Quem deve fiscalizar o cumprimento do reforço e das recuperações paralela pela escola ?
O cumprimento ou não pela escola quanto ao início e término das aulas no referido período fica sob a responsabilidade da supervisão de ensino, atividade extremamente importante para a garantia de uma escola com qualidade de ensino. Mas, também entendo que os pais devem, sempre que possível, fiscalizar se a escola está oferecendo estas oportunidade dos alunos recuperarem o conteúdo da matéria, que apresentam dificuldade.
E como deve ser feito este trabalho de recuperação paralela pela escola ?
O trabalho de recuperação dos alunos deve apresentar-se diverso daquele oferecido pelo professor da classe regular, pois se o aluno não aprendeu com a metodologia do professor regular não é pedagogicamente correto que se repita o mesmo procedimento pelo professor do reforço.
Também deve ser significativo, atraente e motivante; não deve apresentar um caráter punitivo mas uma nova possibilidade de aprender e agora de forma mais individualizada e para atender a diversidade de características, de necessidades e ritmos de cada aluno.
Quanto aos projetos de recuperação paralela e reforço, deverão ocorrer a partir de decisão do Conselho de Série/Classe e elaborados a partir das fichas de avaliação diagnóstica elaboradas pelo professor da classe regular. Os referidos projetos deverão ser elaborados em conjunto com os professores, e não somente pela coordenação pedagógica, e aprovados pela Diretoria de Ensino. A direção da escola e coordenação pedagógica deverão coordenar, implementar, acompanhar e avaliar os referidos projetos, disponibilizar espaço físico e material pedagógico, promover a integração com as famílias dos alunos, enfim, zelar para que o reforço apresente um impacto positivo na aprendizagem dos alunos.
Sugestão para a escola : A Escola oferece um roteiro de recuperação ao longo do ano, que contém exercícios que devem ser entregues ao final da recuperação e cuja nota é incorporada à avaliação feita na prova.
O que fazer se a escola não oferecer recuperação paralela ao aluno?
Porém, se a escola não oferecer REFORÇO, NEM RECUPERAÇÃO PARALELA ao longo do ano letivo, isto configura INFRAÇÃO LEGAL aos direitos do aluno e qualquer decisão que retiver o aluno de série, não considerando o reforço e as recuperações paralelas deverá ser anulada, seja via administrativa perante a diretoria de ensino ou judicialmente, mediante ação judicial.
Leia também:
O que é Recuperação Paralela
Escolas não podem negar matricular alunos autistas ou cobrar taxas extras
Data corte para matrícula no ensino fundamental e educação infantil
Gostaria do contato da DRa Claudia Hakim.
Aguardo
claudiahakim@uol.com.br