Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / A importância da amamentação na prevenção das más oclusões

A importância da amamentação na prevenção das más oclusões

A importância da amamentação na prevenção das más oclusões

Nem é preciso dizer que a amamentação é muito, muito, muito importante! Todas as mamães sabem da importância do aleitamento materno para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Que o leite materno tem todos os nutrientes necessários, que protege o bebê de doenças, reforçando o sistema imunológico, que reduz a chance de obesidade, que reduz a mortalidade infantil, que ajuda a mamãe na recuperação do peso, tudo isso é amplamente divulgado nos meios de comunicação e nas campanhas de aleitamento materno.

amamentacao-na-prevencao-da-ma-oclusao

Mas você sabia que o aleitamento materno também influencia no desenvolvimento das arcadas dentárias?

O aleitamento materno é o primeiro e principal estímulo fisiológico para o correto desenvolvimento das arcadas dentárias e demais estruturas bucais, estimulando o crescimento, além de ser fundamental para a instalação do reflexo para a respiração nasal e a deglutição correta.

Ao mamar no peito, a criança realiza um movimento de ordenha que estimula a musculatura perioral, bem como o crescimento adequado da mandíbula.

Você já observou que o recém-nascido normalmente tem um queixo pequeno? É que o crescimento mandibular ocorre por estímulo da musculatura no ato da amamentação. Se a criança não for amamentada, perde esse importante estímulo de crescimento, e o maxilar inferior poderá não se desenvolver corretamente, ocasionando um retrognatismo mandibular. A criança poderá desenvolver problemas respiratórios, inclusive apneia do sono. Bem, isso é assunto para outra postagem….

Além disso, o aleitamento materno fortalece o vínculo mãe-filho, e preenche as necessidades emocionais do bebê, o que vai evitar a necessidade do uso da chupeta.

A amamentação no peito estimula todas as estruturas orais, tais como lábios, bochechas, língua, ossos e músculos da face, que são essenciais para a mastigação, deglutição e fonação corretas.

Informações da autora:

Arlene-Pires

Arlene Pires
Cirurgiã-dentista
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares

Facebook: Arlene Pires Odontologia
e-mail: arlene@arlenepires.com.br
Consultório: Rua Bento Gonçalves, 1.200, sala 401 – Caxias do Sul-RS

 

 

Sobre Autor Convidado

Artigo escrito por um autor convidado. Mais informações sobre o autor você encontra no final texto acima.

Veja também

Depilação íntima feminina | O que você precisa saber antes de depilar a virilha

Você sabia que existem fatores que você precisa conhecer antes de decidir qual a melhor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.