As aulas começarão em breve e a compra da mochila escolar merece atenção especial! Confira algumas dicas importantes de como escolher a mochila escolar para seu filho e cuidados para que ela não prejudique a coluna da criança provocando lesões e desconforto.
A SBOP (Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica) de Sergipe indica que 30% dos estudantes apresentam variações posturais importantes e cerca de 77% dos alunos se queixam de dores nas costas. A mochila escolar inadequada ou uso incorreto acarreta em má postura e, consequentemente, dores nas costas.
Como escolher a mochila escolar ideal
Mochila de alças
Duas tiras largas, acolchoadas e ajustáveis
As tiras largas (mínimo de 4cm de largura), acolchoadas na região dos ombros e ajustáveis evitam compressão nos ombros causando dor e até prejudicando a circulação. Mochilas com uma só tira não distribuem o peso de forma adequada. O uso correto da mochila, ou seja, apoiada nos dois ombros, é essencial para evitar lesões.
Tira lombar
Uma tira que é ajustada n cintura e ajuda a distribuir o peso quando a mochila está muito carregada.
Acolchoamento posterior
Para evitar que objetos pontiagudos machuquem as costas da criança.
Ser leve
A mochila deve ser o mais leve possível, ou seja, não pesar mais do que 500g.
Como usar a mochila de alças
As alças da mochila escolar devem ser ajustadas de forma que a borda superior da mochila fique na altura dos ombros e a borda inferior a 5cm da linha da cintura. A mochila deverá estar em contato com a coluna, ou seja, reta.
Certifique-se do peso da mochila escolar antes que seu filho saia de casa. Se não for possível diminuir a quantidade de itens e o peso estiver maior do que 15% do peso da criança, opte pela mochila com rodinhas.
Oriente a criança para nunca levar a mochila escolar pela mão ou em um único ombro.
Os objetos mais pesados devem ser arrumados o mais próximo às costas.
Mochila com Rodinhas
Sem dúvida a melhor opção para aqueles que precisam carregar peso e para crianças com menos de 6 anos de idade. Existem modelos com 3 rodas de cada lado, que auxiliam na hora de subir escadas.
Alavanca ou puxador regulável
A alavanca deve ser ajustada para que a criança possa levá-la na posição inclinada e com os braços esticados.
Ser leve
A mochila deve ser o mais leve possível.
Como usar a mochila escolar com rodinhas
Oriente a criança para alternar o braços enquanto carrega a mochila, assim nenhum lado será sobrecarregado.
Se a mochila escolar com rodinhas não possuir o sistema para subir escadas, lembre-se de que ela deverá ser carregada nessas situações.
Cuidados para evitar dores e lesões
Além de escolher a mochila escolar adequada para a criança, alguns cuidados são necessários para evitar dores nas costas, pescoço, ombros e até desvio na coluna.
Tamanho da mochila escolar
Tanto a mochila de alças como a de rodinhas merece atenção especial quanto ao tamanho. A mochila escolar, especialmente a de alças, deverá ser do tamanho do tronco da criança. Por mais que seu filho insista em levar aquela mochila irada do super herói ou aquela fofíssima da boneca pink, opte sempre pela mais confortável e anatômica para a criança.
Peso máximo da mochila escolar
A mochila escolar não deve exceder 10% do peso da criança ou adolescente. Na impossibilidade de atingir essa meta, a mochila com rodinhas é a melhor solução, porém levando sempre o mínimo de peso possível.
A lancheira deve estar fora da mochila
Para evitar excesso de peso e volume, nunca coloque a lancheira dentro da mochila.
Se ainda assim a mochila escolar estiver pesada
Converse com a escola e analise a possibilidade de aliviar o peso da mochila. A escola poderá ajudar adquirindo armários escolares ou orientando o que o aluno realmente precisa levar. Falar com outros pais também é uma boa opção para juntos chegarem a uma solução.
Procure um médico se o filho se queixar de dor nas costas
Qualquer dor nas costas que a criança se queixar não deve ser ignorada. Nessas casos, procure um médico.
Fonte: www.sbop.org.br
Você também pode gostar de ler:
Como lidar com a briga entre irmãos
Viagem de avião com bebês e crianças
Pesquisa revela que alunos na série adequada para idade aprendem melhor matemática e português