Home / Colunistas / Dr. Marcelo Amaral Ruiz / IMC – Como calcular o Índice de Massa Corpórea

IMC – Como calcular o Índice de Massa Corpórea

Caros leitores do Almanaque, como calcular o índice de massa corpórea é uma dúvida muito comum no consultório. Primeiro vamos ensinar a calculá-lo e depois vamos entender o que é esse tal Índice de Massa Corpórea (IMC).

O IMC é muito, mas muito fácil de calcular, basta você saber o peso e a altura bem certinho (e tem que ser bem certinho mesmo) da pessoa em questão. O modo de calcular é o mesmo para adultos, crianças e adolescentes, seja homem ou mulher.

Então vamos lá: você pega o peso da pessoa em Kg e divide pelo quadrado da altura da pessoa em metros. Vou dar um exemplo para facilitar.

Vamos imaginar que uma pessoa pesa 75Kg e mede 1,70m. Seu IMC é 75/(1,70)², ou seja, 75/2,89, ou seja 25,9. Outro exemplo, uma pessoa de 92kg e 1,78m. Seu IMC é 92/(1,78)² ou seja, 92/3,16, ou seja, 29,1.

Vamos imaginar agora uma criança com 32kg e 1,12m. Seu IMC é 32/(1,12)² ou seja, 32/1,25 ou seja, 25,6. Sendo assim podemos perceber que calcular o IMC é muito fácil.

A questão é O Que o IMC significa?

O IMC é um índice fácil e prático de calcular e que nos indica se o peso da pessoa está equilibrado com sua altura. Para adultos homens e mulheres o IMC normal vai de 20 a 25. Valores menores que 20 indicam magreza e valores acima de 25 indicam excesso de peso.

Para crianças e adolescentes, apesar da conta do IMC ser a mesma, os valores variam conforme a idade e o sexo, por isso só podemos avaliar uma criança ou adolescente com as ferramentas corretas.

Foto: Reprodução aquickbite.com
Foto: Reprodução aquickbite.com

Agora chegou sua vez, pegue seu peso e divida pelo quadrado da sua altura. Encontre seu IMC e veja se você está magrinho, normal ou com excesso de peso. É claro que o IMC não é perfeito, existem outras formas de avaliar a constituição corporal de uma pessoa, porém é um início e se seu IMC estiver fora do normal, vale a pena procurar ajuda médica especializada.

Se você está preocupado com a saúde de seu filho ou filha, o profissional mais indicado para uma avaliação é o endocrinologista pediátrico. Ele fará as medidas corretas e as orientações sobre o estado nutricional de seu filho.

Sobre Dr. Marcelo Amaral Ruiz

Endocrinologista Pediátrico. PhD em Saúde da criança e do Adolescente pela USP. CRM-SP: 113266 e Registro de Especialista no CRM-SP 238842. Atualmente trabalha em consultório próprio em São José dos Campos. Contato: (12) 3922-0331

Veja também

Depilação íntima feminina | O que você precisa saber antes de depilar a virilha

Você sabia que existem fatores que você precisa conhecer antes de decidir qual a melhor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.