Meu filho caiu e bateu a boca, e agora? Traumatismo em dente de leite

Meu filho caiu e bateu a boca , e agora?

As quedas envolvendo crianças são frequentes, principalmente entre o primeiro e terceiro ano de idade, quando estão aprendendo a andar, e nestas horas é comum a criança bater a cabeça no chão, na cabeça de um coleguinha ou em algum móvel.

Muitas vezes essa queda está acompanhada de choro, pais assustados e o pior de tudo – muito sangue.

Foto: Wikimedia

O que fazer nessas horas?

A boca é um local ricamente vascularizado e a mucosa é fina, por isso é normal sangrar – não se assuste.

Primeiro de tudo, mantenha a calma para não assustar mais a criança e tente limpar o local com gaze umedecida com soro ou água filtrada, assim poderá observar melhor os danos causados pela queda.

Compressa com água gelada, ou até mesmo um sorvete, pode ajudar a parar o sangramento e aliviar a dor no local da batida, acalmando seu filhote.

Assim que possível, tente verificar a extensão do dano, por exemplo: gengiva inchada, dentes posicionados nos devidos lugares ou se há inclinação diferente em algum deles, se tem mobilidade ou se está faltando algum dente.

Evite mamadeiras e chupetas, pois podem agravar os danos aos dentes e gengivas.

Consulte um dentista o mais rápido possível para fazer o acompanhamento clínico e radiográfico, tanto do dente de leite quanto do permanente.

 

Principais traumatismos dentários e o que fazer:

Normalmente o arco superior é o mais afetado quando falamos de quedas, e os incisivos são os primeiros a sofrer as consequências.

Corte e sangramento = lavar o local com gaze e soro ou água filtrada e fazer uma compressa gelada no local. Se o sangramento não parar, consulte um dentista, pois pode ser necessário dar uns pontinhos no corte.

Luxação = é o trauma mais comum nas dentições de leite, é quando o dente se movimenta dentro do alvéolo (cavidade no osso onde se alojam os dentes), rompendo os ligamentos periodontais (fibras que ligam o dente ao osso), o que resulta na mobilidade do dente, e faz a criança relatar um incômodo ao comer, mamar ou chupar chupeta. De preferência a dietas pastosas, evite chupetas e mamadeiras para que o dente fixe novamente em sua posição.

Deslocamento = quando o dente inclina um pouco para frente ou para trás, devemos puxar o dente para a posição correta, sem fazer muita pressão, e se for feito logo após a queda, não dói nada.

Fratura = quando quebra um pedacinho do dente, pode ser feito a colagem do fragmento (armazenar o pedaço em soro fisiológico, embaixo da língua – no caso de crianças, não é aconselhado, ou num copo de leite), restauração do dente ou até mesmo ser necessário tratar o canal. Quando quebra um pedaço muito pequeno, o aconselhado é lixar a pontinha quebrada para não incomodar a criança e evitar machucar a língua, que vai ficar raspando no local.

Mudança de cor = o escurecimento da coroa do dente (parte visível e branquinha) é comum após uns 2 dias do traumatismo. Nos casos dos dentes de leite, nem sempre essa mudança de cor significa que o dente “morreu” e precisa tratar o canal, pois sua cor pode voltar ao normal. Procure um dentista para acompanhar com radiografias a evolução do caso do seu filho.

Intrusão = quando o dente entra na gengiva, devemos procurar ajuda o quanto antes, pois a raiz do dente de leite pode afetar o permanente que está logo acima dele. Com relação ao posicionamento do dente, na dentição decídua é comum o dente voltar sozinho para sua posição.

Extrusão = quando o dente sai um pouco para fora da gengiva, devemos reposicionar o dente logo após a queda, evitando formação de coágulo (gota de sangue) na ponta da raiz do dente.

Avulsão = quando o dente sai por completo do osso alveolar. Alguns autores não aconselham o reimplante do dente de leite, pois a chance de insucesso é grande. Procure um dentista para avaliar a situação, e indicar o melhor tratamento (aparelho para manter o espaço, no caso de estar longe da erupção do permanente, ou se aguarda o permanente descer para a posição do decíduo).

 

Orientações básicas nos período pós-traumatismo:

– Dieta pastosa.

– Higienizar o local com cuidado, principalmente após as refeições.

– Se não for possível escovar, utilizar gaze úmida com soro água oxigenada 10 volumes, ou solução de clorexidina.

– Tomar cuidado para a criança não ficar com a mão na boca, mexendo no lugar traumatizado, o que pode infeccionar a região e afetar o permanente.

– Repouso da área traumatizada – chupeta e mamadeira.

– Medicação – somente se prescrita por um médico ou dentista, de acordo com a necessidade de cada caso.

– Avaliação clínica e radiográfica do dente traumatizado, de preferência até o permanente “nascer”, pois este pode apresentar sequelas decorrente da queda.

 

No próximo post vou falar sobre traumatismo em dentes permanentes e o que fazer para aumentar as chances de salvar o dente da pessoa que te faz mais feliz no mundo.

*Fotos: Wikimedia

Sobre Dra. Taila Billa

Avatar
Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Alimentos que soltam o intestino do bebê

Para fugir da prisão de ventre, que é um desconforto enorme para os pequenos, uma dica natural é priorizar os alimentos que soltam o intestino do bebê.

171 comentários

  1. Avatar

    Olá doutora, minha filha de 1 ano e 7 meses caiu e bateu a boquinha quebrou as pontinhas e afundou os dois dentinhos da frente sangra muito …fui no pronto atendimento a médica só passou dipirona…não contente liguei em uma odontopediatra e ela me disse que não tem nada a fazer além de escovar em toda refeição para não dar uma inflamação e se caso vier escurecer que era pra leva-la para tratar canal.

    o procedimento de restauração e de canal pra crianças de 1 ano tem algo para dar pra ela dormir ,pois é os dentes da frente??

    agradeço

    • Avatar

      Bom dia Mayara,

      Quando a criança é muito pequena, o profissional vai conversar com os pais antes do atendimento para explicar como ocorrerá o tratamento, pois crianças muito novas não entendem o procedimento é nem o porque estão ali.
      Nestes casos, o normal é realizar atendimento com contenção protetora para evitar que a criança se mecha e machuque.
      Essa contenção pode ser a com ajuda dos pais e auxiliares do odontopediatra ou cadeiras apropriadas.
      Existem métodos para a criança dormir, mas não são muito utilizados, se você quiser pode optar por um atendimento em âmbito hospitalar.
      Indico a leitura do post Atendimento a paciente especiais… Que inclui crianças pequenas, agitadas e que tem medo de dentistas.

      Beijos,
      Dra Taila Billa

  2. Avatar
    Cleifane cristiane

    Bom dia meu bebê tem 10 meses, ele foi levantar na cadeira e ela caiu em cima dele, deu um corte no meio dos dentinhos dele e parece que a pelinha que tem entre o lábio e a gengiva corto não sei Oque fazer tenho que levar ele no médico?

    • Avatar

      Boa tarde Cleifane,

      Pelo que entendi, seu bebê rompeu o freio labial que tem por função limitar a movimentação dos lábios, podendo interferir na mímica facial e na produção dos sons da fala, além de outras funções importantes relacionadas aos dentes e gengivas. Como ele está com 10 meses e logo vai começar a falar, pode ser que este rompimento interfira na fala.
      Neste caso, eu aconselho procurar um dentista para avaliar o caso e ver a necessidade de tratamento.

      Beijos,

      Dra Taila Billa

  3. Avatar

    Boa tarde!!! Meu filho tem 1 ano e10 meses, ele cai com a boca no chão e afastou um pouco o dente da frente, fiquei sem saber na hora, por favor mim diz se o dente dele volta normal, ou depois de 6 anos que vai cair???

    • Avatar

      Boa noite Carlos,

      Provavelmente o seu filho sofreu uma luxação com deslocamento, mas dependendo da movimentação do dente pode ser necessário fazer a contenção dos dentes afetados.
      Aconselho procurar um dentista para avaliar melhor o caso.

  4. Avatar
    simone nogueira

    ola dra boa tarde , meu filho de 4 anos bateu com a mão da menor co 1 ano e 10 meses e agora a gengiva esta sangrando e o dente parece estar mole o que devo fazer ? tem algum problema de perda ele cola novamente ?

  5. Avatar

    Boa tarde. Meu filho de dois anos caiu e quebrou a pontinha do dente. Levei-o ao dentista e ela disse que não seria necessária a restauração por ser pequena a fratura e ficar caindo sempre. Será que seria interessante tentar a restauração, uma vez que ainda vai demorar pra trocar a dentição? Caso a restauração caia ela pode quebrar mais um pedacinho do dente? Obrigada!

    • Avatar

      Boa tarde Ana Paula,

      Se foi constatada uma fratura pequena, realmente é difícil parar uma restauração, principalmente se a criança não cooperar e mastigar coisas duras com a região restaurada.
      Nestes casos (sem dor), nós possamos a região da fatura para evitar que continue quebrando e não machucar a língua.
      Se você quiser restaurar não tem problema, o que pode acontecer é a restauração descolar, sem causar maiores danos ao dente.

      Beijos,

      Dra Taila Billa

  6. Avatar

    Boa tarde. Minha filha aos 3 anos caiu e os dentinhos da frente (aquele da monica) sairam do lugar, eu os voltei imediatamente para o local certo (mas ainda sim ficou um torto). A chupeta foi usada ainda durante uns dias, porque ela ficou bem insegura de deixar as pessoas verem os dentes, como o passar do tempo um dos dentinhos afetados ficou preto mas a dentista falou que não havia problemas, eles amoleceram e tiveram todo processo de troca normal, mas agora os dois dentinhos tem manchas brancas. Isso pode ser devido a queda? O que devo fazer? Clareamento? Espero ela ficar maior? (Ela tem 7 anos hoje) Agradeço a atenção, e seu artigo ficou ótimo.

    • Avatar

      Bom dia Priscila,

      Como a raiz do dente de leite está próxima da coroa do dente permanente, um trauma pode afetá-lo.
      Você comentou que os dentes de leite saíram da posição, mas dependento do movimento tanto do dente, quanto o realizado para reposicionar o deciduo, a raiz destes dentes podem ter entrado em contato com o permanente que estava em formação, afetando seu desenvolvimento.
      Como a mancha é branca, acredito que possa ser fluorose, devido a ingestão de flúor durante a fase de desenvolvimento dos dentes, mas somente uma avaliação clínica poderia dar o diagnóstico.
      Quanto ao clareamento, ele ajuda a disfarçar manchas brancas, mas sua filha ainda é muito nova para realizar este tipo de procedimento, pois como ela ainda está no começo da fase de trocar os dentinhos, você iria clarear irregularmente os dentes, deixando os que já nasceram brancos e os que irão nascer amarelados.
      Normalmente o clareamento é indicado após os 14 ou 15 anos, quando todos os dentes estão presentes na boca e com raízes completamente formadas.
      Obrigada pelo elogio!

      Beijos,
      Dra Taila Billa

  7. Avatar

    Bom dia Dr meu filho de 2 anos e 5 meses caiu da cama e o dente alem de entra virou o que devo fazer ,fui.no pronto atendimento ele passou dipirona e falou p aguarda ,não contente fui ao dentista ele fez um rx falou que virou mas Tavares tudo bem ,p fazer um acompanhamento,mas ficou muito feio ,devo fazer

    • Avatar

      Boa tarde Sandra,

      Traumatismos na região bucal ficam feios mesmo, além de sangrar muito.
      Como você já levou seu filho no dentista, fique tranquila, ele provavelmente já fez todos os exames necessários para dar o diagnóstico.
      Quanto ao posicionamento do dente, ele tende a voltar sozinho, mas o inchado e as lesões de mucosa demoram um pouco para melhorar.
      Beijos,
      Dra Taila Billa

  8. Avatar

    Olá, meu filho tem 06 anos, quando os dentes de leite nasceram, não foram os primeiros em cima, mas os de baixo, e tmb não foram os bem do meios, foram os dos lado da presa, mas disseram que era normal, e acabou nascendo todos perfeitamente. Quando ele tinha dois anos bateu a boca e quebrou um Dentinho de cima, diz o raio x e disseram que estava tudo bem. Mas agora um dente dele embaixo foi o primeiro a cair, e o que está nascendo tem uma capa amarela, como se fosse uma pintura, na frente do dente, reparei que os dois molares permanentes tem manchas amareladas também, agora estou desesperada pq não sei o que pode ser, se tem relação com o trauma quando quebrou o dente já que ele quebrou o de cima, ou se é alguma doença, tenho consulta amanhã as 14:00hrs. Mas estou mto ansiosa.

    • Avatar

      Bom dia Minéia,

      Os dentes permanentes possuem uma coloração mais amarelada que os dentes de leite, porem se forem manchados pode ser por medicação (tetraciclina é a mais comum), trauma ou até mesmo uma anomalia durante a formação dos dentinhos que afeta a estética.
      O melhor é aguardar a consulta para que o dentista possa avaliar o caso e indicar o tratamento.

      Beijos,
      Dra Taila Billa

  9. Avatar

    Olá meu menino bateu a boca no balanço da escola,inchou um pouco os labios,mas na gengiva superior descolou aquela pele entre a gengiva e a mucosa,sera que cola novamente?O que devo fazer???

    • Avatar

      Bom dia Nany,

      Pela sua explicação, essa pele provavelmente é o freio labial.
      Dependendo do tamanho do rompimento, pode ser necessário dar uns pontinhos, até mesmo para diminuir a dor na hora da alimentação.
      Procure um dentista para uma avaliação detalhada.
      Melhoras para o seu filhote!

      Beijos,
      Dra Taila Billa

  10. Avatar

    Bom dia dra, minha filhinha de 1 ano bateu a boca numa cadeira, e o dente dela entrou na gengiva, como se ela não tivesse o dente, fui no dentista e ele disse que o dente dela iria sair novamente, gostaria de saber sua opinião sobre o que pode ter acontecido. Desde já grato.

    • Avatar

      Bom dia Walquiria,

      O caso da sua filha é uma provável Intrusão, ou seja, quando o dente entra na gengiva, devemos procurar ajuda o quanto antes, pois a raiz do dente de leite pode afetar o permanente que está logo acima dele. Com relação ao posicionamento do dente, na dentição decídua é comum o dente voltar sozinho para sua posição.

      Beijos,

      Dra Taila Billa

  11. Avatar

    Bom dia Dra Taila!
    Minha bebê de 1 ano bateu a boca e rompeu a gengiva da parte superior, fazendo com que o dente que ainda não havia nascido, ficar aparente, ou seja, saiu uma parte da gengiva e o dente ficou exposto! O que devo fazer?

    • Avatar

      Bom dia Cláudia,

      Se o dente ficou exposto é sinal que ele já estava nascendo, mas o que me preocupa é o trauma pode ter afetado este dentinho.
      Recomendo visitar um dentista para avaliar o caso e verificar um possível trauma a estutura deste dente.

      Beijos,
      Dra. Taila Billa

  12. Avatar

    Olá.a minha filha de 5 anos sofreu uma queda no infantário. Ficou com os 2 Dentinho da frente a abanar um pouco. Ela nem consegue comer porque lhe dói logo.sera que os dentes se vão fortalecer de novo e fixarem de novo.? Não suporto ver ela assim sofrendo. Me ajuda

  13. Avatar
    Marisa Pereira

    Bom dia, há uns dias meu filho caiu na escola, aparentemente não houve nada grave alem de um galo na testa, agora o dentinho de leite (bem o da frente) está ficando roxinho, cada dia mais!
    Levei ao dentista da familia, ele fez raio X e disse que de fato o dente morreu, que era pra procurar por um odontopediatra para fazer o canal. Pois feito, levei, ela disse que não precisaria fazer, só se caso aparecesse uma fístula. Que não faria um canal em uma criança de 3 anos apenas por estética, por ser um procedimento dolorido e demorado… Agora não sei o que fazer, pois nosso dentista disse que precisa fazer o canal, pra evitar inflamações e para que não atrapalhe a vinda do dente permanente, a outra disse que só precisa fazer caso inflame.
    Estou totalmente desesperada, a cada dia que passa está escurecendo mais, ele não reclama de dor, mas fico preocupada demais.
    Gostaria de saber também de há possibilidade de clarear este dente, pois ainda irá demorar a cair, e querendo ou não as pessoas que não tem conhecimento do que houve, olham e reparam, tipo: nossaaaaaaaaa, desse tamanho já com dente da frente preto :O
    To ficando chateada por não poder fazer nada .

    Me dê um helppp doutora

    • Avatar

      Boa tarde Marisa,

      Entendo o lado de cada dentista que avaliou seu filho.
      Um acredita que o tratamento endodôntico resolveria a estética e algum problema futuro, e a outra acredita que por não apresentar sintomatologia dolorosa e ser um trauma e não uma infecção (cárie) é desnecessário abrir um dente integro e contaminar seu interior.
      Concordo com os 2 dentistas, porém se fosse meu filho eu trataria o canal, porque além de evitar que o dentinho escureça mais, este procedimento é mais simples em dente de leite do que em dente permanente, o material utilizado é reabsorvido junto com a raiz quando o dente fica molinho e o tempo da consulta é longo para uma criança, mas tudo pode ser contornado se o dentista fizer um bom preparo psicológico antes do atendimento.
      Na sociedade em que vivemos a estética é fundamental e não sabemos se isso poderá ou não afetar a auto estima da criança.
      Quanto ao clareamento, este procedimento existe mas não é aconselhado para crianças, e tenho receios de recomendar até para adultos, pois deve ser feito com todo cuidado do mundo e se houver complicação pode resultar na perda do dente.

      Espero ter ajudado!

      Beijos,
      Dra. Taila Billa

  14. Avatar

    Boa tarde Fabíola,

    Neste caso, seria interessante fazer a radiografia pra ver se existe mais algum trauma.
    O escurecimento ocorre devido ao sangramento interno do dente quando o trauma é forte e pode ser sinal de que o dentinho morreu, sendo necessário fazer o tratamento de canal, mas poucos são os casos de dentes que voltam a cor normal.
    O acompanhamento é fundamental a longo prazo, principalmente para avaliar a necessidade do tratamento de canal.

    Beijos,

    Dra Taila Billa

  15. Avatar
    Fabiola Monteiro

    Boa tarde!Ha mais ou menos 15 dias atrás minha filha de 03 anos correndo pela casa bateu a boca na parede…Na hora ela chorou bastante,machucou os lábios e a gengiva na parte dos dois dentinhos da frente ficou inchada…como se os dentinhos tivessem forçados pra dentro.Agora percebi que estao escurecendo….Levei na dentista e ela disse que vai acompanhar mas nao pediu nenhum raio x…Ela pode perder os dentinhos?E os dentinhos dela podem voltar a cor natural? Se puder me responder ficarei muito grata.Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *