Home / Filhos / Saúde / Tomar friagem causa gripe ou resfriado?

Tomar friagem causa gripe ou resfriado?

Com certeza você já ouviu seus pais ou avós falarem para agasalhar bem as crianças porquê tomar friagem causa gripe ou resfriado, mas você sabia que isso é um mito?

Antigamente acreditavam realmente que o frio poderia causar essas doenças, mas hoje sabemos que só há gripe ou resfriado quando se tem contato com o vírus. A prova disso é que existe vida humana em regiões frias ou até congeladas, como é o caso dos esquimós.

Para que não haja mais dúvidas, respondemos abaixo às principais perguntas sobre esse tema:

gripe resfriado bebe by www parkwayhealth cn

Foto: Reprodução www.parkwayhealth.cn

Por que no inverno as pessoas ficam mais gripadas ou resfriadas?

Apesar do frio não ser o causador dessas doenças, nas épocas as pessoas frequentam mais lugares fechados. Além disso também deixamos portas e janelas fechadas, o que diminui a troca de ar do ambiente, aumentando as chances de contágio.

As secreções das mucosas do aparelho respiratório possuem anticorpos que ajudam a proteger o organismo. Outro fator complicador é que a geralmente as estações mais frias também são mais secas, provocando ressecamento das mucosas do aparelho respiratório, deixando-o mais suscetível a infecções.

Por que o nariz escorre quando tomo friagem?

Algumas pessoas sofrem de hipersensibilidade ao frio quando se expõem à temperaturas mais baixas de uma hora para outra, o que pode causar coriza e espirros. Muitas vezes confundida com um começo de resfriado ou gripe, esse quadro é considerado simplesmente alérgico.

Tomar água gelada, picolé, sorvete ou outra bebida fria pode causar dor de garganta?

Se a pessoa já estiver com uma infecção, a ingestão de alimentos ou líquidos gelados pode causar mais irritação. Porém em casos de inflamações – como as causadas por cirurgias amídalas ou extração de dente siso – ingerir líquidos ou alimentos gelados ajuda no alívio da dor.

Tomar friagem quando já está gripado ou resfriado pode piorar o quadro?

Na verdade não existe nenhuma comprovação científica para validar essa informação. Existe somente estudos de casos que sugerem que ao submeter um indivíduo com o vírus da gripe ou resfriado – mas que ainda não manifestou sintomas porque seu corpo sistema imunológico está combatendo o vírus – a uma temperatura mais baixa, ocorre a vasoconstrição – que diminui o fluxo sanguíneo – e que pode dificultar que os anticorpos combatam as infeções, fazendo com que o indivíduo comece a apresentar os sintomas da gripe.

Outro grupo tenta comprovar exatamente o contrário, que a exposição a temperaturas mais baixas ou mais altas pode ativar o sistema imunológico e auxiliar no combate à infecções.

Você também vai gostar de ler:

Gripe na gravidez
Como tratar resfriado e gripe na gravidez
Gripe e resfriado em bebês e crianças – como evitar e cuidados
Veja como prevenir seu bebê das doenças mais comuns do inverno

 

Sobre Almanaque dos pais

Conteúdo produzido pela equipe do Almanaque dos pais.

Veja também

Câimbra na gravidez: o que fazer e como evitar

Saiba o que pode causar câimbra na gravidez, o que fazer quando elas ocorrem e como evitar esse incômodo comum no 2º e 3º trimestre de gestação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione a opção desejada para ser notificado sempre que um novo comentário for publicado ou quando houver uma resposta para seu comentário.