Home / Filhos / Educação e comportamento / Fotos dos filhos que não devem ser compartilhadas na Internet

Fotos dos filhos que não devem ser compartilhadas na Internet

Manter um perfil no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais é uma das muitas formas de interagir com amigos e familiares e até mesmo fazer novas amizades através de grupos com assuntos que sejam do seu interesse. E na hora de dividir com todos as alegrias muitos papais e mamães compartilham fotos de momentos agradáveis, divertidos e comemorativos, como o 1º dia de aula de natação do filho, ou então a foto daquele campeonato de futebol da escola em que o filho estava do time campeão. É saudável dividir a alegria com pessoas de seu convívio, mas existem fotos dos filhos que não devem ser compartilhadas na Internet por comprometerem sua privacidade, segurança ou mesmo por causar constrangimento futuro aos seus herdeiros.

menina notebook (570x380)Antes de publicar qualquer foto, mesmo que seja uma foto inocente, atente para os seguintes passos:

Fotos na Internet ficam na rede para sempre

Lembre-se sempre que, mesmo que você apague a foto alguns minutos após publicá-la, ela poderá estar na Internet ou em mãos erradas para sempre. Ao compartilhar a foto de seu filho ela se torna pública, ou seja, você perde o controle de quem poderá distribuir, salvar ou até mesmo realizar montagens para distribuí-la novamente.

Restringir acesso ao perfil ou fotos

A maioria das redes sociais, como o Facebook por exemplo, possibilitam que você restrinja o acesso aos seus álbuns de foto somente para pessoas ou grupos selecionados por você. De qualquer forma lembre-se que as pessoas podem salvar sua foto ou simplesmente compartilhá-la com outras pessoas, o que compromete a sua privacidade e da sua família. Então antes de publicar analise com cuidado o conteúdo da imagem e texto.

Diminua a resolução antes de publicar

As fotos em alta resolução podem ser usadas para publicidade ou manipuladas sem a sua autorização e utilizada de diversas formas. Cuidado!

Fotos dos filhos que não devem ser compartilhadas na Internet

Fotos com a criança sem roupa

Seja na maternidade para mostrar que é papai ou mamãe de um meninão ou princesa, no banho de banheira, no chuveiro, ou brincando com o esguicho no quintal, nunca compartilhe uma foto com seu filho sem roupa. Por mais linda, pura e inocente que seja aquela imagem, nem todos pensam assim. E você não vai querer que um pedófilo guarde uma foto de seu filho!

Fotos com a criança de uniforme

Seu filho fica lindo com o uniforme novo da escola e com certeza esse momento merece ser registrado, mas nada de publicar nas redes sociais! Ao publicar uma inocente foto do seu filhote com uniforme da escola, torna-se possível identificar onde o seu filho estuda e compromete a segurança de sua família. Qualquer pessoa com má intenção poderá se utilizar dessa informação para planejar sequestros, realizar chantagens entre outras formas de afetar a paz da sua família.

Fotos com amiguinhos, priminhos…

A foto com a turminha da escola é uma lembrança importante dessa fase, inclusive vale a pena revelar e escrever os nomes dos amiguinhos para não haver esquecimento no futuro. Mas nunca publique qualquer foto de seu filho com outras crianças, afinal os pais podem ter optado por não compartilhar nenhuma foto de seu filho. O mesmo vale para foto com adultos, nem todos gostam de expor sua vida.

Fotos com fantasias engraçadinhas ou momentos que podem causar constrangimento futuro

Vale repetir: as fotos publicadas, mesmo que deletadas, podem continuar disponíveis na rede para sempre. Antes de publicar aquela foto fofa do seu filho no peniquinho, ou da sua filha com a cueca do irmãozinho na cabeça, lembre-se que no futuro essa exposição da intimidade poderá resultar em bullying, vergonha e uma revolta da criança que nunca foi consultada sobre ter sua vida exposta dessa forma.

Fotos daquela viagem linda, ou de objetos de valor

Viajar para a Disney com as crianças é um sonho! Mas ficar postando imagens de viagens caras, ou o filhão brincando de dirigir o carrão novo do papai, pode chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas que podem planejar sequestros, roubos ou outros transtornos para sua família.

Fotos que informem sua localização atual

Mostrar para os amigos que o filhão está construindo um lindo forte na areia pode parecer inocente, mas expõe que sua casa está vazia e um alvo fácil. Até mesmo o famoso check-in em estabelecimentos pode comprometer a segurança de sua família.
Atenção: O seu celular pode estar habilitado para publicar fotos nas redes sociais com o registro do local em que a foto foi tirada.

Fotos que identifiquem sua residência

Aquela linda foto da família brincando em frente à sua casa ou condomínio pode ter informações que identifiquem sua residência, tais quais nome da rua, um comércio próximo, fachada da casa ou condomínio, ponto de referência, enfim, informações que muitas vezes passam desapercebidas para a maioria das pessoas, mas são um prato cheio para os mal-intencionados.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Sobre a decisão de acelerar um filho superdotado de série

A decisão de acelerar um filho superdotado de série Muitos pais, quando me procuram para …

Um comentário

  1. Monica Romeiro

    Muito cuidado com as fotos que compartilham, vocês viram o caso do menino que foi sequestrado em Santa Catarina no dia 29 de maio? Ele foi escolhido pelo Facebook! http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/06/sequestrador-diz-ter-planejado-crime-com-informacoes-de-rede-social.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.