Home / Filhos / Saúde / É normal o bebê fazer xixi dentro da barriga da mãe.

É normal o bebê fazer xixi dentro da barriga da mãe.

Pode parecer um pouco estranho, ou até nojento, mas é normal o bebê fazer xixi dentro da barriga da mãe. Porém o xixi do feto é muito diferente do xixi de um bebê já nascido.

É normal o bebê fazer xixi dentro da barriga da mãe?

A partir da 16ª semana de gravidez o rim do bebê já está maduro e começa a filtrar o sangue recebido da mamãe. A partir do 5º mês o aparelho digestivo começa a funcionar e o bebê já consegue digerir o líquido amniótico que engole. O líquido amniótico passa da boca para o estômago, entra na corrente sanguínea do bebê, é filtrado pelos rins até chegar à bexiga. Sempre que o bebê quiser “soltar o xixi”, o líquido percorre a uretra e é expelido no líquido amniótico novamente.

Pode parecer nojento, mas o líquido amniótico é composto também pela urina do bebê, ou seja, ela também é importante para o desenvolvimento adequado do feto.

De que é formada a urina do bebê dentro da barriga da mãe?

Diferente dos bebês que já nasceram, a urina dos fetos é quase toda composta por água, pois ele envia para a mamãe, através do cordão umbilical, a ureia, creatina, entre outras substâncias que seriam nocivas para o bebê se ingeridas.

Faz mal para o feto ingerir sua própria urina?

Não, afinal como explicado anteriormente, sua urina é muito diferente da urina de bebês que já nasceram, crianças ou adultos. Como as substâncias nocivas são enviadas para a mamãe através do cordão umbilical, é ela quem irá eliminar essas substâncias em sua urina.

É possível saber se o bebê urinou na barriga da mãe?

Sim, através do ultrassom é possível identificar se a bexiga do bebê está cheia. Acompanhando seu desenvolvimento é possível analisar se a bexiga foi esvaziada ou se está acumulando líquido em seu interior.
ultrassom02 (570x427)

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Criança pode usar creme dental com flúor?

A Odontopediatria Brasileira recomenda o uso de creme dental com flúor a partir do nascimento do primeiro dentinho da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.