Para entender o Diabetes Gestacional, primeiro precisamos entender o que causa o Diabetes:
O pâncreas secreta a insulina, que é responsável por levar a glicose (um açúcar) do sangue às células e transformá-lo em energia. Porém em algumas pessoas o pâncreas não executa sua função totalmente, fazendo com que o sangue fique com muita glicose – glicemia é a quantidade de glicose no sangue -, o que chamamos de diabetes.
O motivo de ser um problema comum para muitas gestantes é porque principalmente após a 25ª semana de gestação a placenta libera o HLP (Hormônio Lactogênio Placentário) que inibe a ação da insulina e fazendo com que o pâncreas precise trabalhar dobrado para manter o nível glicêmico normal, porém nem sempre o pâncreas consegue atingir o objetivo resultando na diabetes gestacional.
Diagnóstico do Diabetes Gestacional:
Cerca de 3 a 7% das gestantes sofrem de diabetes gestacional que é diagnosticada no início da gestação através de exame de sangue quando a gestante está em jejum ou em teste de tolerância à glicose após a 25ª semana de gravidez.
Se for diagnosticada antes da 20ª semana provavelmente a gestante tinha o diabetes antes de engravidar.
Após a gestação o quadro de diabetes gestacional geralmente desaparece, porém como a gestação é um teste de fogo para o pâncreas é provável que a gestante que desenvolva o diabetes gestacional, também desenvolva o diabetes com mais idade.
O fator genético também interfere na incidência do diabetes gestacional.
Recomendações após diagnóstico do Diabetes Gestacional
Ao ser diagnosticada com o diabetes gestacional o médico irá prescrever uma dieta para controlar o nível glicêmico e, se necessário, o uso da insulina. Atividade física leve também é indicada.
A gestante também deverá realizar ultrassonografia periodicamente para acompanhar o desenvolvimento do bebê, pois o diabetes pode fazer com que o bebê cresça e ganhe mais peso do que o normal, o que impossibilita em alguns casos o parto normal.
Cuidados com o recém-nascido
O diabetes não é “transmitido” ao bebê, ou seja, ele não nascerá com diabetes, porém precisará ser monitorado nas primeiras horas para que não ocorra a hipoglicemia, ou seja, pelo nível alto de insulina que ele recebeu da mamãe ele queimará mais açúcar, que ficará num nível abaixo do normal.
Gravidez Semana a Semana – também em vídeo
Acompanhe com o Almanaque dos pais a sua gravidez Semana a Semana clicando aqui. Você também pode optar por receber as novidades por e-mail ou por vídeo.
Você também vai gostar de ler:
Tabela da gravidez de semana para meses
7 Sintomas de Gravidez que você nem imaginava – Vídeo
Tabela: Tamanho do bebê por semana de gestação comparado com frutas
Chá de bebê – Como fazer o Baby Bingo e cartelas para imprimir
Conteúdo atualizado em 03/03/2017