Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Adoçar ou não a mamadeira?

Adoçar ou não a mamadeira?

Antes de realmente começar este post, quero deixar algumas dicas:

– A OMS e a Sociedade Brasileira de Pediatria indica que a criança seja amamentada exclusivamente com leite materno até seis meses de idade e que a amamentação complementar vá até dois anos, no mínimo. Elas também alertam para o fato de que a introdução da mamadeira pode causar o desmame precoce.

– Para as mamães que vão voltar ao trabalho e precisam introduzir a mamadeira, você pode continuar amamentando nos horários que estiver em casa e, nos horários que estiver longe, pode oferecer a mamadeira com o leite materno em vez da fórmula, basta tirá-lo com a bombinha ou ordenha manual, e armazená-lo adequadamente (resfriado por até 24h e congelado por até 30 dias). Só ofereça fórmulas infantis com a orientação do pediatra.

O leite materno tem tudo que o bebê precisa: os nutrientes necessários nesta primeira fase do recém-nascido, água para hidratar e fatores de proteção como os anticorpos. Este leite, livre de contaminação, já está na temperatura certa e adoçado naturalmente pela lactose (açúcar).

Quando existe a necessidade de usar a mamadeira, muitas vezes as mães encontram dificuldade na aceitação do bebê, o que leva a adoçar o bico e até mesmo o conteúdo da mamadeira, mas isto não é preciso, pois as crianças amamentadas exclusivamente no seio não sentem necessidade do açúcar já que não tiveram contato com ele.

Muitas vezes a não aceitação da mamadeira se deve ao tipo do bico ou até mesmo da fórmula, então fale com o pediatra e peça orientações sobre outros formatos de bicos ou fórmulas que sejam adequadas para o seu bebê, ou ainda ofereça o leite em outra temperatura (o ideal é a temperatura corporal).

bebe mamadeira (600x441)

Quando introduzir o açúcar na dieta?

A introdução do açúcar na alimentação da criança deve ser prorrogada o máximo possível, pois é o principal causador da cárie na primeira infância, também chamada de cárie de mamadeira ou cárie rampante, que causa a destruição dos dentinhos das crianças.

Meu filho ainda não possui dentes, posso adoçar a mamadeira?

Não indico o açúcar nem para os bebês, pois vai condicionar o tipo de alimentação futura, e a maioria das mamães não tem o hábito de higienizar a boca dos filhos por medo ou dó de acordá-los do delicioso soninho embalado pela última mamada.

O ideal é fazer a limpeza da boquinha do seu bebê após cada mamada, retirando o excesso de leite.

Relato de um caso clínico:

Um dia atendi uma garotinha, muito comportada, de 5 anos e meio que chegou com os dentes cheios de “pontos pretos” (cárie), um deles chegou a ser canal, outros já não tinham mais o que fazer tamanha a destruição do dente.

Ao perguntar para a mamãe qual o tipo de alimentação e a frequência de higienização, descobri que a menina tinha preguiça de escovar os dentes e adorava balas, mas o final da conversa foi surpreendente, descobri que ela tomava toda noite, antes de dormir, uma mamadeira com achocolatado e o pior de tudo, ADOÇADO.

Antes de realizar todo o tratamento, fiz uma lista de recomendações para os pais, incluindo eliminar o achocolatado adoçado antes de dormir, e também conversei muito com ela, expliquei que os dentinhos estavam doentes e precisavam da ajuda de todo mundo. Eu ia fazer tudo que estava ao meu alcance para ajudar, mas que ela deveria escovar os dentes após as refeições e antes de dormir para que eles não ficassem mais doentes.

Ao término do tratamento, fiquei muito feliz ao saber que ela tomava a mamadeira sem adição de açúcar (foram diminuindo aos poucos a quantidade) e que ela terminava a mamada e ia escovar os dentes para dormir.

Pouco tempo depois (menos de 1 ano) os pais vieram para uma consulta de rotina e contaram que ela tinha largado a mamadeira de vez.

Obs.: Nem sempre é assim tão fácil retirar o açúcar da criança ou mesmo a mamadeira, mas temos que tentar de tudo e mais um pouco para o bem das nossas crianças.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Porque o dente permanente não nasce?

O dentinho de leite caiu já faz tempo e o permanente não nasce? Quanto antes procurar um dentista melhor, pois problemas podem estar causando este atraso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.