Com certeza você já ouviu seus pais ou avós falarem para agasalhar bem as crianças porquê tomar friagem causa gripe ou resfriado, mas você sabia que isso é um mito?
Antigamente acreditavam realmente que o frio poderia causar essas doenças, mas hoje sabemos que só há gripe ou resfriado quando se tem contato com o vírus. A prova disso é que existe vida humana em regiões frias ou até congeladas, como é o caso dos esquimós.
Para que não haja mais dúvidas, respondemos abaixo às principais perguntas sobre esse tema:
Foto: Reprodução www.parkwayhealth.cn
Por que no inverno as pessoas ficam mais gripadas ou resfriadas?
Apesar do frio não ser o causador dessas doenças, nas épocas as pessoas frequentam mais lugares fechados. Além disso também deixamos portas e janelas fechadas, o que diminui a troca de ar do ambiente, aumentando as chances de contágio.
As secreções das mucosas do aparelho respiratório possuem anticorpos que ajudam a proteger o organismo. Outro fator complicador é que a geralmente as estações mais frias também são mais secas, provocando ressecamento das mucosas do aparelho respiratório, deixando-o mais suscetível a infecções.
Por que o nariz escorre quando tomo friagem?
Algumas pessoas sofrem de hipersensibilidade ao frio quando se expõem à temperaturas mais baixas de uma hora para outra, o que pode causar coriza e espirros. Muitas vezes confundida com um começo de resfriado ou gripe, esse quadro é considerado simplesmente alérgico.
Tomar água gelada, picolé, sorvete ou outra bebida fria pode causar dor de garganta?
Se a pessoa já estiver com uma infecção, a ingestão de alimentos ou líquidos gelados pode causar mais irritação. Porém em casos de inflamações – como as causadas por cirurgias amídalas ou extração de dente siso – ingerir líquidos ou alimentos gelados ajuda no alívio da dor.
Tomar friagem quando já está gripado ou resfriado pode piorar o quadro?
Na verdade não existe nenhuma comprovação científica para validar essa informação. Existe somente estudos de casos que sugerem que ao submeter um indivíduo com o vírus da gripe ou resfriado – mas que ainda não manifestou sintomas porque seu corpo sistema imunológico está combatendo o vírus – a uma temperatura mais baixa, ocorre a vasoconstrição – que diminui o fluxo sanguíneo – e que pode dificultar que os anticorpos combatam as infeções, fazendo com que o indivíduo comece a apresentar os sintomas da gripe.
Outro grupo tenta comprovar exatamente o contrário, que a exposição a temperaturas mais baixas ou mais altas pode ativar o sistema imunológico e auxiliar no combate à infecções.
Você também vai gostar de ler:
Gripe na gravidez
Como tratar resfriado e gripe na gravidez
Gripe e resfriado em bebês e crianças – como evitar e cuidados
Veja como prevenir seu bebê das doenças mais comuns do inverno