Home / Filhos / Saúde / É normal o bebê fazer xixi dentro da barriga da mãe.

É normal o bebê fazer xixi dentro da barriga da mãe.

Pode parecer um pouco estranho, ou até nojento, mas é normal o bebê fazer xixi dentro da barriga da mãe. Porém o xixi do feto é muito diferente do xixi de um bebê já nascido.

É normal o bebê fazer xixi dentro da barriga da mãe?

A partir da 16ª semana de gravidez o rim do bebê já está maduro e começa a filtrar o sangue recebido da mamãe. A partir do 5º mês o aparelho digestivo começa a funcionar e o bebê já consegue digerir o líquido amniótico que engole. O líquido amniótico passa da boca para o estômago, entra na corrente sanguínea do bebê, é filtrado pelos rins até chegar à bexiga. Sempre que o bebê quiser “soltar o xixi”, o líquido percorre a uretra e é expelido no líquido amniótico novamente.

Pode parecer nojento, mas o líquido amniótico é composto também pela urina do bebê, ou seja, ela também é importante para o desenvolvimento adequado do feto.

De que é formada a urina do bebê dentro da barriga da mãe?

Diferente dos bebês que já nasceram, a urina dos fetos é quase toda composta por água, pois ele envia para a mamãe, através do cordão umbilical, a ureia, creatina, entre outras substâncias que seriam nocivas para o bebê se ingeridas.

Faz mal para o feto ingerir sua própria urina?

Não, afinal como explicado anteriormente, sua urina é muito diferente da urina de bebês que já nasceram, crianças ou adultos. Como as substâncias nocivas são enviadas para a mamãe através do cordão umbilical, é ela quem irá eliminar essas substâncias em sua urina.

É possível saber se o bebê urinou na barriga da mãe?

Sim, através do ultrassom é possível identificar se a bexiga do bebê está cheia. Acompanhando seu desenvolvimento é possível analisar se a bexiga foi esvaziada ou se está acumulando líquido em seu interior.
ultrassom02 (570x427)

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Porque o dente permanente não nasce?

O dentinho de leite caiu já faz tempo e o permanente não nasce? Quanto antes procurar um dentista melhor, pois problemas podem estar causando este atraso...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.