Home / Colunistas / Dra. Taila Billa / Meu filho não gosta de escovar os dentes

Meu filho não gosta de escovar os dentes

Quanto antes os pais introduzirem o hábito da higiene bucal, mais fácil será para ensinar a criança a escovar os dentes, pois sabemos que esta é uma tarefa difícil que exige muita paciência e criatividade.

Antes de mais nada, procure conversar com seu filho e descubra porque ele não gosta de escovar os dentes, uma conversinha pode resolver muitos problemas, mas se isto não resolveu, neste post vou dar algumas dicas para que os papais possam estimular este hábito na criançada, fazendo com que este momento deixe de ser um bicho de sete cabeças e passe a ser um momento em família e divertido.

Foto: Reprodução healthdecide.orcahealth.com
Foto: Reprodução healthdecide.orcahealth.com

1 – Ambiente adequado

Primeiro de tudo, devemos ficar atentos ao ambiente, mas o que fazer quando a criança quiser alcançar o espelho e a pia? Coloque um banco estável (com um responsável sempre por perto), segure a criança no colo, ou até mesmo use um copinho com água, e isso vale para os pais também, quanto mais próximo das atitudes dos pais, mais a criança vai ser estimulada.

2 – Pulso firme 

É necessário um pouquinho de insistência, mas isso não quer dizer irritação ou voz alta. Abaixar para ficar na altura da criança, explicar com carinho o porque da escovação e seus benefícios (gostinho gostoso, dentes branquinhos e saudáveis, tirar os bichinhos que querem comer os dentes). A escovação não é uma opção.

3 – Dar o exemplo

Escove os seus dentes com todo cuidado e mostre que é divertido, as crianças se espelham nos pais. Porque usar fio dental se os meus pais não usam?

4 – Família reunida

Procure escovar os dentes junto com seus filhos, vale até você escovar os dentes da criança, e ela escovar os seus, como numa brincadeira.

5 – Momento divertido

Hoje existem diversas músicas, livros e aplicativos para ajudar na hora da escovação dos dentes, mas que tal entrar no clima e criar uma historinha com super-heróis, princesas e fadas para salvar os dentinhos? Tem casos que os pais até compram fantasias e incorporam personagens para atrair a atenção da criançada.

6 – Evite o medo

Não ameace a tirar um brinquedo se a criança não escovar os dentes, nem ameace levar a criança ao dentista para tomar injeção ou usar aquele motorzinho de tortura. Esta atitude pode prejudicar as consultas odontológicas, criando uma imagem de dentista mau, sendo que ele está ali para ajudar e deixar o sorriso mais bonito e saudável.

7 – Rotina

Ter o hábito de escovar os dentes após as refeições desde cedo faz com que a criança assimile a rotina do dia a dia, até chegar o dia em que a criança estará indo ao banheiro sem você mandar.

8 – Estímulos

Algumas crianças gostam de se sentir independentes e o que pode ajudar é deixá-la escolher a pasta e a escova de dente, mas nem sempre as escolhidas são adequadas e as crianças mordem as cerdas, portanto lembre-se de comprar uma extra macia de acordo com a idade do seu filho para que você possa escovar os dentinhos dele. Deixe seu filho começar escovando os dentinhos, mas finalize dando aquela caprichada, pois isso faz com que ele vá desenvolvendo a coordenação motora.

Lembre-se de elogiar quando seu filho deixar escovar os dentinhos, ainda mais quando ele escovar sozinho.

Você tem alguma dica ou truque? Compartilhe com a gente e deixe seu comentário. Vamos adorar!

Sobre Dra. Taila Billa

Dra. Taila Billa é dentista especialista em ortodontia com aperfeiçoamento em cirurgia bucal. Atende em consultório próprio na cidade de Taubaté - SP. Contato: (12) 3026-8789.

Veja também

Visão Do Bebê: Entenda os mistérios e cuidados

A visão do bebê é algo que desperta muitas dúvidas nos pais, principalmente para os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.