Home / Pré-gestação / Tentantes / Teste de gravidez antes do atraso menstrual

Teste de gravidez antes do atraso menstrual

A ansiedade para descobrir se está grávida é enorme, por isto hoje vou tirar suas dúvidas sobre teste de gravidez antes do atraso menstrual, quais podem ser realizados e se você pode confiar no resultado.

teste-de-gravidez-antes-do-atraso-by-verywell

Foto: Reprodução Verywell

Devo realizar o teste de gravidez antes do atraso menstrual

O momento ideal para a realização do teste de gravidez é após o atraso menstrual e não antes, já que somente cerca de 10 dias após a concepção é que os níveis de hCG podem ser detectados através do exame de sangue.

Alguns testes de farmácia prometem resultado seguro 4 ou 2 dias antes do atraso menstrual, porém antes de decidir realizar agora mesmo o seu teste, sugiro que você continue lendo este artigo.

Porque devo esperar o atraso menstrual mesmo sendo possível detectar o hCG 4 a 2 dias antes do atraso?

 

Cada organismo é único e nem todas as mulheres ovulam com o mesmo intervalo, além disso pesquisas recentes descobriram que o intervalo de ovulação de uma mesma mulher varia muito mais do que se imaginava, ou seja, nem sempre a mesma mulher ovula no mesmo intervalo em todos os ciclos menstruais.

Então se você ovular 2 dias depois do “programado”, o teste de gravidez antes do atraso menstrual poderá resultar em um “falso negativo“, já que não ocorreu o intervalo necessário para que os níveis de hCG fossem detectados.

Por esta razão o mais indicado é que você aguarde pelo menos o atraso menstrual para realizar um teste de gravidez.

A ansiedade é muito grande, quero realizar o teste de gravidez antes do atraso

Quando a ansiedade é muito grande, a minha recomendação é que você não se frustre com o resultado, já que há o risco de um resultado negativo hoje e daqui a 5 dias você descobrir um positivo.

Porém se você tiver sorte de ter ovulado antes do previsto ou na data programada e o resultado for positivo, hora de agendar uma consulta com seu ginecologista e iniciar os exames do pré-natal.

Quais testes de gravidez posso fazer  4 a 2 dias antes do atraso menstrual?

O exame de sangue chamado beta-hCG quantitativo é o mais indicado e confiável durante esse período, porém a recomendação é que seja realizado 2 dias antes do atraso.

Existe um tipo especial de teste de farmácia que pode ser realizado de 4 a 2 dias antes do atraso menstrual e possui uma boa margem de confiabilidade. Esses testes são mais sensíveis e detectam pequenas concentrações do hCG, a partir de 20 mUI/ml. São mais caros que os testes de farmácia comuns e um farmacêutico poderá lhe ajudar a identificar um teste deste tipo.

Você também vai gostar de ler:

Tabela: Tamanho do bebê por semana de gestação comparado com frutas
Engravido somente no dia da ovulação?
7 Sintomas de gravidez que você jamais imaginou
Calculadora da ovulação e período fértil

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Pernas para cima após sexo aumentam as chances de engravidar?

Descubra se ficar com as pernas para cima após sexo aumentam as chances de engravidar e confira algumas dicas que são eficientes para engravidar + rápido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.