Refrigerante danifica os dentes? Refrigerante causa cárie?
Quem nunca tomou refrigerante que atire a primeira pedra!
Por ser um produto de baixo custo, o refrigerante tornou-se prático no dia a dia das famílias do mundo todo. Basta ir no supermercado e o refresco do dia está na mesa sem sujar liquidificador ou espremedores de frutas, rápido e fácil.
Acontece que o refrigerante é dos principais itens de uma dieta cariogênica (que causa cárie). Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nessas bebidas causam a desmineralização da superfície dental, o que contribui para a formação da cárie.
Essa desmineralização associada à uma escovação inadequada ou ao bruxismo podem levar a lesões dentais graves e até mesmo à perda dos dentes.
Então tomar refrigerante causa cárie?
Não é bem assim, somente o refrigerante não vai causar a cárie.
Por ser uma doença multifatorial, a cárie precisa de um hospedeiro (pessoa com dentes), microrganismos causadores da cárie e uma dieta que forneça os nutrientes para os microrganismos se multiplicarem.
Mas se você combinar esses fatores à uma má higiene bucal, suas chances de ter cárie são bem altas.
Os refrigerantes sem açúcar estão liberados?
A diferença é a presença ou não do açúcar, pois continuam sendo bebidas ácidas com potencial para desmineralizar os dentes.
Dicas:
– Troque o refrigerante por bebidas com menos açúcar e menos ácidos como o água, leite e suco de frutas (natural).
– Enxaguar a boca com água após a ingestão de refrigerante ajuda a eliminar resíduos da bebida na boca e assim diminui o tempo que os dentes ficam expostos ao ácido.
– Produtos com flúor podem fortalecer a superfície dental e ajudam na prevenção da cárie.
– Consulte seu dentista periodicamente para prevenir qualquer doença bucal ou diagnosticar um problema nos estágios iniciais.
Confesso que ADORO refrigerante, mas de um tempo para cá estou evitando e nas minhas compras esse produto foi abolido.
No começo foi bem difícil, pois eu estava acostumada a tomar refrigerante todo dia, mas com o tempo fui me adaptando aos sucos, primeiramente adoçados, aí fui diminuindo a quantidade de açúcar e hoje tomo até limonada sem açúcar. Agora o refrigerante só é consumido em dia de festa.