Home / Colunistas / Dra. Silvana Chedid / Até que idade a mulher pode engravidar?

Até que idade a mulher pode engravidar?

Até que idade a mulher pode engravidar?

A resposta mais simplificada para esta pergunta é que a mulher pode ter filhos enquanto não entrou na menopausa. Porém, a mulher também pode engravidar após a menopausa com tratamentos de reprodução humana como a fertilização in Vitro, principalmente quando a menopausa precoce acontece antes ou ao redor dos 40 anos.

Veja a tabela com informação da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva sobre as chances de gravidez e riscos associados ao avanço da idade materna de pessoas que em um principio não têm problemas pré-existentes de fertilidade.

Idade Chances de engravidar Risco de abortamento Risco de alterações cromossômicas
-30 25% 14% 1/380
+35 15% 19% 1/212
+40 10% 40% 1/66
+45 menos de 6% até 60% 1/21

Fonte: American Society for Reproductive Medicine

Da mesma forma que é inevitável envelhecer, mas podemos envelhecer de forma mais saudável; é inevitável perder a fertilidade com o envelhecimento, mas podemos evitar que a infertilidade chegue antes do tempo. Para as mulheres, o envelhecimento do seu sistema reprodutivo começa aos 35 anos.

As mulheres que entram mais cedo na menopausa ou que apresentam quadros clínicos de falência ovariana (não produzem óvulos ou produzem óvulos de baixa qualidade) precisam de ajuda médica dos especialistas em infertilidade para realizar o sonho de ter filhos. O tratamento indicado requer que a mulher tenha óvulos vitrificados anteriormente, ou que utilize óvulos doados.

O limite para a mulher tentar engravidar com a ajuda das técnicas de reprodução humana estabelecido pelo Conselho Federal de Medicina é de 50 anos, este limite tem como objetivo evitar possíveis riscos da saúde da mulher e também do descendente.

ate que idade a mulher pode engravidar

Porque a infertilidade da mulher chega mais cedo?

O principal problema da infertilidade feminina associada à idade é a qualidade dos óvulos. A mulher não fabrica óvulos ao longo da vida, ela simplesmente libera os óvulos que foram produzidos quando ela ainda estava no útero materno. Este reservatório, conhecido como “reserva ovariana” vai diminuindo e perdendo qualidade com o avanço da idade. A partir dos 35 anos a queda é acentuada. Como vemos na tabela acima, as probabilidades de gravidez diminuem muito.

Papel do ginecologista

Os ginecologistas podem ter uma ideia da reserva ovariana da paciente e identificar casos que merecem uma investigação mais profunda através de testes hormonais e ultrassonografias. Caso identifique qualquer alteração, o ginecologista encaminha a mulher a um especialista em reprodução humana.

Quando a mulher quer engravidar após os 37 anos, é aconselhável conversar com o ginecologista sobre preservar óvulos, desta forma ela pode conservar a qualidade dos óvulos com a idade de sua preservação, engravidando no momento que considere mais oportuno.

Sobre Dra. Silvana Chedid

Dra. Silvana Chedid
Dra. Silvana Chedid (CRM 57672) é especialista em Reprodução Humana pelo Center for Reproductive Medicine da Universidade de Bruxelas (Bélgica). Por 15 anos dirigiu o CEPERH (Centro de Endoscopia Pélvica e Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo) e por 10 anos sua clínica própria, que foi incorporada ao grupo espanhol de medicina reprodutiva IVI em 2012. www.ivi.net.br

Veja também

Grávida pode depilar com cera quente/fria, lâmina, laser ou cremes?

Grávida pode depilar? Saiba as características de cada método depilatório, quais são permitidos, proibidos e cuidados necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.