O código de trânsito vigente no Brasil não cita nenhuma restrição, ou seja, perante o código de trânsito brasileiro a grávida pode dirigir durante toda a gestação, porém algumas situações podem colocar a vida da mãe e feto em risco e é melhor ficar atenta.
É importante que a gestante se sinta segura e confortável antes de assumir o volante. Confira as informações e dicas para dirigir com segurança e tranquila.
Quando não é indicado a grávida dirigir?
A gestante não deve dirigir quando há qualquer desconforto ou solicitação médica, especialmente nos últimos 2 meses de gestação em que uma freada mais brusca pode causar deslocamento da placenta causando risco de vida da mãe e feto, ou parto prematuro.
Outro período de risco é nas 6 semanas após o parto, pois os músculos da mulher ainda não respondem de forma rápida, atrasando seu reflexo ao dirigir.
Havendo qualquer desconforto ou insegurança o ideal é que a gestante não dirija.
Como a grávida deve ajustar o banco para dirigir?
O banco deve ficar o mais afastado possível do volante, porém sem prejudicar a movimentação dos pés e braços na hora de dirigir. Afaste o banco o máximo que puder desde que alcance adequadamente os pedais e volante do veículo
Posicione corretamente o cinto de segurança conforme imagem abaixo:
Dicas de segurança para a gestante dirigir
Utilize sapatos fechados ao invés de sandálias por conta dos pés que podem estar mais inchados e interferir na hora de utilizar os pedais do veículo.
Não se distraia com a movimentação do bebê, enquanto estiver dirigindo a sua prioridade é a sua segurança no trânsito.
Use sempre o cinto de segurança.
Respeite a sua intuição, se não se sentir segura para dirigir é melhor chamar um táxi.
Você também vai gostar de ler:
Grávida pode usar o cinto de segurança?
Sexo na gravidez: as 11 melhores posições – com imagens
Chá de bebê, como organizar em 10 etapas