Home / Filhos / Educação e comportamento / Qual o melhor lugar para instalar a cadeirinha no carro?

Qual o melhor lugar para instalar a cadeirinha no carro?

Você já comprou ou já sabe qual a cadeirinha adequada para seu filho e agora é hora de instalar no carro, mas qual o melhor lugar para instalar a cadeirinha no carro?

bebe cadeirinha carro (570x406)Sem dúvidas o melhor local para a instalação da cadeirinha do carro é no banco traseiro e no assento do meio. Esta posição protege melhor de colisões laterais promovendo mais segurança para a criança.

Porém nem sempre é possível instalar porque alguns automóveis não possuem cinto de 3 pontos para esta posição. Neste caso o segundo melhor lugar para instalar a cadeirinha é no banco traseiro atrás do motorista, onde há menor risco de colisão lateral do que no lado do carona. Esta posição exige cuidado redobrado na hora de tirar o bebê quando você estacionar o carro na rua, pois a porta ficará do lado da rua e não no da calçada.

Se você possui mais de um ocupante no banco traseiro do veículo, reserve o assento do meio para a criança mais nova.

Alguns veículos importados possuem o sistema LATCH, próprio para a instalação de cadeirinhas, porém como no Brasil esse sistema não é obrigatório os carros nacionais não disponibilizam, além das cadeirinhas nacionais também não estarem, em sua grande maioria, preparadas para esta instalação. Se o seu veículo possui este sistema, procure por cadeirinhas compatíveis que, além de facilitar na hora da instalação, promovem ainda mais segurança à criança.

Além da cadeirinha bem posicionada e instalada corretamente conforme manual do fabricante, é extremamente importante que a criança também esteja presa corretamente. Ajuste o cinto da cadeirinha para que fique confortável e adequado ao corpo da criança com uma folga de 1 dedo, ou seja, o cinto fica justo para que, em caso de colisão, o corpo da criança não seja projetado para frente passando pelo vão dos cintos.

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Como está a polêmica da Data de Corte no Estado do Pernambuco?

Meus leitores que aqui acompanham a minha coluna sabem que tenho acompanhado constantemente as Resoluções, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.