Meu filho caiu e bateu a boca, e agora? Traumatismo em dente de leite

Meu filho caiu e bateu a boca , e agora?

As quedas envolvendo crianças são frequentes, principalmente entre o primeiro e terceiro ano de idade, quando estão aprendendo a andar, e nestas horas é comum a criança bater a cabeça no chão, na cabeça de um coleguinha ou em algum móvel.

Muitas vezes essa queda está acompanhada de choro, pais assustados e o pior de tudo – muito sangue.

Foto: Wikimedia

O que fazer nessas horas?

A boca é um local ricamente vascularizado e a mucosa é fina, por isso é normal sangrar – não se assuste.

Primeiro de tudo, mantenha a calma para não assustar mais a criança e tente limpar o local com gaze umedecida com soro ou água filtrada, assim poderá observar melhor os danos causados pela queda.

Compressa com água gelada, ou até mesmo um sorvete, pode ajudar a parar o sangramento e aliviar a dor no local da batida, acalmando seu filhote.

Assim que possível, tente verificar a extensão do dano, por exemplo: gengiva inchada, dentes posicionados nos devidos lugares ou se há inclinação diferente em algum deles, se tem mobilidade ou se está faltando algum dente.

Evite mamadeiras e chupetas, pois podem agravar os danos aos dentes e gengivas.

Consulte um dentista o mais rápido possível para fazer o acompanhamento clínico e radiográfico, tanto do dente de leite quanto do permanente.

 

Principais traumatismos dentários e o que fazer:

Normalmente o arco superior é o mais afetado quando falamos de quedas, e os incisivos são os primeiros a sofrer as consequências.

Corte e sangramento = lavar o local com gaze e soro ou água filtrada e fazer uma compressa gelada no local. Se o sangramento não parar, consulte um dentista, pois pode ser necessário dar uns pontinhos no corte.

Luxação = é o trauma mais comum nas dentições de leite, é quando o dente se movimenta dentro do alvéolo (cavidade no osso onde se alojam os dentes), rompendo os ligamentos periodontais (fibras que ligam o dente ao osso), o que resulta na mobilidade do dente, e faz a criança relatar um incômodo ao comer, mamar ou chupar chupeta. De preferência a dietas pastosas, evite chupetas e mamadeiras para que o dente fixe novamente em sua posição.

Deslocamento = quando o dente inclina um pouco para frente ou para trás, devemos puxar o dente para a posição correta, sem fazer muita pressão, e se for feito logo após a queda, não dói nada.

Fratura = quando quebra um pedacinho do dente, pode ser feito a colagem do fragmento (armazenar o pedaço em soro fisiológico, embaixo da língua – no caso de crianças, não é aconselhado, ou num copo de leite), restauração do dente ou até mesmo ser necessário tratar o canal. Quando quebra um pedaço muito pequeno, o aconselhado é lixar a pontinha quebrada para não incomodar a criança e evitar machucar a língua, que vai ficar raspando no local.

Mudança de cor = o escurecimento da coroa do dente (parte visível e branquinha) é comum após uns 2 dias do traumatismo. Nos casos dos dentes de leite, nem sempre essa mudança de cor significa que o dente “morreu” e precisa tratar o canal, pois sua cor pode voltar ao normal. Procure um dentista para acompanhar com radiografias a evolução do caso do seu filho.

Intrusão = quando o dente entra na gengiva, devemos procurar ajuda o quanto antes, pois a raiz do dente de leite pode afetar o permanente que está logo acima dele. Com relação ao posicionamento do dente, na dentição decídua é comum o dente voltar sozinho para sua posição.

Extrusão = quando o dente sai um pouco para fora da gengiva, devemos reposicionar o dente logo após a queda, evitando formação de coágulo (gota de sangue) na ponta da raiz do dente.

Avulsão = quando o dente sai por completo do osso alveolar. Alguns autores não aconselham o reimplante do dente de leite, pois a chance de insucesso é grande. Procure um dentista para avaliar a situação, e indicar o melhor tratamento (aparelho para manter o espaço, no caso de estar longe da erupção do permanente, ou se aguarda o permanente descer para a posição do decíduo).

 

Orientações básicas nos período pós-traumatismo:

– Dieta pastosa.

– Higienizar o local com cuidado, principalmente após as refeições.

– Se não for possível escovar, utilizar gaze úmida com soro água oxigenada 10 volumes, ou solução de clorexidina.

– Tomar cuidado para a criança não ficar com a mão na boca, mexendo no lugar traumatizado, o que pode infeccionar a região e afetar o permanente.

– Repouso da área traumatizada – chupeta e mamadeira.

– Medicação – somente se prescrita por um médico ou dentista, de acordo com a necessidade de cada caso.

– Avaliação clínica e radiográfica do dente traumatizado, de preferência até o permanente “nascer”, pois este pode apresentar sequelas decorrente da queda.

 

No próximo post vou falar sobre traumatismo em dentes permanentes e o que fazer para aumentar as chances de salvar o dente da pessoa que te faz mais feliz no mundo.

*Fotos: Wikimedia

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos

Para facilitar o entendimento e consulta dos pais, confira esta tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos.

171 comentários

  1. Oi. Meu filho bateu o dente lateral superior direito com 1 ano de vida. Ficou escuro e depois com 2 anos fez canal e fez um pino. Ficou ótimo e com 3 anos ele caiu de novo e o pino caiu. A dentista não quis aproveitar o pino. Troquei de dentista e ela disse q o q e estou de dente não renderia o pino novamente. Me aconselhou a matar aquele dentinho. Tirar o q ficou e esperar nascer o outro. Ele já está com 3 e 8 meses. Tô com medo dele sofrer algum tipo q rejeição na escola. Não sei o q faço. Ah, mas o permanente não foi atingido. No raio x ta perfeito.

    • Boa tarde Emiliana,

      Como não vi o caso do seu filho, vou dar um conselho OK?
      Por ele ser novinho e a troca deste dente se dá, mais ou menos, aos 7 anos de idade, ficar 3 anos sem um dentinho pode render um probleminha futuro – FALTA DE ESPAÇO PARA O PERMANENTE.
      Utilizar o mesmo pino e coroa não. Ou faz tudo de novo, desde o preparo do dente, ou não faz nada.
      Se realmente for o caso de extrair esse dente, eu indicaria um mantedor de espaço para que o canino de leite não venha a ocupar a posição do lateral decíduo, deixando o permanente com problemas para nascer.
      Se você estiver preocupada com a estética e a reação das crianças da escolinha, existe uma opcao: o mantedor de espaço pode ser um aparelho móvel com um dentinho (tipo de prótese) para dar a estética do sorriso, mas seu filho deverá cooperar muito, pois ele é removível e deverá ter os mesmos cuidados de um aparelho ortodontico.

      Espero ter ajudado!

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  2. Bom dia!
    Meu filho de 3 anos caiu na semana passada e bateu a boca, na ocasião sangrou o dente da frente ( só um pouco) hj pela manhã qnd fui escovar os dentes dele está com a gengiva roxa mais não é na frente perto da presa… O que faço levo ao dentista??

    • Boa tarde Conceição,

      O que pode acontecer é um trauma machucar vários lugares, mas só sangrar em um ponto.
      O roxo pode ser um hematoma ou uma “bolsa de sangue”, que ocorre quando os vasos sanguíneos se rompem, mas a gengiva permanece intacta.
      Sempre aconselho procurar o dentista, pois somente com um exame clínico e radiográfico podemos ter certeza do diagnóstico.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  3. Oi boa noite, meu.filho de 2 anos caiu e o dente entrou fui ao.médico e ele.colocou no lugar. Gostaria de saber quando ele vai poder voltar com a mamadeira e a chupeta. E a alimentação como posso fazer?!

    • Boa tarde Emmanuele,

      O dente tende a firmar novamente, mas isso leva alguns dias.
      Para verificar se o dente está firmando, lave bem as mãos e bem de vagar tente mexer o dentinho. De um intervalo de 1 dia para cada tentativa.
      Durante esse período, tente evitar ao máximo alimentos duros, mamadeiras, chupetas e até mesmo mexer no dentinho, pois ele fica dolorido.
      Procure dar alimentos pastosos como macarrão e legumes bem cozidos e picados.
      Naturalmente a criança tende a evitar o local que está doendo, mas se ele mexer e mastigar com o dentinho dodói, você precisará lembrá-lo de não mexer.
      Em uma semana, volte ao dentista para realizar um novo exame clinico e radiográfico.

      Melhoras para seu príncipe!

      Dra. Taila Billa

  4. Olá,minha filha de 2 anos e 3 meses,caiu e bateu a boca,ficou com o beiço inchado e a gengiva toda roxa,devo levar ela ao dentista?

    • Boa tarde Fabiana,

      Pelo visto não foi um trauma tão forte para romper o tecido gengival, mas se o impacto atingiu principalmente os dentinhos, você pode achar que está tudo bem, quando na verdade não está, até que o dentinho começa a escurecer e você percebe que a pancada foi forte o suficiente para matar o nervo do dente.
      Meu conselho é sempre procurar um dentista para que ele faça o exame clínico e radiográfico, eliminando qualquer dúvida.

      Melhoras para sua filha!

      Dra. Taila Billa

  5. Lanielen Costta

    Boa tarde dra, minha filha de dois anos, caiu e bateu a boca, de uma forma que deu uma grande bolha na gengiva, levei a 2 médicos mas ambos me receitaram biofenac em gotas e pomada Mud Oral e me orientaram que espere desinchar pra procurar um dentista. Mas a bolha de sangue na gengiva é do tamanho de um caroço de feijao e o rosto dela está bastante inchado, o que seria esta bolha? Desde já, agradeço e saiba que seu blog sempre me auxilia, pois a sra sempre preocupada em responder nossos comentários. Beijos!

    • Bom dia Lanielen,

      Essa bolha pode ser de sangue ou até mesmo pus.
      Dependendo da batida, pode ocorrer a mortificação do dente ou até mesmo uma fratura, e isso pode causar esta bolha.
      Será necessário um exame clínico e radiográfico para avaliar o caso da sua filha.
      Se o conteúdo desta bolha for sangue, o organismo tende a reabsorver em alguns dias, mas se for pus, será necessário fazer o tratamento de canal.
      Procure um dentista para avaliar o caso da sua filha e indicar o melhor tratamento.

      Desejo melhoras para sua filha!

      Dra. Taila Billa

  6. Andréa Rodrigues

    Primeiro, apesar da tensão e apreensão com a queda e a q fratura de parte do dentinho fo filho, quero parbeniza-la pelo carinho em responder aos papais aflitos. Bom.meu filho tem dois anos e dois meses caiu e fraturou o dentinho da frente ficando um pouco mole. Dúvida: vai fixar novamente? Ou nao? A tendência é cair? A médica dele infelizmente nao trabalha final de semana.

  7. Meu filho bateu a boca os dentes de cima empurrou um dente de baixo está meio mole deixamos quieto para ver se fixava mais ele parece está ficando mais escuro.
    Será necessário canal?

    • Bom dia Katrina,

      Neste caso, pode ser necessário fazer o tratamento de canal.
      Com relação a posição, o dente de leite tende a voltar para seu lugar, e se ele estiver molinho, evite mexer e forçar o dente, ele vai se fixar novamente.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  8. Boa noite..meu filho ta fazendo 11 meses hoje e acabo de cai e bate a boca e sangro bastante encima dos dois dentinhos de cimae agora paro…sera que devo leva ao médico?

  9. Boa noite Doutora,
    Meu filho de 1 ano e 2 meses caiu e machucou os 4 dentinhos superiores, e ficou sangue na raiz dos dentes, levamos a um odonto e ele disse q vai cicatriz, eu gostaria de ter também a sua opinião, sobre esse sangue na raiz.

    • Boa noite Simone,

      Depende do diagnóstico.
      Se este sangue estiver presente somente na GENGIVA próximo a região das raízes, o próprio organismo reabsorve e a mancha sobre em alguns dias, como um hematoma.
      Mas se o sangue que você diz estiver no interior da raiz (como um trauma forte que resulta no escurescimento dos dentes), o tratamento é o canal.
      Pelo que entendi, seu filho se enquadra no primeiro caso, mas somente um exame clínico e radiográfico para dar o diagnóstico final.

      Espero que ele melhore logo para curtir as festas!

      Dra. Taila Billa

  10. Giovanna Armate

    Olá boa noite,
    Minha filha tem 4 anos e 7 meses, e hoje ela tropeçou caiu e bateu a boca,o dentinho caiu com raiz e tudo.
    Ela não reclama de dor será que era possivel o dente estar mole?Pois a pancada não foi forte.E o que eu devo fazer?
    Obrigada

    • Taila Billat

      Bom dia Giovanna,

      A troca de dentes começa em média aos 6 anos de idade com o nascimento do primeiro molar permanente (sem cair nenhum dente), e aos 7 anos começam a cair os primeiros dentinhos de leite.
      Claro que essas idades representam uma média geral, podendo adiantar ou atrasar.
      Quando um dente fica mole, é sinal de que sua raiz começou o processo de reabsorção (a raiz vai diminuindo), sem sinais de fraturas.
      Se o dentinho da sua filha saiu com a raiz integra, infelizmente a pancada foi forte o bastante para ocorrer uma AVULSÃO – quando o dente sai por completo do osso.
      Nestes casos, o reimplante imediato é uma opção, mas nem sempre com sucesso.
      Os aparelhos mantedores de espaço são os mais utilizados e podem conter um dentinho para manter a estética.
      Procure um dentista para realizar o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

      Melhoras para sua filha!

      Dra. Taila Billa

  11. Thayna Alves

    Minha filha tem 3 anos. E ela caiu da cama hj. Qnd eu peguei ela do chao so saiu um pouco de sangue porem nos labios dela ficou uma bolha de sangue. Ja passei o dedo pra ver se esse sangue sai ou nao to preocupaa oqe eu faco?

    • Boa tarde Thayna,

      Essa bolha de sangue ocorre porque o trauma foi forte para romper os vasos sanguíneos, mas não tão forte para romper o tecido, o que causa o acúmulo de sangue no interior do lábio.
      Não tem com o que se preocupar, essa bolha tende a sumir em alguns dias, pois o próprio organismo cuida da reabsorção do sangue que extravasou no interior do tecido, e também faz o coágulo para parar o sangramento.
      Não se esqueça de marcar uma hora com o seu dentista para verificar se não houve nenhum outro dano além da bolhinha.

      Melhoras para sua filhota!

      Dra. Taila Billa

  12. Olá, minha irmã de 3 anos caiu e perdeu o dentinho da frente, ele saiu com a raiz e td. Demora pra nascer o outro?
    Obg desde ja

    • Boa tarde Fernanda,

      Infelizmente, a troca dos dentes começa em média aos 6 anos de idade com o nascimento do primeiro molar permanente (sem cair nenhum dente), e aos 7 anos começam a cair os primeiros dentinhos da frente.
      Por mais que um dente de leite tenha caído, o permanente não irá adiantar a erupção só porque tem espaço.
      Leve sua irmã ao dentista para avaliar o caso e indicar o melhor tratamento.
      Um caso de reimplante do dente de leite deve ser feito o quanto antes, mas não é garantia de sucesso.
      Uma opção é utilizar prótese infantil para manter a estética e o espaço, que será necessário para a erupção do permanente, mas a utilização de um aparelho para manter o espaço, independente da estética, é de extrema importância.

      Melhoras para sua irmã!

      Dra. Taila Billa

  13. Boa noite, estou um pouco preocupada, meu filho caiu hoje no banheiro e bateu a boca, faz uma semana que o dente caiu e ja está nascendo outro, e bem nesse local ficou uma bola de sangue. É perigoso afetar o dente que está nascendo? O que significa essa bola de sangue?
    Grata pela atenção.

    • Boa tarde Debora,

      Sim, é possível um traumatismo afetar o dente permanente que está nascendo, e até mesmo o que ainda está se formando.
      Essa “bola de sangue” é um coágulo, pois o trauma pode romper vasos sanguíneos, mas as vezes não chega a romper a mucosa, causando o acúmulo de sangue no interior da gengiva.
      Aconselho procurar um dentista para avaliar clínica e radiograficamente a saúde do dente que está nascendo.

      Melhoras para seu filho!

      Dra. Taila Billa

  14. Daniela Ferraz

    Boa noite!
    Meu filho de 1 ano e 5 meses caiu hj a noite e quebrou um pedacinho do dente, cortou o lábio na parte interna e externa também, notei que a gengiva ficou bem inchada.
    Isso vai causar algum problema futuro na dentição dele? Tem como “restaurar esse pedacinho quebrado com resina?
    Obrigado desde já!

    • Boa tarde Daniela,

      É interessante fazer o exame clínico e radiográfico para dar o diagnóstico final e tratamento.
      Minha preocupação é um trauma afetar o dente permanente, pois a raiz do deciduo está próxima do dente em formação.
      O inchaço é normal, assim como o sangramento, pois a boca é ricamente vascularizada.
      Em crianças, quando a fratura dentária é pequena, lixamos o dentinho para não machucar a língua, mas as restaurações muito pequenas em dentes anteriores não são indicadas, pois elas não entendem os cuidados necessários e provavelmente vão morder algum alimento mais duro ou objeto com o dente restaurado, o que poderia descolar a resina.
      Se a fratura for maior, o aconselhado é restaurar para evitar sensibilidade.
      Procure um dentista para indicar o melhor tratamento.

      Melhoras para seu filhote!

      Dra. Taila Billa

  15. Boa noite meu filho tem 1 ano e meio, caiu e bateu a boca, perdeu um.Dentinho superior parece que não sobrou nenhum pedaço do dente….o que devo fazer?

    • Boa tarde Elisângela,

      Neste caso, procure um dentista para verificar se seu perdeu mesmo o dente, pois pode acontecer do denre entrar inteirinho dentro da gengiva e você achar que perdeu.
      Quando ocorre a avulsão, a saída do dente da gengiva, o reimplante deve ser rápido e realizado por um dentista, mas as chances de insucesso são grandes.
      Em alguns casos podem ser utilizados mantedor de espaço ou até mesmo próteses infantis.
      Procure um dentista para verificar o melhor tratamento para seu filho.

      Melhoras para seu filho!

      Dra. Taila Billa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *