A importância da amamentação na prevenção das más oclusões
Nem é preciso dizer que a amamentação é muito, muito, muito importante! Todas as mamães sabem da importância do aleitamento materno para o crescimento e desenvolvimento do bebê.
Que o leite materno tem todos os nutrientes necessários, que protege o bebê de doenças, reforçando o sistema imunológico, que reduz a chance de obesidade, que reduz a mortalidade infantil, que ajuda a mamãe na recuperação do peso, tudo isso é amplamente divulgado nos meios de comunicação e nas campanhas de aleitamento materno.
Mas você sabia que o aleitamento materno também influencia no desenvolvimento das arcadas dentárias?
O aleitamento materno é o primeiro e principal estímulo fisiológico para o correto desenvolvimento das arcadas dentárias e demais estruturas bucais, estimulando o crescimento, além de ser fundamental para a instalação do reflexo para a respiração nasal e a deglutição correta.
Ao mamar no peito, a criança realiza um movimento de ordenha que estimula a musculatura perioral, bem como o crescimento adequado da mandíbula.
Você já observou que o recém-nascido normalmente tem um queixo pequeno? É que o crescimento mandibular ocorre por estímulo da musculatura no ato da amamentação. Se a criança não for amamentada, perde esse importante estímulo de crescimento, e o maxilar inferior poderá não se desenvolver corretamente, ocasionando um retrognatismo mandibular. A criança poderá desenvolver problemas respiratórios, inclusive apneia do sono. Bem, isso é assunto para outra postagem….
Além disso, o aleitamento materno fortalece o vínculo mãe-filho, e preenche as necessidades emocionais do bebê, o que vai evitar a necessidade do uso da chupeta.
A amamentação no peito estimula todas as estruturas orais, tais como lábios, bochechas, língua, ossos e músculos da face, que são essenciais para a mastigação, deglutição e fonação corretas.
Informações da autora:
Arlene Pires
Cirurgiã-dentista
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Facebook: Arlene Pires Odontologia
e-mail: arlene@arlenepires.com.br
Consultório: Rua Bento Gonçalves, 1.200, sala 401 – Caxias do Sul-RS