Home / Filhos / Educação e comportamento / Dicas para escolher o nome do bebê

Dicas para escolher o nome do bebê

Dicas para escolher o nome do bebê

Se você é tentante ou está grávida, com certeza já se pegou pensando em nomes que gosta e imaginando se esse é o nome ideal para seu bebê. Escolher o nome do bebê não é tão fácil como parece, afinal essa escolha é definitiva e fica difícil adivinhar se o seu filhote vai gostar desse nome ou não.

Dicas-para-escolher-o-nome-do-bebe

Foto: Marcelo Mokrejs

Para que você não tenha mais dúvidas e consiga escolher o nome ideal para o seu bebê, dá uma conferida nas dicas abaixo!

Como começar a escolher do nome do bebê

Pode ser uma linda menina ou um lindo menino, escolher o nome quase sempre é um desafio, mas em alguns casos é muito mais simples do que você imagina.

Algumas famílias optam por homenagear um parente querido, ou mesmo aquele amigo especial, registrando o bebê com o nome dessa pessoa.

Outro caso muito comum é, desde criança já ter decidido os nomes dos filhos, seja durante uma brincadeira de boneca ou mesmo por gostar de um nome simplesmente por gostar da pronúncia, significado ou por remeter a alguma pessoa ou celebridade que você tem admiração.

Se você não se enquadra em nenhuma das situações acima e vai começar do zero a escolha do nome do bebê, comece a pensar nesse novo desafio como um dos mais gostosos da gestação, descobrir nomes que são tendências, observar os fonemas (pronúncias) seja ninando ou até gritando – quem nunca? – é uma descoberta incrível.

Primeiros passos para a escolha do nome do bebê – lista de nomes

Você que está começando agora a pensar em um nome para seu bebê, ou se você quer ter certeza sobre sua escolha, a dica é sempre pesquisar.

Anote todos os nomes que gostar, todos mesmo! Peça para o futuro papai fazer o mesmo, assim vocês terão uma bela lista que contará, com certeza, com um ou outro nome repetido.

Se está faltando inspiração para nomes, dá uma olhadinha nos nomes de bebês meninos e meninas que serão tendência em 2017 no site Gestação Bebê clicando aqui.

Após unirem as listas é hora de ir para o próximo passo

Falar, falar e falar o nome do bebê

E é exatamente isto que você deve fazer: falar em voz alta o nome do bebê para você sentir como será chamar e ouvir esse nome. Lembre-se que ele será falado e ouvido por toda a vida do seu filho ou filha.

As formas que você deve estar são:

– falar baixinho, como se estivesse ninando
– falar normalmente
– falar como se estivesse chamando a atenção
– fale o nome JUNTO com cada sobrenome*

*alguns nomes falados com o sobrenome podem resultar em palavras não muito legais, por exemplo: Felipe Nicolau, nome e sobrenome bonitos e sem nenhuma suspeita, quando falados em voz alta aparece a palavra “PENICO” – Felipe Nicolau.

Lembre-se de prestar atenção também nos sotaques e teste as pronuncias das letras “R” e “L”.

Após falar e ouvir os nomes da sua lista, provavelmente poucos nomes foram riscados e você já pode seguir para a próxima etapa:

Apelidos

Pense nos apelidos que os nomes que você selecionou podem gerar.

Lembre-se que, geralmente, ao escolher nome composto – dois nomes – a criança acaba sendo chamada somente por um dos nomes ou mesmo a união deles.

Por exemplo: Ana Lucia pode virar Ana ou Aninha, Maria Luisa pode virar Malú, Carlos Henrique pode virar Caíque…

A lista de nomes continua grande, o que fazer?

Se a lista continua muito grande você pode aderir aos “vetos” ou seja, uma hora você exclui um nome e na outra o futuro papai exclui outro, assim vocês consegue enxugar a lista e diminuir aqueles nomes que você ou o papai não tinham tanta certeza.

Caso você não consiga chegar a um consenso mesmo após os vetos, você pode adotar nossa próxima dica

Ver o rostinho do bebê

Muitas mamães definem o nome do bebê ao ver o rostinho no ultrassom 3D ou, ainda, após o nascimento.

Ao olhar para o rostinho do seu bebê ou da sua menininha, você consegue decidir qual o nome que mais combina e que vai acompanhar seu pequeno milagre por toda sua vida.

Ainda tenho dúvidas na escolha do nome do bebê

Calma, ter dúvidas é normal, por isso é importante que você pesquise também o que significa os nomes que você mais gosta.

O significado do nome pode trazer aquela segurança que faltava para você escolher o nome que mais combina com seu bebê e com tudo que você deseja para ele.

Você também vai gostar de ler:

Como aumentar a produção de leite materno
Como se preparar para o fim da licença maternidade
A amamentação diminui o cálcio dos dentes da mãe?
Grávida pode continuar amamentando?

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Como está a polêmica da Data de Corte no Estado do Pernambuco?

Meus leitores que aqui acompanham a minha coluna sabem que tenho acompanhado constantemente as Resoluções, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.