Home / Mamãe / Comportamento / Grávida pode continuar amamentando?

Grávida pode continuar amamentando?

amamentacao07 (570x380)Cerca de 15% das mulheres engravidam enquanto ainda amamentam o filho mais velho, porém existem muitas dúvidas sobre manter ou interromper a amamentação, afinal, grávida pode continuar amamentando?

Primeiramente, converse com o médico obstetra e o pediatra do seu filho. Somente eles poderão orientar de forma segura quais as providências para o seu caso, pois a idade do filho mais velho, tempo de gestação e mesmo riscos da gestação devem ser levados em conta.

Riscos e consequências de amamentar estando grávida

A amamentação propicia algumas contrações uterinas que, especialmente na fase inicial da gestação, pode causar aborto e complicações.

Ao engravidar os hormônios tendem a alterar o leite, tanto sua fórmula quanto sabor, já se preparando para alimentar o bebê que está sendo gerado. Desta forma o leite voltará a se parecer com o colostro, o que pode causar irritação no filho mais velho que muitas vezes recusa o sabor deste novo leite, porém algumas crianças não se importam com essa mudança de sabor, especialmente se já foram introduzidos novos alimentos em sua dieta e amamentar representa muito mais uma forma de carinho do que fonte nutricional.

Se o desmame for a melhor opção, a mulher deve ser orientada se este deverá ser gradativo, para que a mãe e bebê se sintam mais seguros, ou se a amamentação deverá ser interrompida imediatamente para não trazer riscos para a nova gestação.

Desmame sem traumas

As duas formas de desmame podem ser realizadas sem causar traumas e sentimentos de rejeição. Para isto a mãe deverá:
– estar segura para poder passar essa segurança também para o filho;
– substituir as mamadas por outros alimentos, mamadeira ou mesmo leite no copinho (qual a criança preferir);
– se a criança se mostrar nervosa, emotiva ou com maior dependência da mãe, é hora de aumentar a atenção e se dedicar ainda mais aos carinhos, brincadeiras e colo;
– demonstrar de que o amor materno continuará a ser demonstrado de muitas outras formas facilitará a aceitação da criança.
– alterar algumas rotinas que lembram a hora da amamentação como, por exemplo, a mamada da noite pode virar um banho relaxante com brinquedinhos, em seguida uma sessão de massagem e, depois, uma mamadeira morninha;
– ter uma dose extra de paciência, afinal a criança estará se habituando a uma nova situação.

Você pode gostar de ler:

Grávida pode carregar criança no colo?
Quando iniciar o desmame e como realizá-lo.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

7-sintomas-de-gravidez

7 Sintomas de gravidez que você jamais imaginou

Conheça os 7 sintomas de gravidez que você jamais imaginou que existiam ou mesmo que eles eram sintomas de gravidez tão comuns nas gestações

41 comentários

  1. Eh verdade que dar infecção no bebe estttou grávida de 2 Mes

  2. Mamães boa noite !! Tenho um filho que fez ontem três anos mas ele ainda mama em mim.. E estou grávida de seis semanas.. Todos dizem para eu tirar do peito mas de dia eu já consegui mas a noite.. Está sendo uma briga constante e ele só dorme bem depois que mamão que eu faço?? Não sei mais a quem recorrer para me ajudar.. Meu marido me ajuda muito mas tem hora que é só a mãe.. Por favor alguém me dá uma luz !!!!!

    • Almanaque dos pais

      Olá Mayra, tudo bem?
      Essa fase é muito complicada, mas a boa notícia que eu tenho para você é que as crianças se adaptam muito mais rápido do que você imagina, ou seja, se você conseguir decretar o fim das mamadas em poucos dias ele estará adaptado na nova rotina.
      Uma dica que pode lhe ajudar é pedir para o seu marido começar uma nova rotina do sono com ele, contar uma história enquanto ele mama na mamadeira além de ser muito gostoso, também é excelente para estimular o gosto pela leitura e também a imaginação das crianças.
      Volte para me contar como está sendo este desafio, estou torcendo para que tudo se ajeite da melhor forma possível.
      Beijos

  3. Olá meu chamo thayna tenho um filho de um ano e um mês e estou gravida de 3 meses e gostaria de tirar meu filho do peito pós os médico disse que meu bebê não está desenvolvendo e dois muito amamentar ele é muito nervoso e não estou conseguindo o que faço? ?

    • Almanaque dos pais

      Olá Thayne, tudo bem?
      Realmente essa fase não é nada fácil, mas a dica é você sempre oferecer mamadeira para seu filho e usar roupas sem decotes para que ele não possa sentir seus seios. Assim que ele pegar a mamadeira decrete o fim do peito, avise seu filho que acabou o leite. Sei que não é nada fácil, mas em uma semana tudo estará mais calmo.
      Abuse dos carinhos e atenção com seu pequeno, substitua o tempo de mamada por brincadeiras, leituras e chamegos, assim ele perceberá que não irá perder o contato com você sem a amamentação.
      Boa sorte nessa etapa. Lembre-se sempre que você é a MELHOR MÃE que seu filho pode ter e o desmame faz parte do desenvolvimento do pequeno.

  4. sou josy tenho 2 filhos um amamenta mais ja esta quase com dois
    e estou gravida de novo tem problema eu amamentar e correr
    perigo de perder?

    • Almanaque dos pais

      Olá Josy,
      É muito importante que você converse com o pediatra do seu bebê e com seu obstetra para, juntos, definirem o mais seguro para você e seu bebês. Avaliar a saúde de cada um de vocês é essencial para essa decisão.
      Beijos

  5. Fisso uma cesariana com ligadura ranquei as duas trompas a minha menstruação veio 60 dias e agora esse mês não veio. Estou com medo de ser gravidez, minha filha só tem três meses

    • Almanaque dos pais

      Olá Rosilene,
      Especialmente se você ainda amamenta, é normal que o ciclo menstrual fique desregulado nos primeiro meses. É muito raro engravidar após a ligadura, fique tranquila.
      Beijos

  6. Elianne Carvalho

    Olá tenho um bb de 2 anos e 4 meses e ele ainda mama. A algumas e semanas tive relação com meu marido e vacilei tive que tomar a pirula do dia seguinte,na outra semana ou seja com 7 dias depois aconteceu a mesma coisa e tomei novamente a pílula minha menstruação atrasou e até hoje não menstruei fiz um teste de farmácia e deu negativo mas ainda acho que posso estar grávida novamente .
    Meu filete um mal estar vomitando e com diarréia.
    Dizem que se eu tiver grávida o leite pode está fazendo mal pro bebé…
    Mas meu leite continua com o mesmo sabor e a mesma coloração e o meu seio tá muito sensível e tá produzindo uma quantidade maior de leite que antes…É verdade que o leite pode estar fazendo mal ao meu filho caso esteja grávida?

    • Almanaque dos pais

      Olá Elianne, tudo bem?
      Não é verdade! Mesmo estando grávida o leite continua sendo uma fonte saudável de alimento para seu filho. O que acontece é que, com a gravidez, o corpo da mulher começa a produzir o leite já de adaptando para as necessidades do feto, ou seja, há alteração no sabor e composição, porém nada que prejudique o irmão mais velho.
      Beijos

      • Anne Pereira

        Oi fiz dois teste de farmácia e deu positivo . Tenho um bebe de 7 meses e o mama dele esta normal tive muito medo de fazer mal ao meu filho mas vendo seu site me tranquilizei o leite parece estar vindo mais forte e maior quantidade . Que bom que meu anjinho pode continuar a mamar.
        Bjs e obrigado pela sua ajuda. .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.