É normal ter um ovário maior do que o outro?
A resposta é sim, é normal ter um ovário maior e outro menor sem que isso represente qualquer problema. Uma pequena variação entre os tamanhos dos ovários é perfeitamente normal e esperado.
Mas atenção: Quando a diferença entre os tamanhos dos ovários é muito grande você deve procurar por um médico ginecologista para investigar a causa do ovário maior e ter um diagnóstico seguro.
Foto: Reprodução www.enkivillage.com
Estar com um dos ovários maior é sintoma de gravidez?
Na verdade não, não existe nenhuma relação entre ter um ovário maior e outro menor com uma possível gravidez. Para confirmar uma gestação é necessário realizar um teste de gravidez, sendo o mais seguro o beta-hCG quantitativo, um exame de sangue.
O que pode causar o aumento anormal do ovário?
São muitas as prováveis causas que podem provocar o aumento do ovário, entre elas:
- SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos;
- Cistos;
- Tumores benignos;
- Tumores malignos – câncer de ovário.
Agora calma, como eu disse antes, as causas podem ser diversas, o importante é procurar um médico ginecologista para ser examinada o quanto antes.
Síndrome dos Ovários Policísticos
A SOP, abreviação para Síndrome dos Ovários Policísticos, é um transtorno endócrino que vem acompanhado dos seguintes sintomas:
- obesidade;
- menstruação irregular
- hiperandrogenismo (aumento dos hormônios masculinos, resultando no aumento de pelos no corpo, acne, entre outras características masculinas).
A SOP gera dificuldades para obter a gravidez, no entanto se a mulher pode engravidar de forma espontânea ou através de tratamento especializado dependerá de cada caso.
O que são cistos no ovário
A maioria dos cistos no ovário são consequência um folículo que não rompeu para liberar o óvulo. Este então pode crescer e formar o cisto.
Os cistos ovarianos, por exemplo, são umas bolsas de líquido e que podem se formar dentro ou fora do ovário. Na maioria dos casos os cistos do ovário não trazem complicações e, muitas vezes sem tratamento, tendem a desaparecer em alguns meses.
Muitas vezes os cistos não causam nenhum sintomas, porém os sintomas que podem acompanhar os cistos são náuseas, vontade frequente de urinar, dor pélvica e até mesmo a o ciclo menstrual desregular.
Câncer no ovário
O câncer no ovário causa o crescimento anormal do ovário. Quando a mulher possui mais de 50 anos ou está na menopausa, e é verificado o aumento ou deformidades no ovário, uma das possibilidades é o câncer no ovário.
Se diagnosticado é realizada uma cirurgia para remoção do tecido comprometido. Em casos mais avançados pode ser necessária a realização de quimioterapia.
Você também vai gostar de ler:
Quando a fertilização in vitro – FIV – é a melhor opção para engravidar
Ovário policístico e gravidez
Infertilidade sem causa aparente
Período Fértil: Como calcular
Já tem 9 meses q estou tentando engravidar. É uns 4 meses sinto cólicas fortes mesmo sem está no período de mestruação. E a 2 dias fiz a transvaginal e foi constatado um aumento do ovário direito e microcistos nos dois ovários.o que causas essas cólicas os cistos ou o aumento dos ovários??