Home / Pré-gestação / Tentantes / Teste de gravidez antes do atraso menstrual

Teste de gravidez antes do atraso menstrual

A ansiedade para descobrir se está grávida é enorme, por isto hoje vou tirar suas dúvidas sobre teste de gravidez antes do atraso menstrual, quais podem ser realizados e se você pode confiar no resultado.

teste-de-gravidez-antes-do-atraso-by-verywell

Foto: Reprodução Verywell

Devo realizar o teste de gravidez antes do atraso menstrual

O momento ideal para a realização do teste de gravidez é após o atraso menstrual e não antes, já que somente cerca de 10 dias após a concepção é que os níveis de hCG podem ser detectados através do exame de sangue.

Alguns testes de farmácia prometem resultado seguro 4 ou 2 dias antes do atraso menstrual, porém antes de decidir realizar agora mesmo o seu teste, sugiro que você continue lendo este artigo.

Porque devo esperar o atraso menstrual mesmo sendo possível detectar o hCG 4 a 2 dias antes do atraso?

 

Cada organismo é único e nem todas as mulheres ovulam com o mesmo intervalo, além disso pesquisas recentes descobriram que o intervalo de ovulação de uma mesma mulher varia muito mais do que se imaginava, ou seja, nem sempre a mesma mulher ovula no mesmo intervalo em todos os ciclos menstruais.

Então se você ovular 2 dias depois do “programado”, o teste de gravidez antes do atraso menstrual poderá resultar em um “falso negativo“, já que não ocorreu o intervalo necessário para que os níveis de hCG fossem detectados.

Por esta razão o mais indicado é que você aguarde pelo menos o atraso menstrual para realizar um teste de gravidez.

A ansiedade é muito grande, quero realizar o teste de gravidez antes do atraso

Quando a ansiedade é muito grande, a minha recomendação é que você não se frustre com o resultado, já que há o risco de um resultado negativo hoje e daqui a 5 dias você descobrir um positivo.

Porém se você tiver sorte de ter ovulado antes do previsto ou na data programada e o resultado for positivo, hora de agendar uma consulta com seu ginecologista e iniciar os exames do pré-natal.

Quais testes de gravidez posso fazer  4 a 2 dias antes do atraso menstrual?

O exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo é o mais indicado e confiável durante esse período, porém a recomendação é que seja realizado 2 dias antes do atraso.

Existe um tipo especial de teste de farmácia que pode ser realizado de 4 a 2 dias antes do atraso menstrual e possui uma boa margem de confiabilidade. Esses testes são mais sensíveis e detectam pequenas concentrações do hCG, a partir de 20 mUI/ml. São mais caros que os testes de farmácia comuns e um farmacêutico poderá lhe ajudar a identificar um teste deste tipo.

Você também vai gostar de ler:

Tabela: Tamanho do bebê por semana de gestação comparado com frutas
Engravido somente no dia da ovulação?
7 Sintomas de gravidez que você jamais imaginou
Calculadora da ovulação e período fértil

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Aborto de repetição

O aborto de repetição é caracterizado a partir de mais de duas perdas gestacionais em …

Um comentário

  1. Adriana Pinheiro

    Boa tarde ,acredito que achei um blog com pessoas que possam me ajudar,Minha menstruação veio dia 22/05/2017 e acabou dia 26/05/2017 desde então sinto enjoo,tontura e passei mal dia 07/06/2017 tive enjoo quase vomitei ,suava e formigou minha mão e a noite tive relação com meu marido e reparei nos meus seios e esta saindo um liquido branco dos dois seios.Fiz o teste de farmacia deu negativo dia 08/06/2017 mas agora as 17:06 fui ao banheiro e tem uma gota tipo um pontinho de sangue na calcinha,pode ser que eu esteja gravida ??? sou tentante!
    Agradeço se alguem me responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.