Home / Filhos / Recém-nascidos / Ar condicionado no quarto do bebê: temperatura ideal e mais dicas

Ar condicionado no quarto do bebê: temperatura ideal e mais dicas

O uso de ar condicionado no quarto do bebê já foi muito questionado e pesquisado. Hoje é considerado seguro, desde que com alguns cuidados, como por exemplo, para que o ressecamento do ar não prejudique a saúde dos pequenos, agravando casos de asma e sinusite.

ar condicionado

Ar condicionado no quarto do bebê: cuidados e dicas

Confira as dicas e cuidados para que o uso do ar condicionado traga, além do conforto térmico, benefícios para a saúde de sua família.

1. Temperatura ideal

A temperatura ideal do ar condicionado no quarto do bebê, crianças e até recém-nascidos, é entre 22°C e 26°C. Para crianças com alergia respiratória, evite deixar a temperatura muito baixa para que o ar frio não pior o quadro alérgico.

2. Umidade do ar

Aparelhos de ar condicionado geralmente ressacam o ar, em dias em que o tempo está mais seco torna-se essencial umidificar o ar, especialmente quando o aparelho estiver ligado. Bacia com água, toalha molhada ou mesmo aparelhos umidificadores melhoram a qualidade do ar.

3. Higienização

A limpeza do filtro deve ser realizada 1 vez por ano, ou conforme recomendações do fabricante.

4. Não direcionar o vento diretamente para a cama

Atente para a posição das aletas do ar condicionado, que não deve ser direcionado para a cama ou berço. As posições mais recomendadas para instalação do aparelho de ar condicionado são:

  1. Cabeceira da cama ou berço
  2. Parede paralela à cama ou berço

5. Evite choques térmicos

Após um banho quentinho, não é saudável para o bebê ser levado diretamente para um ambiente refrigerado.

6. Renove o ar do ambiente diariamente

Pelo menos 1 vez ao dia, desligue o ar condicionado e abra portas e janelas para trocar o ar do ambiente. A luz do sol também é essencial para que o quarto seja um ambiente saudável.

7. Evite deixar o aparelho ligado durante toda a noite

Utilize a função sleep do aparelho, que regula a temperatura durante a noite. Se o seu aparelho não possui essa função, uma dica é ligar o ar condicionado antes da hora de dormir e desligar durante a noite.

8. Atenção para ruídos

Na hora de escolher o modelo do ar condicionado, opte por modelos com baixo ruído. O ideal é a instalação do modelo split, em que somente a parte mais silenciosa é instalada dentro do quarto, e a parte mais “barulhenta” em uma área externa.

Ar condicionado como aliado para a saúde

Aparelhos de ar condicionado mais modernos, utilizados de forma correta e com todas as recomendações de higiene em dia, são considerados como aliados para a saúde, já que podem filtrar até 80% das partículas com fungos e bactérias, deixando o ar mais limpo e saudável e diminuindo incidências alérgicas em crianças e adultos.

Ar condicionado no carro

O ar condicionado também pode ser ligado no carro. As recomendações são:

  1. Higienizar os filtros a cada 10.000km rodados;
  2. Programar uma temperatura amena, já que alguns modelos podem deixar o ambiente muito frio;
  3. Não direcionar o vento diretamente para o rosto da criança.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Tabela Tipo sanguíneo dos pais e possíveis tipos sanguíneos dos filhos

Conheça a tabela de tipo sanguíneo dos pais e possíveis combinações dos filhos e saiba quais os tipos de sangue (O, A, B ou AB) que seu filho pode ter.

Um comentário

  1. Achei ótimo esse site, quero acompanhar passo a passo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.