Home / Mamãe / Beleza / Sorriso Gengival

Sorriso Gengival

Durante o ato de sorrir, parte da gengiva pode ou não ficar exposta, mas quando existe o excesso de gengiva a mostra (chamado de sorriso gengival), o sorriso fica esteticamente comprometido, mas isso não resulta em riscos à saúde bucal.

sorriso-gengival-01

Para mulheres, em um sorriso natural, é aceitável e até bonito ter uma exposição gengival de 1 a 2 mm. Já para os homens, essa exposição gengival pode ser menor ou até não existir.

Para estabelecer um tratamento adequado, o dentista deve diagnosticar o sorriso gengival e sua causa, observando a posição do lábio durante o repouso e o sorriso natural (sorriso Duchenne). Registros fotográficos podem facilitar o planejamento do tratamento.

sorriso-gengival-02destaque

As causas de um sorriso gengival são várias e podem ou não estarem associadas:

– Excesso de gengiva = decorrente de inflamações ou crescimento descontrolado do tecido gengival.

– Dentes curtos = decorrente do desgaste dental, o que dá a impressão de aparecer mais gengiva no sorriso.

– Erupção passiva pela falta de contato com os dentes antagonistas = o que resulta em um excesso de erupção dos incisivos e a gengiva pode acompanhar, resultando no sorriso gengival.

– Crescimento vertical excessivo da face = quando a maxila cresce mais no sentido vertical.

– Concavidade excessiva na região anterior da maxila = quando a pessoa sorri, o lábio se posiciona nesta concavidade, expondo a gengiva.

sorriso-gengival-03

– Maior atividade dos músculos elevadores do lábio superior = uma maior elevação do lábio superior mostra mais gengiva.

Tratamento para sorriso gengival:

Como sua causa é diversa, o tratamento também pode envolver várias áreas da odontologia, como cirurgia, ortodontia, periodontia e dentística restauradora.

A plástica gengival é uma das primeiras opções e consiste em uma cirurgia “simples” que remove o excesso gengival com anestesia local, contornando os dentes. Não é necessário dar pontos e a cicatrização leva em média 1 semana. Para evitar desconforto na hora de se alimentar, é colocado uma massinha protetora que também alivia a dor nos primeiros dias.

Também podem ser realizadas correções no tamanho e inclinação dos dentes com a dentística restauradora e ortodontia.

Casos em que envolve o osso maxilar, somente uma cirurgia ortognática resolveria completamente o problema.

O tratamento com toxina butolínica visa diminuir a atividade do músculo elevador do lábio superior, mas devemos lembrar que é um tratamento com prazo de validade, pois o efeito da toxina dura de 3 a 6 meses.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

gravida-e-acessorios-prancha-na-bola

Médico esclarece as dúvidas sobre as atividades físicas durante a gestação

Dr.Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, esclarece as dúvidas sobre as atividades físicas durante a gestação com dicas e fotos de exercícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.