Ao final de cada semestre os pais são convidados pelas escolas para participarem de uma reunião de pais na escola com professor, pedagogo ou diretor. Algumas vezes esta reunião é feita em conjunto com todos os pais das crianças de uma mesma sala, porém para evitar exposição dos filhos o ideal é que a reunião seja individual antes que ocorra a reunião em grupo, e esta última deverá tratar de assuntos gerais e nunca individuais.
Para uma reunião mais produtiva, é uma boa ideia se preparar anotando perguntas objetivas que trarão clareza quanto à organização e participação da escola e de seu filho durante o ano letivo.
Exemplos de perguntas para a reunião de pais na escola:
– Qual a rotina diária da escola/sala?
– Quais as áreas em que meu filho apresenta melhor desempenho ou interesse?
– Meu filho precisa de reforço em alguma matéria?
– Qual a qualidade das tarefas de casa que meu filho apresentou? Ele precisa de ajuda ou supervisão dos pais para melhorar a qualidade das tarefas propostas?
– Nos trabalhos em grupo como meu filho se comporta? É colaborativo?
– Como é o relacionamento de meu filho com os demais alunos?
– Como é o relacionamento de meu filho com os professores?
– Como é o comportamento de meu filho durante as aulas?
– Como posso ajudar para melhorar o desempenho de meu filho na escola?
– O que a escola espera de mim, como mãe/pai de aluno?
Dicas:
1) Ouça tudo o que os professores disserem sobre seu filho e sobre a turma dele. Pergunte como você e o professor podem juntos ajudar a melhorar o desempenho escolar de seu filho.
2) Com o apoio dos pais o filho se sente mais confiante, o que reflete em grande melhora não só nas notas, mas em todo processo escolar que vai além do aprendizado– interação, integração, amizades, conhecimentos, confiança.
3) De acordo com a idade de seu filho, cabe questionar à escola se é permitido ou não namoro entre alunos e como a escola trata esse assunto.
4) Você também pode perguntar ao professor qual o comportamento esperado de seu filho de acordo com a idade. O professor convive com várias crianças e poderá lhe dizer o que esperar para as próximas etapas e até mesmo lhe ajudar a lidar com algumas situações que para você serão novidades.
5) Não fique na defensiva se notar que o professor está apontando muitos pontos negativos de seu filho. Ouça o que ele tem a dizer e trabalhem juntos para melhorar os pontos negativos, sem esquecer de elogiar e reforçar os pontos positivos.
6) Aproveite para analisar se seu filho tem o mesmo comportamento em casa e na escola. Algumas crianças podem ser extrovertidas em casa e extremamente fechadas e tímidas na escola, ou mesmo serem obedientes em casa e desobedientes na escola. Esses sinais lhe mostrarão como é seu filho na visão de outras pessoas. Utilize essas informações para entender melhor o comportamento da criança e ajudá-la no que for preciso.
.