Se você está procurando algo a mais para proteger os dentinhos do seu filho, o selante é a opção.
O que é o selante?
Selantes são resinas fluidas capazes de penetrar nos microporos do esmalte e preencher toda a superfície rugosa dos dentes posteriores (pré molares e molares), formando uma barreira protetora que facilita a remoção dos restos alimentares e do biofilme dental, reduzindo o risco de cárie nessa região.
Por que aplicar o selante?
Os dentes posteriores não são totalmente lisos, possuindo rugosidades na parte que usamos para mastigar os alimentos. Essa área rugosa, chamada de fóssulas e fissuras, retêm alimentos e bactérias que muitas vezes não são removidos na escovação, pois as cerdas das escovas não conseguem penetrar nessas depressões.
Qual a indicação dos selantes?
Crianças, adolescentes e adultos podem aplicar selante nos dentes, embora seja mais comum a aplicação em crianças, adolescentes e pacientes especiais devido aos hábitos alimentares e higiênicos pouco cuidadosos.
Nas crianças, a indicação é selar os dentes logo que nascem (erupcionam), pois previne a doença cárie e facilita a higienização, mantendo este dente saudável por mais tempo.
A contraindicação é aquele paciente com baixo risco de cárie e boa higienização bucal, dentes que apresentam as rugosidades rasas e fáceis de escovar.
Qual dente selar?
Dentes de leite ou permanentes, posteriores e sem cárie.
Se houver cárie, esta deve ser removida e a cavidade deve ser restaurada.
Como é feita a aplicação do selante? Dói?
O procedimento é muito simples, INDOLOR e não precisa desgastar estrutura dental.
Os dentes que receberão o selante são limpos e, em seguida, as superfícies são preparadas com uma solução ácida que as deixa mais ásperas para facilitar a aderência do selante dentário ao dente.
O selante é, então, aplicado no esmalte dentário, onde se liga diretamente ao dente e endurece.
Com a mastigação ocorre o desgaste natural do selante, e por isso devemos sempre ficar de olho na integridade dessa película protetora.
Quanto tempo dura a aplicação do selante?
A durabilidade do selante varia de acordo com os cuidados bucais e com a alimentação de cada paciente.
Os materiais são resistentes e penetram nas cavidades, mas se houver fratura ou descolamento de uma pequena parte, deve-se reaplicar o selante.
As visitas periódicas ao dentista são necessárias para avaliar a integridade do selante e também a saúde bucal.