Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Refrigerante danifica os dentes ou causa cáries?

Refrigerante danifica os dentes ou causa cáries?

Refrigerante danifica os dentes? Refrigerante causa cárie?

refrigerante

Quem nunca tomou refrigerante que atire a primeira pedra!

Por ser um produto de baixo custo, o refrigerante tornou-se prático no dia a dia das famílias do mundo todo. Basta ir no supermercado e o refresco do dia está na mesa sem sujar liquidificador ou espremedores de frutas, rápido e fácil.

Acontece que o refrigerante é dos principais itens de uma dieta cariogênica (que causa cárie). Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nessas bebidas causam a desmineralização da superfície dental, o que contribui para a formação da cárie.

Essa desmineralização associada à uma escovação inadequada ou ao bruxismo podem levar a lesões dentais graves e até mesmo à perda dos dentes.

Então tomar refrigerante causa cárie?

Não é bem assim, somente o refrigerante não vai causar a cárie.

Por ser uma doença multifatorial, a cárie precisa de um hospedeiro (pessoa com dentes), microrganismos causadores da cárie e uma dieta que forneça os nutrientes para os microrganismos se multiplicarem.

Mas se você combinar esses fatores à uma má higiene bucal, suas chances de ter cárie são bem altas.

Os refrigerantes sem açúcar estão liberados?

A diferença é a presença ou não do açúcar, pois continuam sendo bebidas ácidas com potencial para desmineralizar os dentes.

Dicas:

– Troque o refrigerante por bebidas com menos açúcar e menos ácidos como o água, leite e suco de frutas (natural).

– Enxaguar a boca com água após a ingestão de refrigerante ajuda a eliminar resíduos da bebida na boca e assim diminui o tempo que os dentes ficam expostos ao ácido.

– Produtos com flúor podem fortalecer a superfície dental e ajudam na prevenção da cárie.

– Consulte seu dentista periodicamente para prevenir qualquer doença bucal ou diagnosticar um problema nos estágios iniciais.

Confesso que ADORO refrigerante, mas de um tempo para cá estou evitando e nas minhas compras esse produto foi abolido.

No começo foi bem difícil, pois eu estava acostumada a tomar refrigerante todo dia, mas com o tempo fui me adaptando aos sucos, primeiramente adoçados, aí fui diminuindo a quantidade de açúcar e hoje tomo até limonada sem açúcar. Agora o refrigerante só é consumido em dia de festa.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Grávida pode depilar com cera quente/fria, lâmina, laser ou cremes?

Grávida pode depilar? Saiba as características de cada método depilatório, quais são permitidos, proibidos e cuidados necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.