Meu filho caiu e bateu a boca , e agora?
As quedas envolvendo crianças são frequentes, principalmente entre o primeiro e terceiro ano de idade, quando estão aprendendo a andar, e nestas horas é comum a criança bater a cabeça no chão, na cabeça de um coleguinha ou em algum móvel.
Muitas vezes essa queda está acompanhada de choro, pais assustados e o pior de tudo – muito sangue.
O que fazer nessas horas?
A boca é um local ricamente vascularizado e a mucosa é fina, por isso é normal sangrar – não se assuste.
Primeiro de tudo, mantenha a calma para não assustar mais a criança e tente limpar o local com gaze umedecida com soro ou água filtrada, assim poderá observar melhor os danos causados pela queda.
Compressa com água gelada, ou até mesmo um sorvete, pode ajudar a parar o sangramento e aliviar a dor no local da batida, acalmando seu filhote.
Assim que possível, tente verificar a extensão do dano, por exemplo: gengiva inchada, dentes posicionados nos devidos lugares ou se há inclinação diferente em algum deles, se tem mobilidade ou se está faltando algum dente.
Evite mamadeiras e chupetas, pois podem agravar os danos aos dentes e gengivas.
Consulte um dentista o mais rápido possível para fazer o acompanhamento clínico e radiográfico, tanto do dente de leite quanto do permanente.
Principais traumatismos dentários e o que fazer:
Normalmente o arco superior é o mais afetado quando falamos de quedas, e os incisivos são os primeiros a sofrer as consequências.
Corte e sangramento = lavar o local com gaze e soro ou água filtrada e fazer uma compressa gelada no local. Se o sangramento não parar, consulte um dentista, pois pode ser necessário dar uns pontinhos no corte.
Luxação = é o trauma mais comum nas dentições de leite, é quando o dente se movimenta dentro do alvéolo (cavidade no osso onde se alojam os dentes), rompendo os ligamentos periodontais (fibras que ligam o dente ao osso), o que resulta na mobilidade do dente, e faz a criança relatar um incômodo ao comer, mamar ou chupar chupeta. De preferência a dietas pastosas, evite chupetas e mamadeiras para que o dente fixe novamente em sua posição.
Deslocamento = quando o dente inclina um pouco para frente ou para trás, devemos puxar o dente para a posição correta, sem fazer muita pressão, e se for feito logo após a queda, não dói nada.
Fratura = quando quebra um pedacinho do dente, pode ser feito a colagem do fragmento (armazenar o pedaço em soro fisiológico, embaixo da língua – no caso de crianças, não é aconselhado, ou num copo de leite), restauração do dente ou até mesmo ser necessário tratar o canal. Quando quebra um pedaço muito pequeno, o aconselhado é lixar a pontinha quebrada para não incomodar a criança e evitar machucar a língua, que vai ficar raspando no local.
Mudança de cor = o escurecimento da coroa do dente (parte visível e branquinha) é comum após uns 2 dias do traumatismo. Nos casos dos dentes de leite, nem sempre essa mudança de cor significa que o dente “morreu” e precisa tratar o canal, pois sua cor pode voltar ao normal. Procure um dentista para acompanhar com radiografias a evolução do caso do seu filho.
Intrusão = quando o dente entra na gengiva, devemos procurar ajuda o quanto antes, pois a raiz do dente de leite pode afetar o permanente que está logo acima dele. Com relação ao posicionamento do dente, na dentição decídua é comum o dente voltar sozinho para sua posição.
Extrusão = quando o dente sai um pouco para fora da gengiva, devemos reposicionar o dente logo após a queda, evitando formação de coágulo (gota de sangue) na ponta da raiz do dente.
Avulsão = quando o dente sai por completo do osso alveolar. Alguns autores não aconselham o reimplante do dente de leite, pois a chance de insucesso é grande. Procure um dentista para avaliar a situação, e indicar o melhor tratamento (aparelho para manter o espaço, no caso de estar longe da erupção do permanente, ou se aguarda o permanente descer para a posição do decíduo).
Orientações básicas nos período pós-traumatismo:
– Dieta pastosa.
– Higienizar o local com cuidado, principalmente após as refeições.
– Se não for possível escovar, utilizar gaze úmida com soro água oxigenada 10 volumes, ou solução de clorexidina.
– Tomar cuidado para a criança não ficar com a mão na boca, mexendo no lugar traumatizado, o que pode infeccionar a região e afetar o permanente.
– Repouso da área traumatizada – chupeta e mamadeira.
– Medicação – somente se prescrita por um médico ou dentista, de acordo com a necessidade de cada caso.
– Avaliação clínica e radiográfica do dente traumatizado, de preferência até o permanente “nascer”, pois este pode apresentar sequelas decorrente da queda.
No próximo post vou falar sobre traumatismo em dentes permanentes e o que fazer para aumentar as chances de salvar o dente da pessoa que te faz mais feliz no mundo.
*Fotos: Wikimedia
oi dra ..
a minha filha caiu com a boca no piso e estava de bico os dentes da frente chegaram a corta a borracha do bico..
eu fui olha os dentes parece que os dois da frente entraram para dentro..
ela tem 2 anos e 10 meses..
quero sua opinião..
Bom dia Jéssica,
O caso da sua filha se enquadra na intrusão.
Procure um dentista para verificar a posição do decíduo em relação ao permanente, pois a raiz do decíduo está próxima à coroa do dente permanente, o que pode interferir na sua formação.
Quanto ao posicionamento, normalmente os dentes decíduos voltam sozinhos para sua posição.
Melhoras para dia filhinha!
Dra. Taila Billa
Bom dia minha filha tem 2 anos e caiu bantendo o Dentinho na comoda; saiu um pouco de sangue e depois vi que esta um pouco molinho. O que devo fazer???
Boa tarde Taina,
O caso da sua filha provavelmente é uma luxação, mas somente uma consulta clínica poderá confirmar.
Normalmente o dente firma sozinho, mas devemos tomar alguns cuidados, como evitar mexer e também evitar alimentos duros, mamadeiras e chupetas.
Melhoras para a sua princesa!
Dra Taila Billa
Oi bom dia minha filha caiu e bateu com o Dentinho na comoda saiu um pouquinho de sangue e logo depois observei que esta um pouquinho mole. O que devo fazer????
Meu filho de 2 anos caiu e bateu a boca no sofá ( na parte dura do sofá) . e percebi que um Dentinho ficou na cor cinza, quase preto.. Faz uma semana e n houve melhora? O devo fazer?
Obg!!
Boa noite Elíude,
Essa mudança de cor significa que a polpa do dentre morreu. Essa é a Canadá mais interna e onde encontramos os nervos e vasos sanguíneos.
Seu filho precisará fazer um tratamento de canal para dentes de leite, um procedimento delicado, porém é mais tranquilo que o tratamento de canal do adulto.
Neste caso, o mais indicado seria um especialista em pediatria.
Espero ter ajudado!
Dra. Taila Billa
Boa tarde doutora gostaria de perguntar à senhora o seguinte minha filha de 2 aninhos caiu com a boquinha na parede do banheiro (pulando) e ficou escuro ja procurei o dentista mas minha filha nao deixa tirar o raio x do dente, o dentista que levei ela foi do sesc e ele falou que teria que ver o raio x, falando para ele que ela nao deixava tira e quando tirava a força nao ficava nítido o raio x, gostaria de saber da sua opinião por favor.
Boa noite Carlos,
No caso de não conseguir realizar a radiografia, seria interessante procurar um odontopediatra, pois ele saberá como ganhar a confiança da criança.
Mas se não conseguir, algo não muito nítido é melhor que nada, apenas para confirmar um diagnóstico.
Para um tratamento, a imagem nítida é fundamental para obter um bom resultado
O escuro você quer disser que o dente ficou escuro? Se for, sua filha precisará de canal, e neste caso, também precisará da radiografia.
Espero ter ajudado!
Dra. Taila Billa
Ola! Ótimo post!
Meu filho tem 6 anos, caiu e acabou perdendo 2 dentes de leite (61 e 62). O médico do pronto socorro indicou aparelho para espaçamento e repouso durante 3 dias. Estamos preocupados pois ele teve que levar pontos (sangrava DEMAIS). Saiu um pedaço do osso junto com o dente 62, ele terá que fazer tratamento de canal? Há chance de o dente permanente não nascer?
Boa tarde Carol,
O sangramento é normal, pois a boca é muito vascularizada.
Provavelmente o médico do posto achou necessário dar os pontos devido ao tamanho da lesão (são 2 dentes e um do lado do outro).
Seria interessante fazer uma radiografia do local para verificar se os incisivos superiores já estão nascendo ou se foram afetados com o trauma, mas como os decíduos foram removidos e o médico foi muito profissional ao indicar o aparelho, ele não deve ter notado nada além deste problema, mas um dentista seria a melhor opção para um diagnóstico mais preciso.
Este aparelho tem a função de manter o espaço do dente perdido para que o permanente nasça e também manter a estética (coloca-se um dentinho no lugar do que caiu). Ele deverá ser usado até os dentes permanentes começarem a nascer, mas como são 2, cada um nasce em um tempo, o dentista fará os ajustes necessários.
Se o dente permanente não começou sua erupção, pode ser que demore um pouco até que você comece a vê-lo, pois o osso irá cicatrizar e criar uma dificuldade maior para nascer, mas se seu filho tiver o permanente correspondente ao decíduo perdido, não tem com o que se preocupar – o dente vai nascer!
Obrigada pelo elogio!
Também adorei sua pergunta!
Beijos,
Dra Taila Billa
Boa noite, minha filha tem 4 anos caiu bateu a boca e os três dentes da frente ficaram nome, e a gengiva está com coágulo de sangue. O que faço
Minha filha bateu com dente sangrou muito e quebrou a pontinha,a Dentista passou amoxilina e pediu para voltar com 1 semana para fazer o raio x,só que minha filha não está tomando de geito nenhum o medicamento.
É realmente necessário?
Eu volto para pedir um medicamento injetável?
Obrigada
Bom dia Raiane,
Provavelmente a dentista observou a presença de alguma sujeirinha resultante do trauma, inchaço, presença de biofilme ou algum ponto de ruptura da gengiva, e por isso prescreveu o antibiótico.
É importante que ela tome o remédio para melhorar o quadro clínico e assim realizar a radiografia.
Qual tipo de amoxicilina a dentista passou? Existe pó para suspensão oral, cápsula e injetável, um deles irá funcionar.
Aconselho voltar ao consultório para uma nova avaliação e verificar qual tipo será mais fácil administrar para sua filha.
Espero ter ajudado!
Beijos
Dra. Taila Billa
olá.
minha bebe de 16 meses ontem de manhã caiu da cama e bateu a boca no criado mudo, saiu muito sangue, foi na parte de cima, esta muito inchado e a região da pancada esta bem negra, qualquer coisa que bate em cima volta a sangrar, por favor me ajude levo ao medico ou ao dentista?oque devo faser?
Boa tarde Danielly,
Sangrar é normal devido a grande vascularização da região bucal.
O escurecido é o hematoma.
Evite traumatizar ainda mais a região, dê preferência para alimentos frios e gelados que vai amenizar a dor e diminuir o sangramento.
Assim que parar o sangramento, tente avaliar o local: verifique se há algum corte na gengiva, se os dentes estão moles…
Aconselho levar sua filha ao dentista, assim ele poderá avaliar melhor o caso e radiografias a região afetada.
Melhoras para sua bebê!
Dra. Taila Billa
Minha filha tres anos caiu bateu os dente um deles foram para trais os de cima da frente o que devo fazee?? Por favor me ajuda
Boa tarde Leidiane,
O caso da sua filha é o deslocamento.
Como diz no post, coloque o dente na posição correta logo após o trauma, com muito cuidado pois a área estará dolorida.
Dependendo do trauma, pode ser necessário fazer a contenção dos dentes.
Procure um dentista para avaliar os dentes e estruturas de sustenção.
Melhoras para sua filha!
Dra. Taila Billa
Meu filho de 3 anos quebrou um pedacinho do dente da frente não ficou mole mas ele tá sentindo muito incomodo o que devo fazer?
Bom dia Sônia,
O caso do seu filho deverá ser avaliado por um dentista para definir o tipo de tratamento, pois dependendo do tamanho da fratura, pode ser necessário realizar o tratamento de canal.
Este dente ainda ficará na boca por alguns anos, por isso a criança não pode sentir dor.
No post este assunto está bem explicado, com os possíveis tratamentos para cada caso.
Beijos Dra Taila Billa
Meu filho de 2 anos caiu e quebrou os dois dentes da frente, o dentista disse que tem que tirar o pedacinho que sobrou, mas para fazer a extração eu e meu marido vamos ter que seguralo.
Gostaria de saber se tem uma forma menos traumática p ele? Acho que ele vai sofrer muito desse jeito
Boa tarde Vanusa,
Existem diversas formas de contenção, mas o ideal seria ter a cooperação da criança.
Tente conversar com seu filho, explicar que é para o bem dele, para não sentir dor.
Se depois da conversa não houver cooperação, infelizmente o atendimento deverá ser feito com contenção (dos pais, de algum profissional capacitado com autorização dos pais ou com amarras) e se não for possível a contenção, existe o atendimento em ambiente hospitalar e anestesia geral.
Se for mesmo necessária a remoção dos dentinhos de leite, verifique a possibilidade do seu filho utilizar uma prótese infantil, como um aparelho removível, ou pelo menos um mantedor de espaço, pois os dentes permanentes demorarão a erupcionar e seu filho irá precisar do espaço dos dentinhos que serão removidos.
Espero ter ajudado!
Beijos Dra. Taila Billa
Boa noite filha de 2anos 8 meses caiu é bateu os dentes da frente ta moles é sangrando o que eu faço obrigado
Ola bom dia dra minha filha caiu ontem e bateu o dente ela tem 2 anos e meio os dentes da frente quebrou uma fasquinha e ficou um louquinho mole os dente fica firme de novo ?? E tem como restaurar e fica caro fazer este serviço? Obrigado
Ola, tô desesperada, meu filho de 7 meses tava em pé apoiado na mesa, caiu e bateu a boca.. Esta sangrando e parece que machucou a gengiva de cima. Será que isso ira influenciar na dentição?
Boa tarde Berlina,
A boca é um local muito vascularizado, por isso o sangramento pode assustar um pouco, mas as vezes não é muito grave.
Primeiro, procure lavar o local, dar algo gelado para seu filho beber, assim o sangramento e a dor irá diminuir, e você poderá avaliar o trauma.
Se ele já tem dente, pode ser um problema, pois se a batida for forte, o dente pode morrer e ele vai precisar de tratamento de canal.
Se o dente estiver quase nascendo, mas ainda não está apontando na gengiva, o trauma pode gerar um corte na gengiva.
Se você estiver na dúvida, consulte um dentista para avaliar melhor a situação.
Se cortou a gengiva, evite alimentos mais durinhos, que ele tenha que mastigar e traumatizar ainda mais o local.
Alimentos e bebidas frescas ou geladas ajudam na dor.
Espero que ele melhore logo!
Beijos
Dra. Taila Billa