Meu filho caiu e bateu a boca, e agora? Traumatismo em dente de leite

Meu filho caiu e bateu a boca , e agora?

As quedas envolvendo crianças são frequentes, principalmente entre o primeiro e terceiro ano de idade, quando estão aprendendo a andar, e nestas horas é comum a criança bater a cabeça no chão, na cabeça de um coleguinha ou em algum móvel.

Muitas vezes essa queda está acompanhada de choro, pais assustados e o pior de tudo – muito sangue.

Foto: Wikimedia

O que fazer nessas horas?

A boca é um local ricamente vascularizado e a mucosa é fina, por isso é normal sangrar – não se assuste.

Primeiro de tudo, mantenha a calma para não assustar mais a criança e tente limpar o local com gaze umedecida com soro ou água filtrada, assim poderá observar melhor os danos causados pela queda.

Compressa com água gelada, ou até mesmo um sorvete, pode ajudar a parar o sangramento e aliviar a dor no local da batida, acalmando seu filhote.

Assim que possível, tente verificar a extensão do dano, por exemplo: gengiva inchada, dentes posicionados nos devidos lugares ou se há inclinação diferente em algum deles, se tem mobilidade ou se está faltando algum dente.

Evite mamadeiras e chupetas, pois podem agravar os danos aos dentes e gengivas.

Consulte um dentista o mais rápido possível para fazer o acompanhamento clínico e radiográfico, tanto do dente de leite quanto do permanente.

 

Principais traumatismos dentários e o que fazer:

Normalmente o arco superior é o mais afetado quando falamos de quedas, e os incisivos são os primeiros a sofrer as consequências.

Corte e sangramento = lavar o local com gaze e soro ou água filtrada e fazer uma compressa gelada no local. Se o sangramento não parar, consulte um dentista, pois pode ser necessário dar uns pontinhos no corte.

Luxação = é o trauma mais comum nas dentições de leite, é quando o dente se movimenta dentro do alvéolo (cavidade no osso onde se alojam os dentes), rompendo os ligamentos periodontais (fibras que ligam o dente ao osso), o que resulta na mobilidade do dente, e faz a criança relatar um incômodo ao comer, mamar ou chupar chupeta. De preferência a dietas pastosas, evite chupetas e mamadeiras para que o dente fixe novamente em sua posição.

Deslocamento = quando o dente inclina um pouco para frente ou para trás, devemos puxar o dente para a posição correta, sem fazer muita pressão, e se for feito logo após a queda, não dói nada.

Fratura = quando quebra um pedacinho do dente, pode ser feito a colagem do fragmento (armazenar o pedaço em soro fisiológico, embaixo da língua – no caso de crianças, não é aconselhado, ou num copo de leite), restauração do dente ou até mesmo ser necessário tratar o canal. Quando quebra um pedaço muito pequeno, o aconselhado é lixar a pontinha quebrada para não incomodar a criança e evitar machucar a língua, que vai ficar raspando no local.

Mudança de cor = o escurecimento da coroa do dente (parte visível e branquinha) é comum após uns 2 dias do traumatismo. Nos casos dos dentes de leite, nem sempre essa mudança de cor significa que o dente “morreu” e precisa tratar o canal, pois sua cor pode voltar ao normal. Procure um dentista para acompanhar com radiografias a evolução do caso do seu filho.

Intrusão = quando o dente entra na gengiva, devemos procurar ajuda o quanto antes, pois a raiz do dente de leite pode afetar o permanente que está logo acima dele. Com relação ao posicionamento do dente, na dentição decídua é comum o dente voltar sozinho para sua posição.

Extrusão = quando o dente sai um pouco para fora da gengiva, devemos reposicionar o dente logo após a queda, evitando formação de coágulo (gota de sangue) na ponta da raiz do dente.

Avulsão = quando o dente sai por completo do osso alveolar. Alguns autores não aconselham o reimplante do dente de leite, pois a chance de insucesso é grande. Procure um dentista para avaliar a situação, e indicar o melhor tratamento (aparelho para manter o espaço, no caso de estar longe da erupção do permanente, ou se aguarda o permanente descer para a posição do decíduo).

 

Orientações básicas nos período pós-traumatismo:

– Dieta pastosa.

– Higienizar o local com cuidado, principalmente após as refeições.

– Se não for possível escovar, utilizar gaze úmida com soro água oxigenada 10 volumes, ou solução de clorexidina.

– Tomar cuidado para a criança não ficar com a mão na boca, mexendo no lugar traumatizado, o que pode infeccionar a região e afetar o permanente.

– Repouso da área traumatizada – chupeta e mamadeira.

– Medicação – somente se prescrita por um médico ou dentista, de acordo com a necessidade de cada caso.

– Avaliação clínica e radiográfica do dente traumatizado, de preferência até o permanente “nascer”, pois este pode apresentar sequelas decorrente da queda.

 

No próximo post vou falar sobre traumatismo em dentes permanentes e o que fazer para aumentar as chances de salvar o dente da pessoa que te faz mais feliz no mundo.

*Fotos: Wikimedia

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos

Para facilitar o entendimento e consulta dos pais, confira esta tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos.

171 comentários

  1. Boa Tarde, ha 2 dias meu filho de 2 ano e 5 meses escorregou no banheiro e acabou batendo a boca no alumínio do box, um dos dentinhos da frente entrou pra dentro da gengiva aparecendo so a pontinha para fora, ele cortou a boca por fora também, porém não foi necessário fazer pontos, qual seria o melhor procedimento?????

    • Boa tarde Aline,

      O caso do seu filho é a intrusão e quanto antes procurar um dentista para avaliar o permanente através de radiografia, melhor.
      Se estiver tudo bem, o dente de leite normalmente volta para a posição normal, mas algumas vezes pode ser necessário puxar o dentinho de volta e até medicar.

      Melhoras para o seu filhote.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  2. Oi minha filha perdeu um dos dentes da frente em uma queda aos 3 anos a levei no dentista me falaram para esperar que na troca ia descer, agora ela está com 6 anos e meio e ta na troca dos dentes o dente do lado do que tinha caido, caiu semana passada hj ela veio me mostrar que já está descendo nem deu tempo de fechar a gengiva, mas o que caiu na queda nem da sinal que vai descer, não era pra descer perto um do outro estou muito preocupada será q o dente dela não vai descer?

    • Bom dia Juliana,

      Neste caso, somente um acompanhamento radiográfico poderá confirmar a presença e fase de erupção de cada dente.
      Pelo fato de ter perdido o dente muito nova e a erupção demorar alguns anos, o indicado seria usar um mantedor de espaço até a época da troca de dentes para que o permanente pudesse encaixar corretamente na arcada, pois quando perdemos um dente, a tendência é os dentes se movimentarem para fechar o vão. O problema do mantedor de espaço é a cooperação da criança e dos pais.
      Se o dente perdido foi o incisivo central superior, o que pode acontecer é que o dente do lado caiu e está nascendo o dente perdido, principalmente porque eles nascem quase juntos, mas por ser um dente largo e precisar de bastante espaço, pode ocorrer de amolecer o incisivo lateral.
      Procure um dentista para realizar os exames necessários e dar o diagnóstico.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  3. Oi, meu filho caiu faz 1 mês mais ou menos, o dente dele ficou escuro levei na dentista tirou raio x e estavA tudo bem o dente voltou a cor normal e agora sinto que o dente esta ficando molinho. Ele vai fazer 5 aninhos. Sera que vai ter algum problema? Obrigada desde ja!

    • Boa tarde Joice,

      Casos de trauma devem ser acompanhados até surgirem os permanentes por causa das sequelas pós traumáticas.
      No caso do seu filho, pode ser o início da troca de dentes ou uma sequela.
      Procure um dentista para realizar os necessários e dar o diagnóstico.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  4. ola. meu bb caiu e o dentin dele ta escureceno o que fazer… ele tem os dentes perfeitos e eu cuido até de mais… mais e agora

    • Bom dia Eva,

      Dentes traumatizados podem escurecer, mas isso não quer que ficarão assim para sempre.
      Após algumas semanas, eles podem voltar a clarear, ou evoluir para a mortificação pulpar (morte da polpa) e neste caso deverá ser feito o canal.
      Por isso, esses dentes devem ser acompanhados por um dentista por pelo menos 6 meses, pois o trauma pode causar alguma lesão a longo prazo.

      Beijos,

      Dra Taila Billa

  5. Priscylla Wadsa

    Olá. Tenho um garotão de 4 anos. Ele já levou algumas quedas e duas delas vem feias. O dentinho quebrou a pontinha, ficou escuro, mas agora está clarinho novamente. Porém minha preocupação é porque esse mesmo dente está mole. A ultima queda aconteceu já tem uns seis meses. A gengiva que fica nesse dentinho também é levantada, até parece que dá pra ver a raiz do dente. É necessário fazer a extração? Ele não reclama de dor na escovação, apenas diz que faz cócegas. Te agradeço muito!!!

    • Bom dia Priscylla,

      Como ele está próximo da idade de troca de dentes, observe se ele possui os primeiros molares permanentes, pode ser o motivo do dente estar mole.
      Mas este movimento dental também pode ser por causa do trauma e neste caso, um exame clínico e radiográfico são fundamentais, principalmente para avaliar a raiz do decíduo ou alguma trauma no permanente.
      A gengiva levantada pode ser por causa do trauma, por força na hora de escovar os dentes, por mexer no local toda hora ou por uma mordida (oclusão) errada.

      Beijos,

      Dra Taila Billa

  6. Oi boa noite meu filho tem 5anos ele brincando com meu sublinho bateu no dente dele é ficou com dois dentes moles o que fazer ,não sangrou

    • Boa tarde Darlene,

      O caso do seu filho provavelmente é uma luxação (dicas no post), mas como ele também está chegando na idade de troca de dentes, vale a pena levá-lo ao dentista para uma avaliação, tanto dos decíduos quanto dos permanentes.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  7. Boa noite doutora meu filho tomou um tombo na escola e caiu de boca e a parte superior da gengiva está com sangue pisado com machucados na parte superior dos lábios onde haveria até mesmo q dar um ponto segundo o médico onde fui, mas não o fez, me encaminhou ao dentista e o posto de saúde onde poderia levar já estava fechado, estou desesperada pois se ele tenta falar ou rir já começa a escorrer sangue pelo dente de cima.

    • Bom dia Pamela,

      Quando temos um corte que precisa suturar, ao mexer no local vai sangrar e como a boca é ricamente vascularizada, sangra bastante.
      O aspecto de sangue pisado é reflexo da batida, como se fosse um roxinho na perna.
      Leve seu filho ao dentista para realizar o exame clínico e radiográfico, higienizar o local e indicar o melhor tratamento para o caso.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  8. Olá doutora ontem minha nene que tem 6 meses caio da cama e machucou a boca por dentro,e descolou o feio labial só que eu tenho outro filho de 3 anos e não consegui levar ela no medico,estou com medo que inflame devo ainda levar ela no medico ou só continuar fazer higienização no local

    • Boa tarde Bruna,

      Provavelmente o freio labial se rompeu, o que pode causar grande dor no momento e depois passa, mas o freio continua rompido.
      Esse pequeno corte pode infeccionar, pois nossa boca possui milhões de microorganismos.
      Mas o grande problema é a dicção, daqui a pouco ela vai começar a falar e o freio labial limita o movimento dos lábios, podendo interferir nas mímicas faciais e na fala de alguns sons.
      O rompimento pode ter sido por causa de um trauma forte ou também porque o freio era muito curtinho e o lábio tinha pouco movimento, e ao bater, esse lábio fez um movimento além do limite do freio e ele acabou rompendo.
      Então, quanto antes você procurar um dentista, melhor será para sua pequenina, pois ele poderá diagnosticar algum problema no freio e indicar o melhor tratamento.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  9. Minha filha de 4 anos caiu e seu dente esta escurecendo com o passar dos dias, oque fazer estou Muito preucupada.

    • Bom dia Yasmim,

      No caso da sua filha, o trauma deve ter sido forte o suficiente para “matar” o dentinho, ou seja, provavelmente ela precisará fazer tratamento de canal para dentes de leite.
      Procure um dentista para avaliar e indicar o melhor tratamento para sua pequenina.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  10. ola dr meu filho tem 2 anos e 11 meses caiu da escada e levou ponto por fora e dentro da boca levei ele em um ortopedista e bateu um raio x e nao quebro nada graças a Deus ai nao
    levei ele no dentista pelo os pontos dentro da boca a gengiva superior dele está muito inchada amanha faz 7 dias que ele caiu mais agora ele esta ficando febril sera que e por conta dos dentinhos
    estou preocupada

    • Boa tarde Caroliny,

      Essa febre pode ser por causa de uma inflamação da gengiva ou algum corpo estranho presente na ferida (como um grão de areia do chão).
      Também pode ser que um dente afetado pelo trauma precise de tratamento de canal.
      Tente higienizar bem a região machucada, mas se houve dor este procedimento pode ser difícil e um pouco de água gelada ou gelo pode ajudar temporariamente.
      Procure um dentista para fazer o exame clínico e radiográfico e prescrever medicação se necessário.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  11. Oi minha filha tem quase seis anos está com dente mole , mas os motivo da minha preocupação eh que a gengiva acima do dente está muito inchada como uma grande bolha. O q pode ser?

    • Boa tarde Diana,

      Essa bolha pode ser o permanente nascendo, pois ele força a gengiva até romper dando um aspecto esbranquicado, mas com um formato alongado, como o dente.
      Também pode ser uma inflamação local na gengiva (gengivite), causada por um déficit na escovação devido ao dentinho mole.
      Porém, se o dente de leite estiver cariado, pode ter causado uma infecção (canal) que resultou na bolha.
      Aconselho procurar um dentista que faça o diagnóstico clínico e radiográfico.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  12. Christhiellen

    Boa noite!!! Estou desesperada meu bb de um ano e 5 meses caiu ontem é quebrou um pedaço dos dois dentinhos da frente!!! Não sangrou nem inchou nada! Levei para tirar radiografia parece Est normal mais ficou muito estranho tem como restAurar???? Ele não para quieto e é muito novinho! Ajuda por favor

    • Boa tarde Christhiellen,

      É possível fazer as restauraçoes dos dentinhos do seu filho, mas por ele ser agitado, fica um pouco difícil, e dependendo do que ele morder, a restauração na pontinha do dente pode soltar.
      De acordo com a odontopediatria, o atendimento de crianças menores de 3 aninhos é feito com contenção protetora, pois a criança não entende o porque de estar ali e por isso não coopera.
      A contenção protetora serve para evitar movinentos inesperados e proteger a criança e o dentista. Ela pode ser feita com a ajuda dos pais, e eu até acho que é melhor, pois a criança se sente mais confortável olhando para a mamãe.

      Espero ter ajudado!

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  13. Boa noite Dra. Meu filhote de 11 meses caiu e a gengiva cortou fósforos lados do ela ficou praticamente solta sendo mantida apenas com a parte de cima. Como era noite levei no pronto Socorro mas bem colocaram a mão,e qualquer batidinhas sai sangue, não estou conseguindo falar com nenhum dentista devido o Carnaval por isso estou preocupada! A gengiva se cicatriza sozinha?

    • Boa tarde Thaís,

      Seu comentário ficou meio confuso, mas pelo que entendi, a gengiva está solta.
      Dependendo do quanto está solta, pode ser necessário dar uns pontinhos para ajudar na cicatrização, pois se mexer e tirar da posição, demora para sarar e pode cicatrizar fora da posição, mostrando a raiz do dentinho, o que da sensibilidade.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  14. Boa tarde Lívia,

    Primeiro de tudo, não se sinta culpada ou arrasada. Quedas acontecem, principalmente quando estamos aprendendo a andar.
    O corte é sinal de uma mordida, contato com algum objeto afiado ou um trauma mais forte.
    Nestas horas, mantenha a calma para passar segurança para a criança, lave bem o local com água limpa, enrole um gelo em pedaço de papel e aplique sobre o local para estancar o sangramento, assim você poderá ter uma visão geral dos danos à mucosa e aos dentes.
    O ideal é procurar um dentista para avaliar os dentes de leite e os dentes permanentes que estão se formando, pois um trauma mais forte pode afetá-los.

    Um conselho:
    Muitas vezes, por sentir dó dos filhos, os pais podem atrapalhar o dentista durante a consulta ou até deixar o filho inseguro, então, se estiver nesta situação, chame uma amiga ou outro parente para acompanhar a criança no atendimento.

    Melhoras para seu filho!

    Dra. Taila Billa

  15. Bom dia.. meu filho de 11 meses caiu ontem e bateu a boca na quina do criado mudo. . Cortou muito os lábios por dentro..onde deixou muito inchado e roxo. . Levei ele.no hospital ..fizeram um raixo x.. a médica viu os cortes.. e disse psra eu procurar um dentista. .pois a gengiva na parte de cima cortou e esta roxa.. mas como ainda esta bastante inchado. .estou com dó de levar no dentista e ficar mexendo na boca dele.. sera que aconteceu algo grave? Fiquei arrasada..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *