Cárie é uma doença transmissível e infecciosa de origem multifatorial que destrói os tecidos dentais. Os cuidados adequados com a higiene bucal podem evitar o aparecimento da cárie na infância.
O que causa a cárie?
Bactérias – presentes na cavidade bucal, fermentam carboidratos (açúcares) e produzem, principalmente, ácido lático que abaixa o pH da saliva e desmineraliza o esmalte dental, cavitando-o.
Falta de higiene bucal – essas bactérias, os ácidos e os resíduos alimentares formam o biofilme dental – aproximadamente 20 minutos após a refeição – e se ele não for removido, pode calcificar (endurecer) e causar outros problemas como a gengivite, que é a inflamação da gengiva, que evolui para a periodontite, uma extensão da gengivite para os tecidos de suporte dental.
Como saber se meu filho tem cárie?
O primeiro sinal de uma lesão de cárie pode ser uma simples mancha branca e opaca no dente, que evolui para um ponto castanho escuro, e em seguida, uma cavidade.
Devemos sempre estar atentos durante a higienização e observar a superfície dos dentes à procura de qualquer sinal, mas somente um dentista pode afirmar se seu filho tem cárie.
Quais os sintomas?
Na fase inicial, a doença é assintomática, ou seja, a criança não sente dor.
A dor de dente só vai acontecer quando a cárie atingir a dentina, uma camada mais interna do dente que, ao contrário do esmalte, possui sensibilidade. Essa dor aparece principalmente ao ingerir alimentos doces.
Quando a doença atinge a polpa, camada mais interna do dente, que possui nervos e vasos sanguíneos, a dor é intensa e difícil de controlar, até mesmo com analgésicos.
Qual é o melhor tratamento?
Mancha branca e opaca – controlar o biofilme – placa bacteriana – com escovação (pelo menos 4 vezes ao dia), diminuir a ingestão de açúcares e realizar aplicações de flúor com um dentista.
Se este tratamento não resolver, o dentista irá retirar o tecido dental cariado e restaurar o dente, procedimento popularmente conhecido como obturação.
Quando a cárie está muito avançada, e atinge a polpa dentária, o tratamento de canal é necessário.
Criança com dente de leite faz tratamento de canal?
Sim, crianças com dente de leite também fazem tratamento de canal, mas o material colocado no lugar dos nervos e vasos sanguíneos é diferente, pois a raiz destes dentes é reabsorvida quando o permanente começa a movimentar para nascer.
Cuidados importantes:
A prevenção da cárie deve começar na gestação para prevenir complicações, como o parto prematuro, que está relacionado à doença periodontal (doença da gengiva e tecidos de suporte dental).
Após o nascimento do bebê, os cuidados devem continuar para pais e filhos:
– Sempre realizar a higienização da gengiva/dentes da criança.
– Por ser infectocontagiosa, sempre lembrar de tomar cuidado com a transmissão de bactérias, por isso devemos evitar beijar o filho na boca, soprar e provar a comida do bebê com o talher dele.
– Visitar o dentista periodicamente.