Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Como estão posicionados os dentes de leite do seu filho

Como estão posicionados os dentes de leite do seu filho

Como estão posicionados os dentes de leite do seu filho?

O nascimento dos dentes de leite começa, em média, aos 6 meses de idade, podendo variar de criança para criança.

Por não possuir a coordenação motora desenvolvida, os pais ficam responsáveis pela higiene bucal dos pequeninos, e com isso observam tudo o que ocorre de novo na boquinha da criança, como o nascimento de um novo dente, uma afta, um pontinho preto e até mesmo um espaço que não existia antes.

posicionados-os-dentes-de-leite

Hoje vamos falar sobre o posicionamento dos dentes de leite, pois a dentição decídua pode vir bonitinha com dentes lado a lado e alinhados, com os dentes tortinhos ou com espaços:

Dentes de leite alinhados:

É o sorriso que todos os pais querem encontrar nos filhos – todos os dentes em seu devido lugar, um do lado do outro e que não precise de aparelho.

Mas em alguns casos, ter os dentes alinhados não significa estar livre do aparelho, pois a ortodontia não mexe somente em dentes, ela também pode atuar no crescimento dos ossos da face.

Dentes de leite apinhados (tortos):

Quando a criança já apresenta os dentes de leite apinhados, significa que falta espaço na arcada dentária e provavelmente não terá espaço para todos os permanentes se acomodarem alinhados. Ocorre também uma maior dificuldade de higienização por parte das crianças e dos próprios pais, pois alguns lugares não são alcançados pelas cerdas das escovas de dente.

Após a completa erupção dos dentes de leite, quando a criança tiver certo grau de entendimento e COOPERAÇÃO, pode-se indicar o tratamento ortodôntico com aparelhos móveis, ou seja, o aparelho que a criança vai retirar para se alimentar, mas os pais devem ficar sempre atentos ao uso correto do aparelho.

Dentes de leite com diastemas (espaços):

Estes espaços significam que a arcada é grande para os dentes de leite, e os permanentes podem ou não ter diastemas, tudo depende do crescimento ósseo e do tamanho dos permanentes.

Não é necessário realizar ortodontia só pelos espacinhos, mas se vierem acompanhados de outros problemas, aí é outra história.

Lembre-se sempre de levar seu filhote ao dentista, e para ter uma avaliação mais específica quanto a necessidade de utilizar aparelho, procure um ortodontista.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Criança pode usar creme dental com flúor?

A Odontopediatria Brasileira recomenda o uso de creme dental com flúor a partir do nascimento do primeiro dentinho da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.