Home / Colunistas / Dra. Genevieve Coelho / Quantos dias após a relação surgem os primeiros sintomas de gravidez?

Quantos dias após a relação surgem os primeiros sintomas de gravidez?

Para quem está tentando engravidar, pode ser que logo após a relação sexual algumas mulheres já sentem sintomas associados à gravidez, estes sintomas imediatos são causados pela ansiedade de confirmar a gestação. Na verdade, os sintomas demoram um pouco mais. Por isso, hoje vamos falar sobre quantos dias após a relação surgem os primeiros sintomas de gravidez.

primeiros-sintomas-de-gravidez

Os primeiros sintomas da gravidez podem ser confundidos com os sintomas da TPM, por isso, até que a menstruação atrase os sintomas não serão perceptíveis, ou pelo menos você não poderá diferenciá-los da tensão pré-menstrual.

Antes da menstruação atrasar também não é possível obter resultados positivos em um teste de gravidez, sobre isso falamos no post sobre quanto tempo depois da relação posso fazer o teste da gravidez, se ainda não leu este post, acesse o link.

Portanto, o primeiro indício de gravidez será a menstruação atrasada. Além disso, outros sintomas típicos são o aumento do tamanho e sensibilidade dos seios, sonolência e enjoo, principalmente no período da manhã. Se você está sentindo mais de um desses sintomas, pode ser que você está grávida!

Os sintomas de gravidez surgem nas primeiras semanas após a fecundação. São uma consequência principalmente dos hormônios que estão preparando o corpo para suprir as necessidades do bebê.

Primeiros sintomas de gravidez

Menstruação atrasada: Um dos primeiros e principais sintomas da gravidez. Um pequeno atraso pode acontecer em virtude da ansiedade e estresse, no entanto um período de atraso mais longo pode indicar que o bebê está a caminho, principalmente se a mulher costuma ter um ciclo regular.

Aumento no volume dos seios: Durante a gravidez os seios da mulher é umas das primeiras partes do corpo a mudar. Os primeiros sintomas da gravidez incluem inchaço e aumento da sensibilidade.

Cansaço: Se você se sente com muito cansaço e precisa dormir muito mais, pode ser que esteja passando pelas mudanças provocadas pelos hormônios da gravidez, que devido à dilatação das veias causam a hipotensão e, consequentemente, a sensação de cansaço. O cansaço também pode ser resultado de muita ansiedade e estresse, portanto, fique atenta se este não é o seu caso.

Sangramento: Aproximadamente 30% das mulheres podem ter sangramentos no momento em que o embrião se fixa no útero, este processo chama-se nidação. Este sangramento será uma pequena hemorragia vaginal que pode ocorrer nas primeiras semanas de gestação e ser confundida com uma menstruação mais leve, inclusive coincidindo com o período em que você menstruaria se não estivesse grávida.

Prisão de ventre: Para mulheres que não costumam sofrer com o intestino preso, esse sintoma pode indicar que houve a fecundação do óvulo. Problemas gástricos em geral podem ser sintomas da gravidez.

Alteração ou intensificação do olfato: Este sintoma é bastante conhecido e podem ser também um dos primeiros a chamar a atenção sobre uma possível gravidez.

Apesar dos sintomas acima serem os mais típicos e frequentes, cada gravidez é única. Isso significa que nem todas as mulheres sentirão os mesmos sintomas, portanto, se sentiu alguns deles, você já pode comprar um teste de farmácia para tirar a dúvida!

Sobre Dra. Genevieve Coelho

Dra. Genevieve Coelho
Dra. Genevieve Coelho é ginecologista especialista em reprodução humana pelo Instituto Valenciano de Infertilidade (IVI), na Espanha, e especialista em vídeo cirurgia pelo Instituto São Rafael em Milão, Itália. Dirige o IVI Salvador desde sua fundação em 2009. www.ivi.net.br (71) 3014 9999

Veja também

Para que serve o Teste de Compatibilidade Genética?

Talvez você tenha ouvido falar que o Ministério da Saúde tenha declarado suas intenções de …

7 comentários

  1. Tive uma relação desprotegida dia 28/03/2016 foi essa única vez.com uma semana depois voltei para meu atual namorado até então venho tendo relação frequente com ele. Dia 12/12/2016 fiz uma transvaginal e pra minha surpresa deu q estava grávida de 25 semanas doo para 24/03/2017. Á criança nasceu dia 18/03/2017 de parto Cesário por conta de uma pré eclanpse. Minha dúvida é se tem possibilidade dessa criança ser desta relacao do dia 28/03/2016.

  2. Tive relação sexual com a minha namorada sem o uso de preservativo (Coito interrompido) 1 dia depois que a menstruação dela acabou (dia 20/03). No dia seguinte, não sei o pq, ele voltou a ter sangramento por mais dois dias. Depois disso não não tivemos mais relações sexuais. Hj já é dia 24/04 até até o presente momento a menstruação dela não desceu porem tem 1 semana que ela está com todos os sintomas de TPM. Gostaria de saber qual as chances dela ter engravidado no dia 20/03?

  3. o ultimo dia da minha mestruaçao foi dia 14/03/2017 e dia 15/03/2017 tive relaçao depois disso venho sentindo tonturas, enjoos e sono, se eu varrer aminhacasa fico muito cansada e ja sao 20 dias de atraso sera que posso estar gravida? meu esposo disse que eu estou gravida mas minha barriga ja e inchada pois tenho uma cesarea de 1 ano e 2 meses , e a barriga fica dura as vezes o que sera?

  4. Olá,
    fiz exames mês de julho e deu tudo certo!
    Menstruei no dia 18/09/2016 com duração de 4 dias. Depois disso não voltei a tomar remédio.
    Gostaria de saber quanto tempo posso demorar para ficar gravida? Estou fazendo a tabelinha para saber os dias fértil e provável dia da ovulação, assim aumentar as chances.

    • Almanaque dos pais

      Olá Dhebora!
      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo quando têm relação sexual no período fértil, ou seja, não é tão fácil engravidar como as tentantes gostariam. Se você já é tentante a mais de 1 ano, a dica é procurar por um especialista em fertilidade para examinar você e seu companheiro para ver se será necessário algum tratamento, geralmente 80% das tentantes engravidam no primeiro ano de tentativas.
      Beijos e estamos aqui torcendo pelo seu positivo!!

  5. fiz o meu calculo de ovulação mais nao deu certo a minha regra apareceu dia 14 de agosto , mais na ovulação disse que podia aparecer no dia 09 de sembro deste ano e do mes de setembro ,
    so que esse mes que é setembro apareceu hoje que é dia 14 sera que a chance de engravidar?

    porque eu apanhava depo durante 04 anos , deixei de apanhar a 01 ano, quero emgravidar o que faço?

    • Almanaque dos pais

      As chances de um casal fértil engravidar são próximas de 25% por ciclo, ou seja, é comum levar 1 ano para engravidar sem que isso represente qualquer problema de fertilidade.
      Você já se consultou com um ginecologista? É extremamente importante ingerir o ácido fólico 3 meses antes de engravidar para garantir a boa formação tudo neural do bebê.
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.