Home / Gestação e parto / O que você precisa saber / Ácido fólico – a importância do ácido fólico antes e durante a gestação

Ácido fólico – a importância do ácido fólico antes e durante a gestação

O ácido fólico, uma vitamina do complexo B (vitamina B9) é essencial para as mulheres que desejam engravidar e deve começar a ser ingerido antes de engravidar e até os 3 meses de gestação. A importância do ácido fólico antes e durante a gestação é traz benefícios para gestante e bebê, reduzindo a mortalidade neonatal.

mulher comendo aveia (570x380)

Benefícios do ácido fólico para gestante e bebê

– A ingestão do ácido fólico pelo menos 1 mês antes da gestação age na remodelação celular, auxiliando na correta formação do tubo neural do bebê reduzindo doenças como espinha bífida, onde há a exposição da medula espinhal que não se fecha completamente, e anencefalia, malformação ou ausência do cérebro e/ou da calota craniana.
– Redução na incidência da fissura lábio-palatina (lábio leporino) e no trato urinário;
– Redução de problemas cardíacos no bebê;
– Formação adequada das células do sangue, diminuindo incidência de anemia na gestante;
– Estudos sugerem que a ingestão adequada de ácido fólico esteja relacionada à diminuição no risco de desenvolver a pré-eclâmpsia;
– Segundo o JAMA (The Journal of the American Medical Association), pesquisas recentes demonstram que o consumo adequado e diário de ácido fólico reduz em até 40%os riscos de desenvolvimento do autismo.

Quero engravidar, quando devo começar a tomar ácido fólico

O uso recomendado é de 3 meses antes de engravidar, ou seja, se você pretende engravidar converse com seu médico e siga suas orientações quanto ao uso do suplemento. A ingestão deve continuar até os 3 meses de gestação.

Onde posso adquirir o ácido fólico e como ingerir

Os suplementos de ácido fólico são produzidos em forma de pequenos comprimidos e devem ser ingeridos conforme orientação de seu médico. Eles não produzem qualquer efeito colateral e não engordam. Outro benefício é que o corpo humano consegue absorver com mais eficiência o ácido fólico em comprimidos do que os encontrados em alimentos.
Você encontra o ácido fólico em comprimidos em farmácias e em postos de saúde. A quantidade de ácido fólico por comprimido é muito maior do que a necessidade diária, porém o mais recomendado é que se tome todos os dias.
Alguns complexos vitamínicos para gestantes podem apresentar o ácido fólico, porém somente o seu médico poderá lhe orientar se é necessário tomar os comprimidos junto com os complexos vitamínicos ou não.

Engravidei antes de tomar o ácido fólico, o que fazer?

Os problemas no tubo neural do bebê acontecem nas primeiras 4 semanas de gestação, ou seja, a maioria das mamães ainda não descobriram que estão grávidas.
Ao descobrir a gestação a primeira orientação é agendar sua primeira consulta pré-natal para realizar exames e determinar o tempo de gestação. Tente manter a calma e lembre-se que o problema com a espinha bífida não é comum, especialmente em mulheres que se alimentam de forma saudável. Uma forma de manter a calma é tentar se lembrar dos alimentos que você consumiu nos últimos meses, você verá que muitos deles possuem o ácido fólico ou são enriquecidos com ele, como pães, arroz, feijão e outros alimentos listados mais abaixo.

Quanto de ácido fólico deve ser ingerido por dia

A quantidade de ácido fólico diária é de 400mcg para adultos, podendo chegar a 600mcg para gestantes, porém de acordo com histórico médico ou familiar as doses podem ser ajustadas.

Ácido fólico engorda?

Não, o ácido fólico não engorda.

Alimentos ricos em ácido fólico

Fígado de galinha e de boi, espinafre, lentilha, feijão, brócolis, quiabo, gema de ovo, além de alguns alimentos que são enriquecidos com ácido fólico, como a farinha de trigo – e alimentos que contenham trigo como macarrão, pão e biscoitos – aveia e arroz.
Ao cozinhar os alimentos eles perdem grande parte do ácido fólico, então o ideal é ingerir cru ou cozidos com pouca água e em panela tampada.
Mesmo ingerindo alimentos ricos em ácido fólico as gestantes devem ingerir suplementos que garantam sua necessidade diária. Os suplementos devem ser indicados pelo médico.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Hidrossalpinge | O que é, tratamento e se posso engravidar

Posso engravidar se tenho hidrossalpinge? A hidrossalpinge é uma condição que afeta as Trompas de …

4 comentários

  1. Olá, tenho 43 anos e meu noivo quer muito um filho, quais são aS minhas chances de engravidar?! Ou será que não tenho …

    Obrigada, simone .

    • Almanaque dos pais

      Olá Simone,
      O primeiro passo é agendar uma consulta com um especialista em fertilidade ou mesmo seu ginecologista para saber como está a sua saúde reprodutiva. A partir dos resultados ele poderá prescrever medicamentos que podem aumentar as suas chances de engravidar ou indicar tratamentos que vão desde estimular a ovulação até a fertilização in vitro.
      Mulheres que já entraram na menopausa também podem engravidar, porém com óvulos doados através da fertilização in vitro (FIV).
      Beijos

  2. tenho um ciclo de 29 dias .ou seja meu dia fértil foi dia 26 no sábado tive relação com meu marido nos dias 23,24, 25,26….27 e 28 ,,,se eu fizer um teste de farmácia terei um resultado confiável …qual o melhor dia para realiza-lo sem ter que esperar pelo atraso da menstruação………..obg

    • Almanaque dos pais

      Olá Letícia, tudo bem?
      O ideal é que se espere o segundo dia de atraso menstrual para realizar um teste de farmácia ou exame de sangue (beta-HCG). Porém existem alguns testes de farmácia que prometem um resultado seguro até 2 dias antes da menstruação, fale com o farmacêutico para lhe ajudar a identificar um desses.
      Volte para nos contar, combinado?
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.