Home / Colunistas / Camila Próspero / Chá de Revelação – descobrir o sexo do bebê com uma festa

Chá de Revelação – descobrir o sexo do bebê com uma festa

Como funciona o chá de revelação?

Regra nº 1: Somente 1 pessoa de confiança pode saber o sexo do bebê!

A mamãe e papai precisam avisar ao médico que realizará o ultrassom que não querem saber o sexo do bebê, mas que ele deverá anotar em um papel para ser entregue a uma pessoa de confiança, ou será entregue para quem for decorar a festa, ou ainda, ao confeiteiro que preparará o bolo de revelação.

Regra nº2: Uma festa toda rosa e azul

Foto: Martin Male
Foto: Martin Male

A festa deverá ser decorada com rosa e azul (ou outra combinação de cores para menino e menina). Pratinhos, copos, bexigas, painel de parede, docinhos e todos os itens de decoração deverão ser divididos nas cores de menino e menina.

Foto: Janet
Foto: Janet

Regra nº3: Painel de palpites

Fica muito divertido montar um painel dividido ao meio com uma metade para cada sexo. Todos os convidados devem colar um adesivo, imã ou alfinete no lado que eles acreditam que será o sexo do bebê. Também fica bacana utilizar uma lousa e giz nas cores rosa e azul.
Para a brincadeira ficar ainda mais divertida, distribua broches nas cores rosa e azul para os convidados circularem pela festa “anunciando” a sua aposta.
Que tal aproveitar e oferecer uma lembrancinha como prêmio para os que acertaram? Pode ser bombom, bloco de anotações, chaveiro…

Regra nº4: Brincadeiras

Festa de comemoração para a chegada de um bebê não pode ficar sem brincadeiras! E as brincadeiras do chá revelação podem ser bem diferentes das brincadeiras tradicionais de chá de bebê.
A primeira ação é dividir os convidados em 2 grupos:
– o Grupo que acredita que será um menino;
– o Grupo que acredita que será uma menina.
Agora é hora de propor brincadeiras de time:
Mímica:
O time “A” escolherá um nome de filme, livro ou personagem para 1 pessoa do time “B” realizar mímicas para que os outros integrantes de seu time adivinhe. Quando a mímica começa, coloque o cronômetro para girar. O grupo que conseguir adivinhar mais rápido é o vencedor.
Corrida da chupeta na colher
A corrida do ovo na colher ganha uma nova versão, agora a vez é da chupeta (rosa para o time que torce por menina e azul para o time que torce por menino).
– Cada participante deverá ter sua colher.
– Defina quem será o primeiro, segundo, terceiro e quarto a correr de cada equipe(pode ser mais ou menos rodadas)
– O primeiro participante a colher na boca e o ovo na colher.
– Um participante de cada equipe sairá após a largada e percorrerá todo o percurso até voltar para a linha de chegada, onde ele entregará o ovo para o outro participante de sua equipe.
– O segundo corredor deverá fazer a mesma coisa, até o ovo ser entregue ao último corredor.
– Ganha a equipe em que seu último corredor cruzar a linha de chegada antes dos corredores da outras equipes.

O momento especial da festa – a grande revelação

Opção 01: Revelar cortando o bolo

Foto: Mack Male
Foto: Mack Male

Chega a hora de cortar o bolo! Papai e mamãe cortam juntos o bolo e, ao retirar a primeira fatia acontece a grande revelação! Quando o recheio do bolo é azul, é um meninão, e quando o recheio do bolo é rosa, é uma princesinha!
Você também pode distribuir para os convidados alguns cupcakes para serem mordidos ao mesmo tempo em que papai e mamãe cortam o bolo, assim todos terão seu momento de revelação.

Foto: Martin Male
Foto: Martin Male

Opção 02: Revelar com balões

Outra opção é colocar dentro de uma caixa de papelão alguns balões e enchidos com gás hélio. Ao abrir a caixa os balões rosa ou azuis subirão e revelarão o sexo do bebê para os papais e convidados.

Foto: Jason Kristofer
Foto: Jason Kristofer

 

Sobre Camila Prospero

Camila Prospero
Camila Próspero mora em São Paulo e é mamãe de duas delícias: a Catarina de 4 anos e o Artur de 2 aninhos. Especializada em nutrição infantil abandonou a carreira para se dedicar a sua verdadeira paixão, a loja artigos para festas Lapapel Festas, fundada por seu pai em 1985 e líder no mercado no bairro da Lapa em São Paulo.

Veja também

É normal sair leite do peito durante a gravidez? Em vídeo

21 comentários

  1. Adorei o poste
    Mas fiquei na dúvida pois queria muito fazer a brincadeira do bingo, nesse tipo de chá da pra fazer tranquilo? ?
    Obrigada e parabéns

    • Almanaque dos pais

      Olá Larissa,
      Pode fazer sim, o Baby Bingo é sucesso até em festas íntimas de 1 ano!
      Beijos

  2. amei esta pagina

  3. Mariana Nascimento

    O meu será no inicio de abril. Sobre presentes, como farei um segundo chá, deixei livre para quem quiser levar ou não. Quis fazer os dois porque o chá da revelação é mais intimista. Ja o chá de bebê é bem mais aberto e vem amigos não tão próximos. Enfim, estou super empolgada.

    • Almanaque dos pais

      Parabéns pela gravidez Mariana!
      Festejar a gravidez é sempre uma delícia. Sua ideia de realizar um chá de revelação intimista é ótima, assim você fica mais a vontade com seus convidados.
      Depois volte para nos contar como foram suas festas?
      Beijos

  4. Que presente deve ser levado em um chá revelação?

    • Almanaque dos pais

      Tudo bem Camila?
      Os presentes são, basicamente, os mesmos de um chá de bebê ou chá de fraldas, e sempre em cores neutras já que ninguém sabe o sexo do bebê.
      Beijos

  5. Parabéns ao site pela publicação. Foi a mais completa que encontrei sobre o assunto. Vou fazer o chá revelação e aproveitar essas ideias.

  6. gostei mais da ideia dos baloes do que do bolo já fico imaginando quando for comigo kkkkkkk

    • Almanaque dos pais

      A ideia dos balões é fantástica!! A emoção em ver aqueles balões nas cores azul ou rosa deve ser incrível.
      Beijos

  7. Olá, estou na minha segunda gestação, com 13 semanas. Na primeira gestação tive um chá de fraldas bem básico, só para não falar que não tive, mas nessa estou pensando em juntar o chá de fralda com o chá revelação, mas fico com aquela dúvida se eu conseguir ver o sexo no próximo mês será que não é muito cedo para um chá de fralda? Pois tenho certeza que não aguentarei a vontade de contar por muito tempo.
    Adorei as dicas e pegarei algumas para o meu, que já estou planejando cada detalhe!
    Beijos!

    • Almanaque dos pais

      Olá Priscilla, parabéns pela gestação!
      Após a 18ª semana de gestação já é possível descobrir o sexo do bebê através do ultrassom, mas só se a posição do bebê colaborar (comer um chocolate uns 20 minutos antes do exame ajuda o bebê a ficar mais agitado e aumenta as chances de conseguir ver o sexo), porém a partir da 8ª semana você já pode realizar o exame de sexagem fetal, um exame de sangue que revela o sexo do bebê.
      Sobre o chá de fraldas, geralmente as mamães realizam entre o 7º e 8º mês de gestação e já aproveitam para tirar muitas fotos e registrar o barrigão. Assim você também não precisa ficar tanto tempo com fraldas estocadas em casa. Mas não há problema em juntar as duas festas ;).
      Acompanhe com a gente sua gestação semana a semana, será uma delícia estar com você nessa fase tão especial.
      Beijos

  8. minha tia vai fazer Chá de Revelação

  9. ola me responder tira me dúvida. fiz sexo desprotegido no dia 12 de maio mas no dia 25 a menstruação desceu e no dia 19 de junho desceu e no dia 16 de julho desceu normal e no mês de agosto no dia 11 desceu e neste mês de setembro desceu no dia 8. tem possibilidade de esta grávida.

    • Almanaque dos pais

      Olá Sandra, tudo bem?
      Você está sentindo algum sintoma como abdome inchado, seios maiores e auréolas mais escurecidas e proeminentes?
      Como sua menstruação está descendo regulada, ou seja, com intervalos iguais, acreditamos que você não esteja grávida. Porém se quiser tirar a dúvida por estar sentindo sintomas de gestação, você pode realizar um teste de farmácia ou um exame de sangue chamado beta-HCG quantitativo.
      Beijos

  10. estou gravide de 16 anos me ajudem ?

    • Almanaque dos pais

      Olá Wenita, tudo bem?
      Você está sendo acompanhada por um médico obstetra? Em que podemos lhe ajudar?
      Beijos

  11. NOOOOOOOSSAAAAAAAAA,que ideia super,mega hiper legaaaal,tenho uma amiga que está gravida e ela me pediu para ir a ultrassom com ela,e adoramos a ideia,vamos preparar a festa e depois comento como foi 🙂

    • Almanaque dos pais

      É muito legal mesmo Denielle, temos certeza que vocês irão adorar essa festa! Depois nos conte como foi o Chá de Revelação de sua amiga, combinado?
      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.