Home / Pré-gestação / Tentantes / Segunda linha do teste de farmácia bem clarinha

Segunda linha do teste de farmácia bem clarinha

Ansiedade para saber se está grávida ou não. Corre até a farmácia, compra um teste de gravidez, faz conforme instrução do fabricante, aguarda o tempo informado e a aparece a segunda linha do teste de farmácia bem clarinha, e agora, estou grávida ou não?

teste-de-farmacia-segunda-linha-clarinha

Antes de responder a esta pergunta, você deve observar se a primeira linha está forte. Caso apareça somente 1 linha fraquinha é porque o teste falhou e você deverá realizar outro.

Primeira linha forte, e a segunda linha do teste de farmácia bem clarinha

Quando a primeira linha está forte é sinal de que o teste funcionou.

Quando a segunda linha está bem clarinha, quase como marca d’água é sinal de que há o hormônio da gravidez em seu corpo, ou seja:

  • Positivo – você está grávida

Porque a segunda linha do teste de gravidez ficou clara e não forte?

A segunda linha do teste de gravidez fica forte quando há bastante hormônio da gravidez na urina. Quando ela fica fraca é porque a quantidade de hormônio em sua urina é pequena e isto pode acontecer por diversas razões, sendo as mais comuns:

  • Realizou o teste pouco tempo após a nidação, não havendo ainda muito hCG em seu corpo;
  • Ficou menos de 8 horas sem urinar, então a concentração do hCG em sua urina era pequena;
  • Você sofreu um aborto a menos de 2 meses e ainda há uma pequena concentração de hCG em seu corpo – neste caso é possível que você não esteja grávida;
  • Você realizou tratamento para engravidar há menos de 2 meses – neste caso é possível que você não esteja grávida.

Se você se encaixa em um dos dois último casos, agende uma consulta com seu ginecologista para que ele possa lhe examinar e pedir, se necessário, alguns exames para confirmar a gravidez.

Quando a segunda linha do teste de farmácia fica forte?

Existem testes de farmácia que mostram a segunda linha forte apenas 12 dias após a ovulação (ou 2 dias antes do atraso menstrual), porém a maioria dos testes só apresentarão a linha forte com aproximadamente 5 a 7 dias de atraso menstrual.

A foto abaixo, de um teste de farmácia – que pode ser realizado a partir de 2 dias antes do atraso menstrual -mostra a reação da segunda linha de 9 a 12 dias após a ovulação (DPO).

teste-de-farmacia-dias-depois-da-ovulacao-by-community-babycenter-com

Foto: Reprodução community.babycenter.com

Agora que a segunda linha do teste de gravidez está clarinha, o que eu faço?

Você deve realizar o exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo, no qual o resultado mostra qual a quantidade de hormônio em seu corpo, sendo possível estimar, inclusive, em qual semana gestacional você está.

Para realizar o exame não é necessário pedido médico ou jejum, porém você precisará que o seu ginecologista leia o resultado para você para não haver erro de interpretação.

Então minha dica é: agende uma consulta com o seu ginecologista e já leve com você o resultado do beta-hCG quantitativo.

Você também vai gostar de ler:

Teste de gravidez online e grátis
7 Sintomas de gravidez que você jamais imaginou
Até quanto posso engordar na gravidez?
Teste de gravidez positivo

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

O que você pensa pode ser tóxico para sua saúde e para sua longevidade

Há um princípio para o qual muitos de nós não dá atenção e que influencia diretamente em nossa saúde e longevidade: Como andam nossos pensamentos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.