo após pararem de tomar pílula anticoncepcional. Porém para a maioria das mulheres não é tão fácil assim.

O ideal é aguardar o primeiro ciclo menstrual para que o corpo volte a trabalhar por conta própria, inclusive a menstruação pode atrasar no primeiro ciclo porque o seu corpo ainda está se ajustando. Este atraso pode ser confundido com uma gestação causando frustração nas tentantes.

No segundo ciclo é muito provável que a ovulação já esteja acontecendo no período previsto. Acesse nossa calculadora da ovulação e período fértil para conhecer os dias mais favoráveis para engravidar.

Se você utiliza anticoncepcional injetável provavelmente seu corpo precisará de mais algum tempo para eliminar o hormônio e se ajustar, atrasando um pouco mais a ovulação que pode voltar a acontecer cerca de 30 a 90 dias após cessar o uso.

É perigoso engravidar logo no primeiro ciclo?

Não é perigoso engravidar logo no primeiro mês em que parou de tomar a pílula anticoncepcional. Porém poderá haver uma pequena dúvida quanto ao dia da concepção porque não se saberá ao certo o dia em que a ovulação aconteceu. Um ultrassom logo nas primeiras semanas de gravidez poderá ajudar a desvendar esse mistério.

Cuidados especiais

Nunca tome nenhum medicamento, inclusive pílula anticoncepcionais, sem acompanhamento do seu ginecologista. As pílulas são consideradas medicamentos e podem causar efeitos colaterais como ganho de peso, diminuição da libido (desejo sexual) entre outros.

Se pretende engravidar o indicado é que você procure o seu médico antes mesmo de parar com a pílula. Ele poderá lhe pedir alguns exames, assim como receitar vitamínicos e ácido fólico, essencial para a formação neural do bebê.

Leia também:

Alimentos que favorecem a fertilidade da mulher
Período fértil: descubra os melhores dias para aumentar as chances de engravidar
A ansiedade pode atrapalhar na hora de engravidar

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Foto: Scott Snyder

Você está pronta para ser mãe? Teste online

Responda ao teste online e descubra de você está pronta para ser mãe ou se deve rever alguns assuntos antes de encarar a maternidade.

31 comentários

  1. Muito 10 esse blog. Ai nem me fala de dor cervical, passei por coisas bem dif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.