Meu filho caiu e bateu a boca, e agora? Traumatismo em dente de leite

Meu filho caiu e bateu a boca , e agora?

As quedas envolvendo crianças são frequentes, principalmente entre o primeiro e terceiro ano de idade, quando estão aprendendo a andar, e nestas horas é comum a criança bater a cabeça no chão, na cabeça de um coleguinha ou em algum móvel.

Muitas vezes essa queda está acompanhada de choro, pais assustados e o pior de tudo – muito sangue.

Foto: Wikimedia

O que fazer nessas horas?

A boca é um local ricamente vascularizado e a mucosa é fina, por isso é normal sangrar – não se assuste.

Primeiro de tudo, mantenha a calma para não assustar mais a criança e tente limpar o local com gaze umedecida com soro ou água filtrada, assim poderá observar melhor os danos causados pela queda.

Compressa com água gelada, ou até mesmo um sorvete, pode ajudar a parar o sangramento e aliviar a dor no local da batida, acalmando seu filhote.

Assim que possível, tente verificar a extensão do dano, por exemplo: gengiva inchada, dentes posicionados nos devidos lugares ou se há inclinação diferente em algum deles, se tem mobilidade ou se está faltando algum dente.

Evite mamadeiras e chupetas, pois podem agravar os danos aos dentes e gengivas.

Consulte um dentista o mais rápido possível para fazer o acompanhamento clínico e radiográfico, tanto do dente de leite quanto do permanente.

 

Principais traumatismos dentários e o que fazer:

Normalmente o arco superior é o mais afetado quando falamos de quedas, e os incisivos são os primeiros a sofrer as consequências.

Corte e sangramento = lavar o local com gaze e soro ou água filtrada e fazer uma compressa gelada no local. Se o sangramento não parar, consulte um dentista, pois pode ser necessário dar uns pontinhos no corte.

Luxação = é o trauma mais comum nas dentições de leite, é quando o dente se movimenta dentro do alvéolo (cavidade no osso onde se alojam os dentes), rompendo os ligamentos periodontais (fibras que ligam o dente ao osso), o que resulta na mobilidade do dente, e faz a criança relatar um incômodo ao comer, mamar ou chupar chupeta. De preferência a dietas pastosas, evite chupetas e mamadeiras para que o dente fixe novamente em sua posição.

Deslocamento = quando o dente inclina um pouco para frente ou para trás, devemos puxar o dente para a posição correta, sem fazer muita pressão, e se for feito logo após a queda, não dói nada.

Fratura = quando quebra um pedacinho do dente, pode ser feito a colagem do fragmento (armazenar o pedaço em soro fisiológico, embaixo da língua – no caso de crianças, não é aconselhado, ou num copo de leite), restauração do dente ou até mesmo ser necessário tratar o canal. Quando quebra um pedaço muito pequeno, o aconselhado é lixar a pontinha quebrada para não incomodar a criança e evitar machucar a língua, que vai ficar raspando no local.

Mudança de cor = o escurecimento da coroa do dente (parte visível e branquinha) é comum após uns 2 dias do traumatismo. Nos casos dos dentes de leite, nem sempre essa mudança de cor significa que o dente “morreu” e precisa tratar o canal, pois sua cor pode voltar ao normal. Procure um dentista para acompanhar com radiografias a evolução do caso do seu filho.

Intrusão = quando o dente entra na gengiva, devemos procurar ajuda o quanto antes, pois a raiz do dente de leite pode afetar o permanente que está logo acima dele. Com relação ao posicionamento do dente, na dentição decídua é comum o dente voltar sozinho para sua posição.

Extrusão = quando o dente sai um pouco para fora da gengiva, devemos reposicionar o dente logo após a queda, evitando formação de coágulo (gota de sangue) na ponta da raiz do dente.

Avulsão = quando o dente sai por completo do osso alveolar. Alguns autores não aconselham o reimplante do dente de leite, pois a chance de insucesso é grande. Procure um dentista para avaliar a situação, e indicar o melhor tratamento (aparelho para manter o espaço, no caso de estar longe da erupção do permanente, ou se aguarda o permanente descer para a posição do decíduo).

 

Orientações básicas nos período pós-traumatismo:

– Dieta pastosa.

– Higienizar o local com cuidado, principalmente após as refeições.

– Se não for possível escovar, utilizar gaze úmida com soro água oxigenada 10 volumes, ou solução de clorexidina.

– Tomar cuidado para a criança não ficar com a mão na boca, mexendo no lugar traumatizado, o que pode infeccionar a região e afetar o permanente.

– Repouso da área traumatizada – chupeta e mamadeira.

– Medicação – somente se prescrita por um médico ou dentista, de acordo com a necessidade de cada caso.

– Avaliação clínica e radiográfica do dente traumatizado, de preferência até o permanente “nascer”, pois este pode apresentar sequelas decorrente da queda.

 

No próximo post vou falar sobre traumatismo em dentes permanentes e o que fazer para aumentar as chances de salvar o dente da pessoa que te faz mais feliz no mundo.

*Fotos: Wikimedia

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos

Para facilitar o entendimento e consulta dos pais, confira esta tabela do Fator RH dos pais e possível fator RH dos filhos.

171 comentários

  1. boa noite!

    meu filho de 2 anos caiu e está com um dos dentes da frente mole,já percebi que ele fica um pouco incomodado.É necessário tirar o dente ou aguardo ele endurecer novamente?

  2. Boa noite meu filho tem 6 anos brincando caiu e arrancou os 2 dentes da frente porem de leite ainda ja fazem uns 2 meses para o permanente nascer demora em media quanto tempo

    • Boa tarde Hellen,

      Neste caso seria legal marcar uma consulta com o dentista, pois somente com uma radiografia podemos dar uma estimativa de tempo.
      O nascimento dos dentes pode ser influenciado por diversos fatores como uma perda antecipada do decíduo ou até mesmo um clima mais quente.
      Mas lembre-se, os primeiros molares permanentes são os primeiros dentes a nascer e essa fase começa, em média, aos 6 anos, para aí seguir para a troca dos dentes de leite.
      Se seu filho estiver na cronologia média, ainda não seria a época para a troca de dentes, e sim para o nascimento dos primeiros molares permanentes.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  3. Sabrina Pollo Rossi

    Oi meu filho de 7 anos bateu a boca na cabeça de um menino e fez um estrago na boca fizeram uma cirurgia por q o dente ficou pendurado estou apavorada será q resolvi me responder por favor

  4. Sabrina Pollo Rossi

    Oi meu filho tem 7 anos e bateu a boca na cabeça de um menino fez um estrago na boca e acabou saindo o dente permanente da frente e agora fizeram tipo um implante estou apavorada será q resolvi será que regenera me responda por favor obrigado

    • Boa tarde Sabrina,

      Pela sua explicação, parece ser uma AVULSÃO e o dentista reimplantou o dente.
      Como é dente permanente, a chance de sucesso é maior, porém devemos acompanhar a longo prazo, pois provavelmente terá que fazer o canal.

      Beijos,

      Dra Taila Billa

  5. juliana garcia

    Bom dia, minha filha de 9 meses caiu e caiu os 3 dentinho de cima o que devo fazer, pois os dentinho caiu por inteiro da raiz, devo procurar já um odonto para verificar.

    • Boa tarde Juliana,

      Nestes casos, quanto antes procurar ajuda de um profissional, melhores são as chances de salvar dentinhos.
      Como ela é muito novinha e são 3 dentes, o ideal é preservar o espaço com o reimplante imediato, mesmo correndo risco de ter uma anquilose (dente grudar no osso) ou até de fazer canal.
      Se não conseguir encontrar um dentista rapidamente, uma opção é preservar o espaço com um aparelho móvel (mantedor de espaço) que pode ter uns dentinhos para manter também a estética.

      Beijos,

      Dra Taila Billa

  6. Olá meu bebe d 10 meses bateu a boca no sofá e faz um grande corte o que eu faço parece que vai virar afta

    • Bom dia Natanna,

      Dependendo do tamanho do corte pode ser necessário dar uns pontinhos para evitar uma cicatrização inadequada e também alguma infecção.
      Procure um dentista para avaliar o caso e se necessário higienizar e dar estes pontinhos.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  7. Minha filha tem nove meses e caiu e arrancou um dos dentes da frente, o que fazer?

    • Boa tarde Erika,

      O caso da sua filha pode ser uma avulsão.
      Aconselho procurar um dentista o quanto antes para indicar o melhor tratamento dependendo do tempo do trauma.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  8. oi meu filho de 1 ano e 1 mes caiu e cortou o labio superior de cima fui a farmacia e o farmaceutico me receitou uma pomada para cicatrizacao de dente que n tenho certeza q teve traumastismo dentario,mais sera q ira fazer efeito com o labio cortado.

    • Boa tarde Gabrieli,

      Um corte pequeno cicatriza facilmente, mas dependendo do tamanho lhe, pode ser necessário dar uns pontinhos, e somente uma pomada não resolve o problema, pois para se ter uma boa cicatrização, os bordos do corte devem estar juntinhos.
      Pomada para cicatrizar dente eu acho que não resolve, pois o dente possui paredes duras e o nervo está bem no meio, o que dificulta a chegada do produto.
      Aconselho procurar dentista para avaliar se houver traumatismo dental e se o corte é pequeno para cicatrizar sozinho ou se precisa de uns pontinhos.

      Beijos,
      Dra. Taila Billa

  9. Meu filho tem 2 anos e na quinta feira,brincando no pula pula,o coleguinha bateu a cabeca na boca dele. Os 2 dentinhos de cima na parte da frente estão mole.
    Ele não cone nada pastoso,estou dando comida bem cozida e na segunda irei tirar raio x.
    Minha duvida e se eles podem voltar a ficar duro,pois meu filho não larga a chupeta ?

    • Boa tarde Bruna,

      Neste caso, pode demorar mais do que o normal e ele deve sentir incômodo no local afetado.
      Se os dentinhos ficaram muito moles, pode ser necessário fazer a contenção semi-rígida para ajudar, mas o ideal é remover a chupeta para evitar mais danos aos dentes.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

      • O meu filho acabou de bater no chão enquanto dormia (caiu), bateu com a chupeta que tinha na boca. Fez um pouco de sangramento, mas voltou a dormir rapidamente. A boca não inchou e 1h depois continua a dormir sossegado. Pode ter feito luxação?

  10. Cícero Maria da silva

    Boa noite minha filha bateu com a boca quando tinha três anos foram arrancados dois dentes da frente hj ela tem seis anos e os dentes não começaram a nascer; isso pode ter interferindo no nascimento do próximo dente???

    • Boa tarde Cícero,

      Quando tiramos um dente antes da hora, o osso cicatriza e o permanente tem mais trabalho para romper a barreira e nascer.
      Aconselho procurar um dentista para pedir o exames radiográfico e avaliar a presença dos dentes e a fase de erupção.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  11. Boa noite Drª, meu filho bateu a boca na carteira da escola hj e o dentinho da frente foi lesionado nao sei dizer se o dente entrou na gengiva pq esta muito inchado( sangrou tmb) mas o dente dele recuou( esta pra trás,) e um pouco torto. Ele nao chora e so sente dor qnd pressiona oescola. O queeu faço agora ???

    • Boa tarde Aline,

      O caso do seu filho pode ser a luxação com um pouco de intrusão, e quanto mais cedo tratar, melhores são às chances de salvar o dentinho.
      Aos o tratamento, procure fazer o acompanhamento a longo prazo, pois pode ser necessário tratar o canal.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  12. Oi meu filho caiu hoje de boca numa cadeira na escola, e infelizmente Agora o local esta inchado muito vermelho e ameacando ficar com puz, eu nao sei o que fazer agora, ele diz que não está doendo. Mas estou preocupada com uma possível infecção.

    • Boa tarde Naiara,

      O inchaço é normal, como também seria um hematoma, mas o pus preocupa e é sinal de algo mais grave.
      O ideal é procurar um dentista para avaliar o caso, pois se a queda foi forte e atingir a polpa, o dente não vai doer, mas vai precisar de canal.

      Beijos,
      Dra. Taila Billa

  13. Marta Bolivia marins

    Meu netinho de 1 ano e 4 meses caiu e quebrou o Dentinho da frente a odonto pediatra disse q afetou o nervo então nós aconselhou a fazer canal ou a extração não sabemos o que fazer,por favor nos ajude

    • Boa tarde Marta,

      Se afetou o nervo (polpa), não tem muito o que fazer além do tratamento endodôntico.
      Alguns casos mais severos é preciso extrair o dentinho de leite e preservar o espaço para o futuro dente permanente, mas se você tem estas 2 opções, eu tentaria salvar o dentinho com o tratamento do canal, que seria a opção mais conservadora.

      Beijos,

      Dra. Taila Billa

  14. Boa noite Débora,

    Provavelmente o que ocorreu foi uma sequela de intrusão dentaria (dente entra na gengiva) que atingiu o germe do permanente em formação.
    Se o trauma acometeu outros dentes, pode ser que os respectivos permanentes também tenham sequelas.
    Procure um dentista para analisar o caso é indicar o melhor tratamento.

    Beijos,

    Dra. Taila Billa

  15. Débora dos Santos

    Boa tarde.
    Bom meu filho quando estava com 1 ano e 6 meses caiu e machucou o dente de leite , tive cuidado de limpar e higienizar ele ate q sarou.Mas quando ele completou 4 anos o dente ficou mole e foi fácil pra retira lo , quando o novo dente começou a crescer notei que ele é um dente estranho ,escuro e pontudo, será que os outros terao o mesmo defeito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *