Home / Papai / Comportamento / Ser pai também significa se comprometer com as tarefas domésticas

Ser pai também significa se comprometer com as tarefas domésticas

O título do artigo “Ser pai também significa se comprometer com as tarefas domésticas” não é atrativo para a grande maioria dos homens, mas essa ação pode resultar em um relacionamento mais harmônico e feliz entre o casal e seus filhos.

A razão é simples: Quando o homem participa das tarefas domésticas a sobrecarga da mulher, que geralmente é quem assume a maior parte dos cuidados com a casa, é diminuída, sobrando mais tempo para o casal se dedicar à família e ao lazer.

ser pai

Não faz muito tempo que o papel do homem era o de prover alimento, segurança e conforto para sua mulher e filhos, porém essa imagem já está ultrapassada, hoje se espera que o homem tenha mais comprometimento com os afazeres domésticos. E essa mudança no comportamento também se reflete no papel da mulher que perdeu o posto de “Amélia” para dividir com o homem as responsabilidades do sustento familiar.

Quando o casal se vê comprometido juntos com as tarefas da casa e a educação dos filhos, o relacionamento tende a ficar mais harmônico para todos, incluindo os filhos que criam mais afeto pelo pai que é mais presente e atuante e desde cedo convivem com a importância da divisão de tarefas e das responsabilidades. Na visão da mulher o marido que divide as tarefas do lar é visto como companheiro e responsável, e essa admiração tende a crescer diariamente para alegria dos homens que serão recompensados com uma mulher mais descansada e disposta para namorar.

Por onde começar a ajudar nas tarefas domésticas?

Se você quer ajudar, mas não sabe por onde começar, veja a dica de tarefas simples e que trazem um ótimo resultado!

Cozinhar e lavar louça

Se você curte cozinhar, pode aproveitar esse tempo e ir organizando a cozinha enquanto está preparando o rango. Outra ideia é sugerir a troca: quem cozinhar não lava e vice-versa.
Mamadeiras precisam de mais cuidados na hora de lavar, o que inclui esterilizar com água fervente. Separe uma panela somente para esterilizar mamadeira (panela de uso diário pode conter resíduos e deixar o bico da mamadeira engordurado) e, após lavá-las com bucha adequada e detergente, coloque na água fervente conforme orientação da embalagem (geralmente por 5 minutos).

Lavar roupa

A máquina de lavar pode parecer um monstro a ser dominado, mas ela é bem mais simples do que você pode imaginar. Peça ajuda para aprender a colocar a máquina para funcionar, como separar roupas, onde colocar sabão, amaciante…. Deixe a máquina fazer o trabalho dela e, ao final, ajude a estender as roupas ou dobrá-las.

Arrumar a cama

Arrumar a cama pode parecer muito chato, mas a sensação de quarto arrumado e organizado começa pela cama esticada. Arrume os travesseiros e estenda os lençóis, a sensação de que a casa está mais confortável é quase que imediata.

Varrer e passar pano

As ferramentas são velhas conhecidas: vassoura, pazinha, rodo, pano limpo e um balde com água e um pouco de produto de limpeza. Primeiro vem a vassoura removendo a sujeira mais grossa, depois o pano umedecido na água para remover poeira e aquela sujeirinha que fica grudada. Para um bom resultado o pano deverá ser molhado e escorrido a cada trecho, assim a maior parte a poeira ficará na água e não deixará o chão encardido.
Se tiver dúvida de qual produto de limpeza utilizar é melhor perguntar do que arriscar!

Compras no supermercado

Algumas pessoas adoram fazer compras no supermercado, visitar todas as sessões e conhecer novos produtos, para outras pessoas essa tarefa não é tão agradável assim, mas nem por isso deixa de ser essencial. Façam juntos a lista de compras e mãos à obra, pode ser uma visitinha rápida na sessão de hortifrúti ou uma compra mais demorada. Essa tarefa também pode ser realizada em conjunto, neste caso aproveitem para papear durante as compras e proponha para decidirem juntos os ingredientes de um jantarzinho especial.

Banho do bebê

Ajudar na hora do banho do bebê, além de ser de grande ajuda para a mamãe que pode aproveitar o momento para tomar um banho relaxante, também aumentará o vínculo entre pai e filho, que terão esse momento só para eles. Lembre-se de arrumar tudo antes do banho: roupinha limpa, fralda, pomada, creme hidratante, toalha, sabonete, banheira já higienizada e com água em temperatura adequada e demais artigos de banho e troca. Após o banho, assim que o bebê dormir ou estiver nos braços da mamãe mamando, é hora de arrumar a bagunça: estender a toalha, limpar a banheira (aproveite e já deixe higienizada para o próximo banho), secar o chão, colocar a roupa suja no lugar adequado e guardar os apetrechos de banho e troca.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Autoliderança – O primeiro passo do Líder

A autoliderança é uma conquista possível para qualquer um de nós, mas, para alcançá-la, é preciso antes identificar que tipo de pensamentos estão servindo de obstáculo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.