Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Cuidados com a escova de dente

Cuidados com a escova de dente

Considerada uma das maiores invenções do Século XX, a escova de dente é usada na promoção de saúde bucal, junto com outros produtos de higiene bucal, como a pasta de dente, fita dental e soluções para bochecho.

Foto: Reprodução deltadentalwablog.com
Foto: Reprodução deltadentalwablog.com

Embora a escova de dente seja um produto para realizar a higiene bucal, sua estrutura é favorável ao acúmulo e proliferação de microrganismos, como umidade e ambiente de uso, e por isso exige alguns cuidados para evitar a transmissão de doenças.

Cuidados com a escova de dente:

– Antes de usar, lavar a escova com água corrente para retirar as bactérias mortas.

– Ao escovar os dentes, não aplique muita força – isso desgasta o esmalte do dente e danifica as cerdas da escova, diminuindo sua eficiência e durabilidade.

– Evite mastigas as cerdas – elas são fininhas e delicadas, se seu filho mastigar as cerdas, elas vão se deformar e não alcançarão os cantinhos mais difíceis para remover o biofilme dental.

– Sempre que usar a escova de dente, lave e seque as cerdas, que podem ser meio de cultura para bactérias presentes no ambiente e na própria boca. O ideal é fazer uma boa higienização da escova pelo menos 1 vez ao dia com uso de antimicrobianos como os antissépticos bucais.

– Não enxugar com toalha, pois ela é utilizada para o corpo, e mesmo q seja uma específica para a escova, você estará contaminando a toalha e a escova repetidas vezes. Para eliminar o excesso de água após a escovação, bater com o cabo na pia.

– Guarde a escova na posição vertical, o que ajuda a deixá-la mais seca. Um armário (sem umidade) é a melhor opção, pois evita o contato dela com o aerossol que se forma ao acionar a descarga.

– Evite encostar uma escova na outra para não transmitir vírus e bactérias de uma escova para a outra. Em casa, o uso de capinhas de cerdas é muito útil quando não temos um porta-escovas com separador tradicional.

– As capas para as cerdas devem ser perfuradas para permitir a passagem de ar, evitando deixá-las abafadas.

– Ao levar uma escova para a escola, lembre-se de proteger as cerdas com um case específico para escova ou um simples protetor de cerdas, isso evitará que elas fiquem amassadas ou achatadas na mochila de seu filho. Mas lembre-se de pedir para as professoras ajudarem seu filhote a secar as cerdas para reduzir a proliferação de germes.

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Tabela do Sono do Bebê e Criança – 0 a 12 anos

Conheça a Tabela do Sono do Bebê e Crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.