A partir do sétimo mês de gestação é hora de começar a organizar o guarda-roupa do bebê e, claro, a mala da maternidade. É essencial que toda a roupinha seja lavada antes do uso, porém essa tarefa requer alguns cuidados para evitar alergias e irritações na pele sensível do pequeno. Confira aqui as dicas de como lavar roupinhas de bebê de forma eficiente e segura.
Como lavar roupinhas de bebê
Roupas novas podem conter toxinas que causam desde alergias, coceiras e vermelhidão, até problemas mais graves que podem comprometer o sistema nervoso e renal? Por essa razão não há dúvidas, é preciso lavar roupas novas antes de usá-las pela primeira vez. Tecidos com mais estampas e cores são aqueles que potencialmente causam mais danos à saúde.
Lembre-se que será necessário lavar TODAS as peças: vestuário, meias, luvas, gorros, roupas de cama, banho, mantas, protetor de carrinho, protetor do bebê conforto….
Para facilitar a leitura, organizamos o passo a passo em tópicos com as principais dúvidas e orientações:
Lavagem à mão ou na máquina?
Não há nenhum problema em lavar as roupas do bebê na máquina de lavar, porém as roupinhas com tecido mais fino e delicadas podem estragar, neste caso prefira lavar à mão.
Que produtos posso usar para lavar roupa de bebê?
Para os recém-nascido, a recomendação é utilizar sabão de coco, ou sabão neutro (líquidos ou em barra). Esses produtos possuem menos perfume e ácidos em sua composição, sendo considerados seguros para os pequenos.
A partir do terceiro ou quarto mês de vida, caso seu bebê esteja bem de saúde e não apresente reações alérgicas, você já pode começar a usar os produtos de lavagem de roupa infantis.
Que produtos não devo usar:
- Alvejantes;
- Removedor de manchas de qualquer marca;
- Sabão em pó comum;
- Amaciantes de qualquer marca.
Dicas para lavar roupinhas de bebê na maquina ou à mão
- Lave as roupas do recém-nascido separadamente dos outros membros da família;
- Se optar por não comprar bacias e baldes exclusivos para o bebê, lembre-se de higienizar com cuidado antes do uso para evitar que as roupinhas tenham contato com produtos químicos;
- Deixar secar em varal em local com bastante ventilação e, se possível, ao sol;
- Passar a roupa no avesso conforme instruções da etiqueta.
Para lavagem à mão
- Deixe a roupinha de molho de 10 a 15 minutos antes de iniciar para facilitar a remoções de sujeiras e manchas;
- Esfregue gentilmente para não estragar o tecido;
- Enxague diversas vezes para que todo sabão seja removido;
- Aperte a roupa para remover o excesso de água, evite torcer para não danificar o tecido;
- Após secagem, se notar que a roupinha está com cheiro forte de sabão, enxaguar novamente.